Aborto Elétrico

Foi uma banda brasileira de rock. Em meados de 1978 em Brasília, no início do processo de abertura política, Felipe Lemos com 16 anos, voltara de uma estadia na Inglaterra com os pais para morar num conjunto de quatro prédios, apelidado de Prédios da Colina. No mesmo ano Renato Russo conheceu André Pretorius, que andava na cidade vestido de punk. Pretorius e haviam combinado de montar uma banda com André Muller, que estava morando na Inglaterra. Mas Renato formou a banda com na bateria e Pretorius na guitarra. A primeira música composta foi "I Want To Be A Junkie", de autoria de Renato Russo e começou a compor o repertório do grupo logo depois. Os ensaios do Aborto Elétrico aconteciam na própria Colina e o primeiro show foi em 11 de janeiro de 1980, no Centro Comercial Gilberto Salomão, em um barzinho Só Cana.

 

Foi o primeiro e único show do Aborto Elétrico com Pretorius, que logo depois do show foi para a África do Sul servir ao exército de lá. Flávio Lemos, irmão do , assumiu o baixo na banda e Renato assumiu a guitarra. Os ensaios aconteciam na nova casa de e Flávio no Lago Norte. Ainda em 1980, Pretorius voltou para umas férias em Brasília e participou dos ensaios para a criação de "Música Urbana", "Que País É Este", "Veraneio Vascaína", "Conexão Amazônica" e "Baader-Meinhof Blues". O auge do Aborto Elétrico aconteceu em 1981. Foram vários shows com outras novas bandas de Brasília. No meio do ano, Ico Ouro Preto assumiu a guitarra e Renato passou a se ocupar apenas dos vocais. O grupo estava em plena atividade nas festinhas, nos colégios, e em festas de aniversário. No mesmo ano começa o declínio da banda. Aconteceram várias brigas entre Fê Lemos e Renato. Em março de 1982 foi decretado o fim do Aborto Elétrico. O Grupo terminou em uma briga e com a saída de Renato Russo por causa da música "Química”. Mesmo sem Renato,tentou manter a banda.

 

Como numa despedida oficial, chamou Renato para uma última apresentação com o grupo. Renato foi e o Aborto Elétrico fez a sua ultima apresentação. Seis meses depois do fim da banda, Fê Lemos e Flávio Lemos juntamente com Dinho Ouro Preto, formam a banda Capital Inicial. Após a separação da banda, Renato Russo decide tocar sozinho, fazendo shows acompanhado de um violão de 12 cordas, intitulando-se O Trovador Solitário. Nesse mesmo ano Renato formou a Legião Urbana juntamente com Marcelo Bonfá, Paulo Paulista e Eduardo Paraná. Em 1988, André Pretorius morreu de overdose de drogas na Alemanha. Em 2005, o Capital Inicial lançou o álbum, MTV Especial: Aborto Elétrico, com dezoito canções do repertório da banda.

 Rockdigital