Alanis Morissette

Alanis Nadine Morissette, nasceu em Ottawa no Canadá no dia 1 de junho de 1974. É uma cantora, compositora, produtora, atriz e escritora. Durante 1986, ela participou regularmente de um programa infantil de TV na Nickelodeon, You Can't Do That on Television. Alanis assinou um contrato com a gravadora MCA Records, que lançou seu primeiro álbum, Alanis, apenas no Canadá, em 1991. Este álbum, no estilo dance-pop, ganhou um disco de platina no Canadá. Durante o mesmo período, ela fazia a abertura de shows para o rapper Vanilla Ice. Alanis foi nomeada a três Juno Awards. Em 1992, foi lançado seu segundo álbum, Now Is the Time. O álbum teve menos vendas que o primeiro e foi considerado um fracasso comercial pela gravadora. Alanis se mudou para Los Angeles. Em Los Angeles, Alanis conheceu Glen Ballard, e ambos compuseram uma música chamada "The Bottom Line", gravada na época, porém apenas divulgada em 2015. Guy Oseary, que trabalhava na Maverick Records, soube de Alanis através de uma fita demo. Jagged Little Pill, seu primeiro álbum internacional, foi lançado no dia 13 de Junho de 1995. O álbum foi o primeiro trabalho de estreia de uma cantora com apenas 21 anos de idade a atingir a marca de mais de 33 milhões de cópias vendidas, sendo este um dos 15 álbuns mais vendidos na história da música de todos os tempos. 

 

Após o grande sucesso do álbum, Alanis ficou assusta com a fama, falta de privacidade. Em crise existencial e em dúvida se seguiria com a carreira de artista, no ano de 1997 Alanis viajou para a Índia. Alanis voltou aos Estados Unidos ainda em dúvida sobre se seguiria com um novo álbum e com a carreira. Em 1998 Alanis gravou a música "Uninvited" para a trilha sonora do filme Cidade dos Anjos. Alanis lançou o álbum Supposed Former Infatuation Junkie, que foi lançado internacionalmente no dia 3 de novembro de 1998. Em 1999, gravou Alanis MTV Unplugged. Com esse lançamento, a cantora entrou novamente na lista dos mais vendidos em todo mundo. O álbum, Under Rug Swept foi lançado no dia 26 de Fevereiro de 2002 e foi o primeiro no qual Alanis participou da produção.O disco lançou hits como "Hands Clean" e "Precious Illusions", e ainda a música "Utopia", lançada gratuitamente pela internet após os ataques de 11 de Setembro em 2001. Em Maio de 2004, Alanis lança o álbum So-Called Chaos. No dia 13 de junho de 2005, o álbum Jagged Little Pill completou 10 anos de lançamento, e Alanis aproveitou a data comemorativa para gravar Jagged Little Pill Acoustic. No dia 15 de novembro de 2005 Alanis fez um compilação dos grandes sucessos de sua carreira com a coletânea Alanis Morissette: The Collection

O álbum Flavors of Entanglement foi lançado em 2008. O álbum ganhou o Juno Awards de "Melhor Álbum Pop" do Ano de 2009 no Canadá. Alanis iniciou a sua própria turnê, Flavors of Entanglement Tour, na Europa na primeira metade de 2008, foi para a América do Norte no mês de Setembro de 2008 e, no início de 2009, chegou a 11 cidades brasileiras e alguns países da América Latina. Terminada a promoção do álbum e da turnê, Alanis rompeu contrato com a gravadora Maverick Records, junto à qual vinha lançando seus álbuns desde 1995. Cerca de dois anos depois, Alanis assinou contrato com a Collective Sounds, associada à Sony Music. Em 2012, foi lançado, Havoc and Bright Lights, seu oitavo álbum de estúdio. No final de 2012 Alanis também lançou dois DVDs ao vivo, Alanis Morissette: Live at Montreux 2012 e Havoc and Bright Lights DVD: Live in Berlin 2012. No dia 21 de agosto de 2012, Alanis Morissette foi introduzida na Calçada do Rock do Centro Histórico da Guitarra, em Hollywood, Estados Unidos. No dia 15 de março de 2015, na 44ª cerimônia de entrega do Juno Awards, Alanis foi introduzida no Hall da Fama da Música Canadense. No dia 30 de outubro de 2015 foi lançado o álbum Jagged Little Pill: 20th Anniversary Collector's Edition. Em 2016, Alanis Morissette se tornou colunista do jornal The Guardian. O seu nono álbum, Such Pretty Forks in the Road, foi lançado em 31 de julho de 2020. É o primeiro álbum de estúdio de Morissette em oito anos.

 Rockdigital