Allan Freed

 

Albert James Freed nasceu em Johnstown,  Pensilvânia no dia 15 de Dezembro de 1921. Também conhecido como "Moondog", foi um disk-jockey norte-americano, reconhecido como o criador do termo "Rock'n roll" . Em 1951, o disc-jockey Alan Freed criou o termo rock‘n’roll, antes utilizado para referir-se ao ato sexual em letras. Freed teve um importante papel por atrair jovens brancos para a música feita pelos negros, lançando nomes em seus programas de rádio e posteriormente com a promoção de shows ao vivo.

 

Esses shows, chamados de “Rock‘n Roll Jamboree” foram os primeiros a reunir num mesmo auditório, plateias misturadas de jovens negros e brancos, assim como no palco, onde o que e era a música apresentada e não a cor dos artistas. Alan Freed é preso por um suposto envolvimento no pagamento de propinas para execução de músicas no rádio (o conhecido e frequente jabá), cujo escândalo ficou conhecido como "Payola".

 

Com o estouro do escândalo Payola em todos os jornais, a revista Billboard lança um artigo supostamente sério sobre o incidente, onde se diz que os executivos da indústria fonográfica já não conseguem avaliar os efeitos da transação. Alan Freed morreu em 20 de janeiro de 1965, no hospital de Palm Springs, na miséria.

 Rockdigital