andrematos.jpg
Andre Matos

Andre Coelho Matos nasceu em São Paulo no dia 14 de setembro de 1971. Foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro. Andre começou seus estudos musicais ainda na infância aos sete anos de idade com aulas de piano e ingressou em sua primeira banda, o Viper, aos 13 anos nos vocais. Com o Viper, ele gravou a demo The Killera Sword em 1985 e os álbuns, Soldiers of Sunrise, lançado em 1987, e o segundo álbum, Theatre of Fate, em 1989. A banda teve um reconhecimento internacional, principalmente no Japão e na Europa e que resultou no lançamentos dos 2 álbuns no Japão. Após o lançamento do segundo álbum, Andre decidiu deixar o Viper, pois não conseguiria conciliar a banda com seus estudos na faculdade, ocorrendo a separação da banda. Andre Matos ingressou na Faculdade de Artes Santa Marcelina e no último ano transferiu-se para a Faculdade de Artes Alcântara Machado, graduando-se como bacharel em Regência Orquestral e Composição Musical. Ele também estudou durante sete anos canto lírico junto ao professor de técnica e interpretação vocais Francisco Campos, professor titular da Universidade de São Paulo. Enquanto esteve na faculdade, Andre Matos conheceu Rafael Bittencourt, e juntos formaram a banda Angra onde pudessem mesclar o heavy metal com a música erudita. Com o Angra, ele desenvolveu uma carreira ao longo de nove anos com turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e América Latina e que o deram projeção mundial, consagrando Andre Matos como um dos principais vocalistas do chamado power metal. Com o Angra, Andre gravou a demo tape Reaching Horizons em 1992, e o primeiro álbum da banda, Angels Cry em 1993, com o single "Carry On".

 

No começo de 2000, Andre decide deixar o Angra devido a problemas com o empresário da banda. O baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori também deixam a banda juntamente com Andre e formam a banda Shaman, que posteriormente mudou o nome para Shaaman e hoje em dia voltou a ser chamada Shaman. Ainda nos primeiros anos do Shaman, Andre fez participações especiais nos dois primeiros álbuns da banda Avantasia em 2001 e 2002. O seu primeiro álbum, o Ritual, foi lançado em 2002. O seu primeiro DVD, RituAlive, foi gravado no Credicard Hall. Em 2005, o Shaman lançou o álbum, Reason, que resultou em mais uma turnê mundial. Nesse período, Andre também desenvolveu o projeto Virgo junto ao guitarrista e produtor alemão Sascha Paeth. Em 2006, Andre e os irmãos Hugo e Luis Mariutti decidem deixar o Shaman. Andre Matos se apresentou no festival Live 'N' Louder com um time de músicos, que o seguiu no início de sua carreira solo. O seu primeiro álbum solo, Time to Be Free, foi lançado em 2007 e sucedido por sua primeira turnê pelo Brasil, Europa e Japão com seu novo projeto. Ele participou da primeira turnê do projeto em 2008, na época em que o Avantasia estava lançando o seu terceiro álbum, The Scarecrow. O seu segundo álbum solo, Mentalize, foi lançado em 2009. No ano seguinte, ele participou do projeto Avantasia no álbum, The Wicked Symphony. Ainda em 2010, Andre Matos e o guitarrista finlandês Timo Tolkki anunciou a formação do supergrupo Symfonia, e lançou o seu primeiro álbum, In Paradisum, em abril de 2011, e saindo em turnê mundial no segundo semestre de 2011. A banda acabou alguns meses depois, após Timo anunciar sua aposentadoria da música.

 

Em 2012 a banda Viper anunciou a turnê To Live Again Tour para comemorar os 25 anos do álbum Soldiers of Sunrise. O primeiro show aconteceu no dia 1 de julho na cidade de São Paulo, com o retorno do vocalista Andre Matos após 22 anos desde sua saída para a banda Angra. O seu terceiro álbum solo, The Turn of the Lights, foi lançado mundialmente no dia 22 de agosto de 2012. Em 8 de abril de 2015, Andre Matos completou 30 anos de carreira e anunciou uma grande turnê comemorativa. No mesmo dia, foi comemorado o aniversário de 30 anos da banda Viper no Manifesto Bar, em São Paulo. Nesse dia, foi o lançamento o CD ao vivo, Viper – Live in São Paulo, que foi gravado em julho de 2012. Em 18 de maio de 2015, aconteceu na cidade de Piedade, em São Paulo, a estreia da Tour Andre Matos 30 anos. No dia 25 de maio de 2018, sua banda Shaman anunciou a sua volta com a formação clássica em São Paulo, na casa de shows Audio. Essa reunião deu-se após milhares de pedidos e até uma campanha com a hashtag #voltashaman. Foram anunciados shows junto o Arch Enemy e Kreator. Em fevereiro de 2019, foi anunciado que a banda Shaman tocaria ao lado do Avantasia como atração especial em sua turnê pelo Brasil, o que se concretizou meses depois. Andre Matos morreu no dia 8 de junho de 2019, aos 47 anos, devido a um infarto agudo do miocárdio. Em 13 de julho de 2019, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, decretou oficialmente o dia 8 de Junho, como o Dia Municipal do Metal. Em 29 de abril de 2020, o governador do Paraná, Ratinho Júnior sanciona também o Dia do Metal no estado em homenagem ao músico.