Aretha Franklin

Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, Tennessee no dia 25 de março de 1942, foi uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul. É com o apoio de seu pai que Aretha dá seus primeiros passos dentro da indústria musical. Em 1956, a cantora grava seu primeiro álbum, Songs of Faith com canções gospel, lançado quando ela tinha apenas 14 anos. Mais tarde, decidida a ingressar na música, Aretha vai para Nova York onde grava uma demo com duas canções, a qual foi distribuída para varias gravadoras da cidade. A Motown Records, especializada em música negra, logo quis assinar com ela. Mas, Aretha optou por assinar um contrato com a Columbia Records, em 1961. Sob a tutela do lendário produtor John Hammond da Columbia, entre 1961 e 1966, Aretha lança 9 álbuns pelo selo. Aretha também gravou um álbum tributo à cantora Dinah Washignton, falecida em 1963, e uma das grandes influências em sua carreira. Em janeiro de 1967, após não renovar contrato com a Columbia depois de seis anos, Aretha migrou para a Atlantic Records, e gravou a canção "I Never Loved a Man the Way I Love You".

 

A canção foi lançada no mês seguinte e tornou-se número 1 nas paradas de R&B, enquanto também atingiu a nona posição na Billboard Hot 100, dando a Aretha seu primeiro sucesso Pop. Em abril, a Atlantic lançou a versão de Aretha da canção "Respect", que atingiu a primeira posição tanto nas paradas de R&B quando de música Pop. Tempos depois, a canção ganhou uma nova interpretação e tornou-se símbolo dos direitos civis e do Feminismo. Em 1980, Aretha assinou contrato com a Arista Records, e no mesmo ano realizou uma performance no Royal Albert Hall na presença da Rainha Elizabeth II. O primeiro álbum de Franklin pela Arista, chamado Aretha, foi lançado ainda em 1980 e emplacou duas canções na Billboard, "United Together" e "I Can't Turn You Loose". Em 1981, o álbum Love All the Hurt Away incluiu um aclamado dueto com George Benson na faixa-título e uma regravação de "Hold On, I'm Comin", de Sam & Dave. Aretha retornou à disputa pelas primeiras colocações nas paradas com o álbum Jump to It de 1982, cuja faixa-título figurou entre os 40 Singles Pop durante seis anos. Em 1985, desejando um som mais jovem, Aretha lançou um estilo diferente no álbum, Who's Zoomin' Who.

 

No ano seguinte, o álbum de Aretha alcançou o sucesso com os singles "Jumpin' Jack Flash" e "I Knew You Were Waiting For Me", sendo este último seu dueto mais conhecido no exterior com George Michael. Em 1987, tornou-se a primeira artista feminina a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame. Franklin recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1979 e em 1991, foi premiada com o Grammy Legend Award por sua contribuição para a música. Em 1998, Franklin retornou ao Top 40 com o lançamento de "A Rose Is Still a Rose", a faixa se tornou o título do álbum lançado em seguida. No mesmo ano, Franklin atraiu a atenção internacional por sua performance de "Nessun dorma" na cerimônia do Grammy Awards, quando substituiu o tenor italiano Luciano Pavarotti. Em 2004, Franklin anunciou sua saída da Arista Records após 20 anos de contrato. Aretha foi diagnosticada com câncer em 2010. O seu trigésimo oitavo álbum, Aretha Franklin Sings the Great Diva Classics, foi lançado em 17 de outubro de 2014. Esta é a primeira gravação de Aretha para RCA Records. No dia 16 de agosto de 2018, Aretha Franklin morreu aos 76 anos, a causa da morte foi câncer de pâncreas em estágio avançado. 

 Rockdigital