Beggars Opera

Foi uma banda de rock progressivo escocesa. A banda foi formada em Glasgow, na Escócia em 1969, pelo guitarrista Ricky Gardiner, o vocalista Martin Griffiths e o baixista Marshall Erskine. Depois de trabalharem juntos na construção de partes da auto-estrada M40 perto de Beaconsfield, os rapazes voltaram a Glasgow para procurar um organista e um baterista para completar a banda. O organista Alan Park estava em uma residência em Locarno Ballroom quando foi abordado pela banda, e o baterista Raymond Wilson fez um teste depois de responder ao anúncio de jornal da banda. Virginia Scott, que estudava piano na Itália, foi convidada para se juntar à banda como compositora em 1970. Após um período intensivo de ensaio, eles passaram a se apresentar no pub Burns Howff, na West Regent Street, no centro de Glasgow. As turnês pela Europa se seguiram e a banda encontrou sucesso na Alemanha, aparecendo no lendário Beat-Club da TV alemã, depois no First British Rock Meeting, em Speyer, em setembro de 1971.

 

A Vertigo Records, uma gravadora de rock progressivo, ofereceu ao Beggars Opera um contrato em 1970, pouco menos de um ano após a formação da banda. O seu primeiro álbum, Act One, foi lançada em 1970, e logo em seguida, o seu primeiro single, "Sarabande" alcançou as paradas em vários países europeus. O seu segundo álbum, Waters of Change, foi lançado em 1971, com Virginia Scott no melotron e com o novo baixista Gordon Sellar. O single "Time Machine" daquele álbum foi um sucesso na Alemanha, onde a banda fez uma turnê extensiva. A banda se apresentou no Great British Rock Meeting na Speyer Alemanha em agosto de 1971, e fizeram uma performance na TV no programa Beat Club Bremen. Erskine deixou a banda. O seu terceiro álbum, Pathfinder, foi lançado em 1972. O vocalista Martin Griffiths saiu da banda e foi substituído por Pete Scott.

 

Linnie Paterson da banda escocesa, Writing on the Wall, foi rapidamente contratado e terminou a gravação do quarto álbum, Get Your Dog Off Me!, lançado no mesmo ano. Pete Scott tocou ao vivo com a banda até 1974 e saiu, reduzindo a banda a um trio com Gardiner, Park e Sellar. Ricky Gardiner foi abordado pela Jupiter Records da Alemanha com uma nova versão da banda e gravou o quinto álbum, Sagittary, lançado em 1974, com Ricky Gardiner, Pete Scott, Virginia Scott e o baterista Mike Travis. O seu sexto álbum, Beggars Can't Be Choosers, foi lançado em 1975. Mike Travis foi substituído por Clem Cattini. Depois cada um seguiu suas carreiras individualmente. O Beggars Opera foi novamente reformado por Gordon Sellar e o sétimo álbum, Lifeline, foi lançado em 1980 pela Vertigo Records da Alemanha. Atualmente, a banda é formada pelo guitarrista Ricky Gardiner, Virginia Scott nos teclados  e voz e o baterista Tom Gardiner. O seu décimo segundo álbum, Mrs. Calagari's Lighter, foi lançado em 2012.

 Rockdigital