Blood, Sweat & Tears
Foi uma banda americana de Rock. Os músicos Al Kooper, Bobby Colomby, Steve Katz e Jim Fielder fizeram um show como quarteto no Village Theatre, em Nova York no dia 16 de setembro de 1967. Fred Lipsius se juntou a banda um mês depois. Lipsius recrutou Dick Halligan, Randy Brecker e Jerry Weiss, que eram músicos de Jazz de Nova York. Essa formação estreou no Cafe Au Go Go, de 17 a 19 de novembro de 1967, e depois passou a tocar no The Scene na semana seguinte. A banda assinou um contrato com a Columbia Records. O seu primeiro álbum, Child Is Father to the Man, foi lançado em 21 de fevereiro de 1968. O álbum aumentou lentamente nas vendas, apesar das crescentes diferenças artísticas entre os membros fundadores, o que resultou em várias mudanças de pessoal para o próximo álbum. A banda contratou o vocalista David Clayton-Thomas. O seu segundo álbum, Blood, Sweat & Tears, foi lançado em 11 de dezembro de 1968, e alcançou o topo das paradas, ganhando o Álbum do Ano no Grammy Awards. As canções "Spinning Wheel" e "You've Made Me So Very Happy" alcançaram a segunda posição na Billboard Hot 100. A banda se apresentou no Festival de Woodstock em 1969. O seu terceiro álbum, Blood, Sweat & Tears 3, foi lançado em junho de 1970.
O seu quarto álbum, BS&T 4, foi lançado em junho de 1971. Após o lançamento do álbum, começou o declínio comercial da banda. Depois de fazer um show final no Anaheim Convention Center em 31 de dezembro de 1971, Clayton-Thomas saiu no início de janeiro de 1972 para seguir carreira solo. Ele foi substituído por Bobby Doyle e depois Jerry Fisher. O seu sétimo álbum, Mirror Image, foi lançado em julho de 1974, com a adição do vocalista e saxofonista Jerry LaCroix e o retorno do baixista original Jim Fielder. Jerry LaCroix deixou a banda, depois de tocar seu último show com eles no Wollman Rink no Central Park, em Nova York em 27 de julho de 1974. Luther Kent foi recrutado para substituir LaCroix. O seu nono álbum, More Than Ever, foi lançado em julho de 1976, com os vocais de Patti Austin. O álbum teve vendas decepcionantes, e a Columbia Records deixou a banda. Nesse momento, Bobby Colomby, o único membro original, parou de fazer turnê com a banda e Don Alias assumiu suas funções de percussão antes de sair para dar lugar a Roy McCurdy. Em 1977, a banda assinou contrato com a ABC Records. O seu décimo álbum, Brand New Day, foi lançado em novembro de 1977. O envolvimento direto de Colomby com a banda terminou após o lançamento do álbum, embora ele tenha continuado como único proprietário do nome Blood Sweat and Tears. Durante 1977, a formação continuou a mudar.
Em janeiro de 1978, a banda realizou uma turnê européia que terminou depois que o saxofonista Gregory Herbert, de 31 anos, faleceu de overdose em Amsterdã no dia 31 de janeiro de 1978. Abalado pelos acontecimentos, a banda voltou para casa e parou temporariamente. Em 1979, David Clayton-Thomas decidiu continuar o Blood, Sweat & Tears com uma formação totalmente nova. A banda assinou contrato com a MCA Records, com uma formação ligeiramente alterada. O seu décimo primeiro álbum, Nuclear Blues, foi lançado em março de 1980. Após várias mudanças na formação, a banda se desfez em 1981. Clayton-Thomas tentou reiniciar sua fracassada carreira solo em 1983. Seu gerente na época, Larry Dorr, negociou um contrato de licenciamento entre ele e Bobby Colomby em 1984 pelos direitos da turnê usando o nome da banda. Nos dias 12 e 13 de março de 1993, Al Kooper organizou dois shows no Bottom Line, em Nova York, do aniversário de prata do álbum clássico, Child Is Father to the Man, que contou com Al, Randy Brecker, Jim Fielder, Steve Katz e Fred Lipsius tocando juntos pela primeira vez em 25 anos. De 2013 a 2018, a Blood Sweat and Tears foi liderada por Bo Bice, da quarta temporada do American Idol. Em 2018, a banda decidiu substituir Bice por Tom Bowes. Em 2019, Keith Paluso, do reality show The Voice, foi escolhido como o novo vocalista.