


Blue Cheer
Foi uma banda americana de Hard Rock. A banda foi formada em 1966 com Dickie Peterson no vocal e baixo, Leigh Stephens na guitarra e Eric Albronda na baterista. Albronda foi mais tarde substituído por Paul Whaley, e o irmão de Peterson, Jerre na guitarra, Vale Hamanaka nos teclados e Jere Whiting nos vocais e gaita. A banda foi gerenciada por Allen "Gut" Terk, um ex-membro dos Hells Angels. Logo no início, foi decidido que a formação deveria adotar uma configuração de power trio depois de ver Jimi Hendrix se apresentar no Monterey Pop Festival. Hamanaka e Whiting foram convidados a sair. Jerre Peterson também saiu, deixando Dickie Peterson, Stephens e Whaley como um trio. O seu primeiro álbum, Vincebus Eruptum, foi lançado em 16 de janeiro de 1968 pela Philips Records. O single cover "Summertime Blues" de Eddie Cochran alcançou a posição 14 na Billboard Hot 100, e foi o seu único sucesso. O álbum alcançou a posição 11 na Billboard 200. No Canadá, a música alcançou a terceira posição na Parada da RPM. O seu segundo álbum, Outsideinside, foi lançado em agosto de 1968. O guitarrista Leigh Stephens foi convidado a deixar a banda após criticar o comportamento de seus companheiros de banda. Ele foi substituído por Randy Holden. O seu terceiro álbum, No álbum New! Improved!, foi lançado em março de 1969. Whaley retornou e Bruce Stephens se juntou à banda na guitarra. Mais tarde, Ralph Burns Kellogg se juntou à banda nos teclados. Paul Whaley deixou a banda e foi substituído por Norman Mayell. O seu quarto álbum, Blue Cheer, foi lançado em dezembro de 1969. Após o lançamento do álbum, Bruce Stephens deixou a banda, e foi sucedido por Gary Lee Yoder. O seu quinto álbum, The Original Human Being, foi lançado em setembro de 1970. O seu sexto álbum, Oh ! Pleasant Hope, foi lançado em abril de 1971.
O álbum não conseguiu atingir as paradas de vendas, e o Blue Cheer se separou temporariamente. Em 1974, o Blue Cheer se reformou sob o nome Peterbilt, com Dickie Peterson e seu irmão Jerre Peterson como membros fundadores e três guitarristas. O Peterbilt fez apresentações em clubes em Sacramento de 10 a 12 de janeiro. Em maio daquele ano, eles mudaram o nome de volta para Blue Cheer. A banda tocou no festival ao ar livre em San Juan Capistrano em 5 de julho. Em dezembro de 1974, o Blue Cheer tocou no festival de Natal no The Greek Theatre em Los Angeles em 22 de dezembro, e uma sequência de três noites de apresentações no The Whisky a Go Go de 23 a 25 de dezembro. Em 1975, a banda gravou o seu próximo álbum, com Dickie no baixo, Jerre e De Fuentes e Terry Rae na bateria. Mas o álbum nunca foi lançado. O seu primeiro álbum ao vivo, Live and Unreleased '68/'74, foi lançado em 1996 pela Captain Trip Records. Dickie Peterson deixou a banda em 1975, e foi suibstituído por Nick St. Nicholas no baixo e vocal. A banda tocou no Laguna Beach Winter Festival em 15 de fevereiro daquele ano. Em 1978, Dickie Peterson começou a ensaiar com o guitarrista Tony Rainier de Davis. Michael Fleck foi testado como baterista. O reformado Blue Cheer gravou um álbum que foi inicialmente inédito, mas o álbum, Blue Cheer 7, foi lançado oficial em 2012 pela ShroomAngel Records. A banda embarcou em uma turnê pelos EUA em 1978-1979 e, em seguida, retornou a um período de inatividade depois da turnê. O Blue Cheer ficou novamente inativo no início dos anos 1980. Houve outra tentativa de reunião em 1983, mas não deu certo. Em 1984, Peterson teve mais sorte quando retornou com Whaley e Rainier como Blue Cheer.
O seu sétimo álbum, The Beast Is Back, foi lançado em 1984 pela Megaforce Records. Whaley saiu novamente em 1985, e Brent Harknett assumiu a bateria, e foi sucedido por Billy Carmassi em 1987. Naquele mesmo ano, Ruben De Fuentes retorna na guitarra, e Eric Davis foi contratado na bateria. Em 1988, Andrew "Duck" MacDonald se torna o guitarrista e Dave Salce, o novo baterista. De 1989 a 1993, o Blue Cheer excursionou principalmente pela Europa. O seu primeiro álbum ao vivo, Blitzkrieg over Nuremberg, foi lançado em 1989. O álbum foi gravado durante a turnê europeia do Blue Cheer. O seu oitavo álbum de estúdio, Highlights and Lowlives, foi lançado em 1990 pela Thunderbolt Records, com Whaley retornando na bateria. Duck MacDonald foi substituído por Dieter Saller em 1990. Peterson e Whaley se mudaram para a Alemanha. O seu nono álbum de estúdio, Dinning With the Sharks, foi lançado em 1991 na Alemanha pela Nibelung Records. Em 1992, Peterson gravou o seu primeiro álbum solo, Child of the Darkness. O álbum foi lançado 5 anos depois no Japão pela Captain Trip Records. Gary Holland substituiu Whaley na bateria em 1993. Após o retorno de Peterson aos EUA em 1994, o Blue Cheer ficou inativo de 1994 a 1999. Em 1999, Peterson e Whaley se juntaram ao guitarrista MacDonald para retomar a turnê como Blue Cheer. O seu décimo álbum, What Doesn't Kill You..., foi lançado em 2007 pela Rainman Records. Dickie Peterson faleceu em 12 de outubro de 2009, na Alemanha, de câncer de próstata, aos 63 anos. Após a morte de Peterson, o guitarrista Andrew MacDonald, escreveu no site oficial da banda que o Blue Cheer acabou, e por respeito a Dickie, o Blue Cheer nunca se tornará uma banda viável em turnê novamente. O baterista Paul Whaley faleceu de insuficiência cardíaca em janeiro de 2019.