Bread

 

Foi uma banda americana de rock e folk. O baixista Robb Royer apresentou David Gates ao seu parceiro de composição, Jimmy Griffin, e o trio se uniu em 1968 na Califórnia. Depois de escolher o nome Bread no final de 1968, eles assinaram com a Elektra Records em janeiro de 1969. O seu primeiro álbum, Bread, foi lançado em setembro de 1969, e alcançou a posição 127 na Billboard 200. O baterista Jim Gordon, um músico de sessão, acompanhou a banda na gravação do álbum. Em 25 de julho de 1969, a banda apareceu em um concerto pela primeira vez, no Aquarius Theatre, em Hollywood, abrindo para o Flying Burrito Brothers. Mas quando Gordon ficou indisponível para futuras apresentações, eles contrataram Mike Botts como seu baterista permanente. O seu segundo álbum, On the Waters, foi lançado em julho de 1970 e alcançou a posição 12 na Billboard 200. Desta vez, seus esforços rapidamente estabeleceram o Bread na Billboard Hot 100 com o hit número um "Make It With You" em 1970, e foi o único single número um do Bread no Hot 100. A banda começou a fazer turnês. O seu terceiro álbum, Manna, foi lançado em março de 1971, e alcançou a posição 21 e incluiu o hit single "If" no Top 5.

 

Robb Royer, após conflitos com Gates, deixou a banda no verão de 1971 e foi substituído por Larry Knechtel. O seu terceiro álbum, Baby I'm-a Want You, foi lançado em janeiro de 1972, e foi o seu álbum mais bem sucedido, alcançando o terceiro lugar na Billboard 200. O seu quarto álbum, Guitar Man, foi lançado no mês de outubro do mesmo ano, e alcançou a posição 18 na Billboard 200. O álbum produziu três singles do Top 20, "The Guitar Man", "Sweet Surrender" e "Aubrey". Em 1973, a fadiga decorrente de constante gravações e turnês e as relações pessoais, começaram a mostrar tensas, especialmente entre Gates e Griffin. O Bread decidiu se separar após um concerto final no Salt Palace em Salt Lake City em maio de 1973. Gates e Griffin retornaram às suas carreiras solo. O álbum de compilações, Best of Bread, lançado em março de 1973, alcançou o segundo lugar na Billboard 200 e ficou nas paradas por mais de dois anos. O seguimento do álbum, Best of Bread, volume 2, foi lançado em maio de 1974 e alcançou a posição 32. A reunião da banda em 1976 surgiu depois que a Elektra Records manifestou interesse em outro álbum do Bread. Eles voltaram ao estúdio naquele ano e gravaram o se sexto álbum, Lost Without Your Love, lançado em janeiro de 1977.

 

A banda saiu em turnê durante a primavera de 1977 para dar suporte ao seu álbum de retorno. Depois de uma curta pausa, eles começaram a terceira etapa da turnê naquele verão sem Griffin, que Gates não convidou depois de novas tensões e agravamento dos problemas de abuso de drogas de Griffin. Em 1978, Gates teve sucesso como artista solo e continuou em turnê com Botts e Knechtel como David Gates & Bread. Houve uma disputa legal com Griffin sobre o uso do nome da banda. O litígio que resultou no nome do Bread sendo aposentado completamente até o final de 1978, e não foi resolvido até 1984. Em 1994, Royer, Griffin e Knechtel se reuniram sob o nome de Toast. Em 1996, tendo resolvido suas diferenças, eles reuniram o Bread para a bem-sucedida 25th Anniversary Tour nos EUA, África do Sul, Europa e Ásia. Essa turnê foi estendida até 1997, que seria o último ano em que os membros do Bread iriam atuar juntos. Gates e os outros retomaram suas carreiras individuais. Em 2005, Griffin e Botts morreram de câncer com 61 anos de idade. Em agosto de 2009, Knechtel morreu de um ataque cardíaco aos 69 anos. Gates se aposentou da música, Royer lançou um álbum de homenagem a Jimmy Griffin, em 2010, com músicas escritas por ele e por Griffin.

 Rockdigital