Bruce Springsteen

Bruce Frederick Joseph Springsteen  nasceu em Long Branch no dia 23 de setembro de 1949. É um cantor, compositor, violonista e guitarrista americano. Em 1965, Bruce começou a frequentar a casa de Tex e Marion Vinyard, que auxiliavam jovens músicos da cidade. Eles o ajudaram a ingressar na banda The Castiles, primeiramente como guitarrista, depois como vocalista. O The Castiles gravou duas músicas originais e fez shows em diversos bares e cafés. Depois de 1971, ele tocou em diversas bandas como a Dr Zoom & the Sonic Boom, Sundance Blues Band e The Bruce Springsteen Band, sempre em lugares pequenos como bares, clubes e escolas. Em 1972, Springsteen assinou um contrato com a Columbia Records. Bruce trouxe diverso de seus colegas músicos de Nova Jérsei para tocar com ele, que futuramente formariam a E Street Band. Seu primeiro álbum, Greetings from Asbury Park, N.J., foi lançado em janeiro de 1973, e em setembro do mesmo ano, The Wild, the Innocent & the E Street Shuffle, o seu segundo álbum foi lançado. O álbum Born to Run, lançado no dia 25 de agosto de 1975, alcançou o sucesso comercial tanto almejado por Bruce. O álbum ficou em terceiro lugar na Billboard. Em junho de 1978, saiu o quarto álbum, Darkness on the Edge of Town, que alcançou o quinto lugar na Billboard. Em setembro de 1979, Bruce e a E Street Band se juntaram a vários artistas para duas apresentações no Madison Square Garden, em protesto contra o uso da energia nuclear.

 

No seu quinto álbum, The River, Bruce emplacou o seu primeiro single no Top 10, com a canção "Hungry Heart". The River foi sucedido pelo álbum Nebraska, lançado em 1982, e o álbum, Born in the U.S.A. que foi lançado em 1984, se tornou um dos álbuns mais bem sucedidos de todos os tempos, emplacando sete singles no Top 10. O título se refere ao tratamento recebido pelos veteranos da Guerra do Vietnã, alguns dos quais amigos e colegas de banda de Bruce. Em 1985, Bruce participou ao lado de vários artistas, como um dos intérpretes da música "We Are the World", cujos lucros foram destinados a projetos beneficentes na África. Lançado no final de 1986, o box Live/1975–85 se tornou o primeiro box a assumir o primeiro lugar nos Estados Unidos. Esse álbum se tornou um dos álbuns ao vivo mais vendidos de todos os tempos. Após o pico comercial, Bruce lançou o álbum, Tunnel of Love, em 1987. Em 1988, Bruce se divorciou oficialmente de Julianne. Após liderar a turnê mundial Human Rights Now!, Bruce dissolveu a E Street Band e se mudou com Patti Scialfa para a Califórnia, onde eles se casaram em 1991. Em 1992, Bruce lançou dois álbuns de uma só vez, Human Touch e Lucky Town. Em 1994, Bruce ganhou um Oscar pela trilha sonora do filme Filadélfia, "Streets of Philadelphia". Em 1995, após reunir temporariamente a E Street Band para a gravação de algumas músicas para seu primeiro Greatest Hits, Bruce lançou o álbum, The Ghost of Tom Joad. Bruce Springsteen foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1999, pelo amigo Bono Vox do U2. Nesse mesmo ano, ele e a E Street Band fizeram uma turnê de reunião, que foi muito bem sucedida.

 

Em 2002, o álbum The Rising foi lançado e em abril de 2005, foi lançado o álbum, Devils & Dust. O seu décimo quarto álbum, We Shall Overcome: The Seeger Sessions, estreou em terceiro lugar na Billboard. O próximo álbum, Magic, também lançado com a E Street Band. Em janeiro de 2009, ele e sua banda lançaram o álbum. Working on a Dream, e em no dia 11, Bruce venceu o Globo de Ouro de melhor canção original por "The Wrestler", e se apresentou no show do intervalo do Super Bowl XLIII em 1 de fevereiro de 2009. O seu décimo sétimo álbum lançado, Wrecking Ball, foi lançado em 6 de março de 2012. O álbum se tornou o décimo álbum de Bruce a alcançar o topo das paradas na Billboard. Em setembro de 2013, Bruce fez um show histórico no festival Rock In Rio, no Rio de Janeiro, na cidade do rock. No show, ele tocou todas as músicas do álbum Born In the U.S.A. Em 14 de janeiro de 2014, lançou seu décimo oitavo álbum, High Hopes. A maioria das canções eram covers de canções já gravadas por ele, incluindo o seu primeiro single. Em abril de 2014, a E Street Band foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame. Bruce bateu um recorde em 7 de setembro de 2016, no Citizens Bank Park, na Filadélfia, Pensilvânia, onde ele se apresentou durante 4 horas e 4 minutos, que agora é o seu show mais longo nos Estados Unidos e o segundo mais longo já ao lado de um show de 2012 em Helsínquia que durou dois minutos a mais. Em 22 de novembro de 2016, recebeu o Prêmio da Medalha Presidencial da Liberdade por Barack Obama. O seu álbum ao vivo, Springsteen on Broadway, foi lançado em 14 de dezembro de 2018. O álbum alcançou o Top 10 em mais de 10 países e na posição 11 na Billboard 200. O seu décimo nono álbum, Western Stars, foi lançado em 14 de junho de 2019. O seu vigésimo álbum, Letter to You, foi lançado em 23 de outubro de 2020, com a E Street Band.

 Rockdigital