14 Bis

É uma banda brasileira de Rock. A banda foi criada no final de 1979 por músicos que já se conheciam e alimentavam a ideia de ter uma banda brasileira nos moldes de bandas clássicas internacionais. Foram também influenciados pelo Clube da Esquina, que foi um movimento musical brasileiro surgido na década de 1960 em Belo Horizonte. Formada por Flávio Venturini e Sérgio Magrão que vieram da banda O Terço, Hely Rodrigues e Vermelho vieram do Bendegó e Cláudio Venturini tocava com Lô Borges. Todos os membros são de Minas Gerais, exceto Sérgio Magrão, baixista do grupo, que é do Rio de Janeiro. Milton Nascimento ajudou o grupo a assinar um contrato com a EMI-Odeon, e também produziu o primeiro álbum da banda, 14 Bis, lançado em 1979, com canções como "Natural" e "Canção da América".

 

No ano seguinte, foi lançado o segundo álbum, 14 Bis II. Nesse álbum consta as canções "Planeta Sonho", "Nova Manhã", "Caçador de Mim", "Bola de Meia, Bola de Gude" entre outras. Em 1981, foi lançado o seu terceiro álbum, Espelho das Águas, com mais uma canção inédita de Milton e Fernando Brant, "Nos Bailes da Vida". Em 1982, foi lançado o álbum, Além Paraíso, com as canções "Linda Juventude" e "Uma Velha Canção Rock 'n' Roll". Em 1983, o quinto álbum, A Idade da Luz, com a canção "Todo Azul do Mar". Dois anos depois, em 1985, o sexto álbum, A Nave Vai, foi lançado. Em 1987, o álbum, Sete, foi o último trabalho com canções inéditas composto e gravado com a formação original da banda, e marca a saída de Flávio Venturini para seguir  carreira solo. Naquele mesmo ano, foi gravado o primeiro álbum ao vivo, 14 Bis Ao Vivo, ainda com a formação original, que foi lançado no começo de 1988.

 

Em 1993, a banda lança o álbum, Quatro Por Quatro. Foi o primeiro a ser lançado no formato CD. O décimo álbum, Siga o Sol, é também o primeiro gravado fora do Brasil, e foi lançado em 1996. O 14 Bis grava o CD, Bis Acústico, apresentando sucessos da banda no formato acústico. Em 2000 a banda grava com o grupo Boca Livre um trabalho ao vivo, Boca Livre e 14 Bis Ao Vivo, com clássicos das duas bandas. Em 2004 o 14 Bis lança o álbum, Outros Planos. No final de 2006, a banda grava, 14 Bis ao vivo, primeiro DVD da banda, lançado em 2007. Em 2016, o álbum, O Encontro Marcado de Flávio Venturini, Sá & Guarabyra e 14 Bis, foi lançado em parceira com o Canal Brasil.

 Rockdigital