Biquini Cavadão

É uma banda de rock brasileira. Os colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paula, Bruno Gouveia, Álvaro Birita, Miguel Flores e André Sheik, decidiram tocar junto com mais alguns amigos, num sarau, e decidiram fazer daquela ousadia um hábito. Após muitas formações, o amigo Herbert Vianna sugeriu o nome da banda, quando disse: Se eu tivesse essa idade, só pensaria em mulher, carros e biquíni cavadão. A primeira música que compuseram foi "Tédio". A demo, que contou com Herbert na guitarra, foi parar na Rádio Fluminense FM. O sucesso os levou à Polygram para gravar o compacto simples “Tédio” / “No Mundo da Lua”, no começo de 85. O guitarrista Carlos Coelho apareceu logo após o segundo show profissional da banda. No meio de 1985, lançam um remix do compacto, que também chegou às paradas de sucesso. No final daquele ano eles gravam o primeiro álbum, Cidades em Torrente, que foi lançado em 1986 pela Polydor. A banda foi eleita a revelação de 85 e excursionam por quase todo o país. Em 1987, lançaram o álbum, A Era da Incerteza. O terceiro álbum, , só viria em 1989. 

 

Descivilização, é o quarto álbum da banda, lançado em 1991. O álbum foi considerado o de maior sucesso da banda entre os quatro já lançados até então. No começo de 1993 eles participaram do Festival Hollywood Rock. No meio do ano, se transferiram para a Sony Music e lançaram o novo álbum, Agora, com a regravação de “Chove Chuva” de Jorge Benjor. Em 1995, lançaram um songbook e criam o primeiro e-mail de um conjunto de rock no Brasil, passando a se comunicar também pela Internet. No ano de 1996, como consequência deste fato, foram a primeira banda a ter um site oficial no Brasil. O baixista Sheik saiu da banda no fim de 2000. A banda passaria a usar só baixistas convidados. Reduzidos a um quarteto, em 2001, o Biquíni participou do Rock In Rio III e lançaram o álbum, 80, com interpretação de sucessos de seus amigos e contemporâneos da década de 80. O primeiro DVD do grupo, Ao Vivo, celebrou os vinte anos de carreira, gravado em Fortaleza, no Ceará Music foi lançado em 2005. Com certificação de CD de ouro e DVD de platina, além de uma extensa turnê por todo país e fora dele.

 

Em 2008, entraram no Circo Voador, Rio de Janeiro, no dia 20 de Setembro e gravaram para a Som livre seu segundo CD e DVD, 80 Vol. 2 - Ao Vivo no Circo Voador. Em setembro de 2012, o novo álbum, Roda-Gigante lançado pela Warner Music Group. As faixas gravadas desde 2009 entraram no álbum, e foi lançado no formato de pendrive, desenvolvido pela NEO, e também em vinil picture disc. Em Setembro, a música "Roda-Gigante" foi indicada ao Grammy Latino na categoria de melhor música brasileira de 2013. Em 2014, gravado no Palácio da Música no Espaço Oscar Niemeyer em Goiânia, o show, Me Leve Sem Destino, rendeu um CD duplo, um DVD e BluRay, que foram lançados pela Sony Music para celebrar os 30 anos da banda. Em janeiro de 2017, o seu décimo quinto álbum, As Voltas Que o Mundo Dá, foi lançado pela Coqueiro Verde. Em 2018, fizeram uma homenagem a Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, com o álbum, Ilustre Guerreiro, com versões de suas canções.

 Rockdigital