Cachorro Grande

Foi uma banda brasileira de rock and roll. A banda foi formada em Porto Alegre no Rio Grande do Sul pelo vocalista Beto Bruno, o baixista Jerônimo Bocudo, o guitarrista Marcelo Gross, o baterista Gabriel Azambuja e o tecladista Pedro Pelotas. O nome Cachorro Grande foi sugerido por Beto Bruno. A origem veio do fato que, no início da banda, ainda sem músicas próprias, faziam parte do repertório do grupo covers de bandas de rock clássico. Para escolher quais canções tocar, era uma briga de cachorro grande, expressão usada no Rio Grande do Sul para se referir a algo muito complicado. Em 2001 é produzido o primeiro álbum, Cachorro Grande, que teve pouca divulgação. Lançado por uma gravadora pequena, não alcançou o grande público, mas levou-os a tocar em diversos festivais de bandas independentes. Em 2004, a banda lança o seu segundo álbum, As Próximas Horas Serão Muito Boas. Rejeitado anteriormente por outra gravadora sob pretexto de ser não comercial, o álbum foi lançado pela revista OutraCoisa do músico Lobão. O crescente sucesso a partir das músicas "Hey Amigo" e "Que Loucura!" despertou o interesse da gravadora Deckdisc, que assinou contrato com a banda.

 

Em 2005, é lançado o terceiro álbum, Pista Livre, que foi masterizado no estúdio Abbey Road em Londres. Foi o álbum que mais alcançou repercussão entre o público. As músicas, "Você Não Sabe o que Perdeu", "Sinceramente" e "Bom Brasileiro" receberam bastante destaque nas emissoras de rádio do Brasil. No mesmo ano, a banda se apresentou no Festival Claro que é rock, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A banda permaneceu com sua formação original por cinco anos, até a saída do baixista Jerônimo Bocudo em 2005, logo após a gravação do álbum, Acústico MTV: Bandas Gaúchas. O baixista Rodolfo Krieger entrou em seu lugar. No mesmo ano, a banda lança o quarto álbum de estúdio, Todos os Tempos. Em junho de 2007 a banda, junto com Nando Reis, participou do especial Estúdio Coca-Cola da MTV. A banda abriu quatro shows do Oasis no Brasil, em Maio de 2009. Na segunda quinzena de junho, foi lançado o álbum, Cinema. Foi o primeiro álbum da banda a ser lançado em vinil de alta fidelidade em edição especial. A banda abriu o show do Aerosmith em Maio de 2010 em São Paulo, e abriu o show do Scorpions em Setembro de 2010 em João Pessoa.

 

Após a turnê do álbum Cinema, a banda iniciou as gravações do novo álbum, Baixo Augusta, pela gravadora Trama, com produção própria. Grande parte das sessões de estúdio foram transmitidas ao vivo pela TV Trama. O álbum foi lançado em dezembro de 2011 no formato digital e em fevereiro de 2012 no formato físico. No dia 25 de março de 2011, a banda participou de um evento organizado pela MTV Brasil no Circo Voador no Rio de Janeiro. A banda decidiu lançar o show em DVD, dois anos depois. A banda lançou o álbum, Costa do Marfim, no dia 15 de setembro de 2014. O álbum foi patrocinado e lançado pela grife Cavalera. Em 2 de março de 2016, a banda abriu o show dos Rolling Stones na América Latina Olé Tour 2016, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O oitavo álbum de estúdio, Electromod, foi lançado em 5 de agosto pela Coqueiro Verde Records. Em 02 de Maio de 2018, a banda demite o guitarrista e membro fundador da banda Marcelo Gross. Para substituí-lo, o guitarrista Gustavo X foi contratado. Em novembro, a banda anunciou em sua conta do Facebook para anunciar uma turnê final da banda. Também foi anunciado que Marcelo Gross faria com eles a turnê de despedida no primeiro semestre de 2019, com 20 datas selecionadas pelo país.

 Rockdigital