Legião Urbana

Foi uma banda brasileira de rock. A banda foi formada em agosto de 1982 após uma discussão de Renato Russo com o integrante Fê Lemos, baterista de sua antiga banda, Aborto Elétrico, numa execução ao vivo da música "Veraneio Vascaína". Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flávio Lemos, formaram o Capital Inicial, juntamente com Dinho Ouro Preto e Loro Jones. A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque. Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo no vocal e contrabaixo, Marcelo Bonfá na bateria, Paulo Paulista no teclado e Eduardo Paraná (hoje conhecido como Kadu Lambach) na guitarra. Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista a participar do grupo seria Ico Ouro-Preto, mas, por conta de falta de compromisso com o grupo, foi substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu o posto de guitarrista em março de 1983. Nesse mesmo ano, Herbert Viana dos Paralamas do Sucesso, que já havia gravado um álbum pela gravadora EMI, apresentou a Jorge Davidson, agente da gravadora, uma fita cassete com gravações de Renato Russo, o que interessou ao diretor artístico. A Legião Urbana foi chamada no final do ano para gravar três demos, incluindo "Geração Coca-Cola" e "Ainda É Cedo". Logo de início o som feito pela banda não agradou aos executivos da EMI.

 

Foi então que o produtor Mayrton Bahia surgiu para intermediar a relação entre as duas partes. Não tardou para que Jorge Davidson assinasse contrato com a banda em fevereiro de 1984. Alguns meses após a Legião assinar um contrato com a EMI, o baixista Renato Rocha entra na banda, por indicação de Marcelo Bonfá e em virtude de uma tentativa de suicídio de Renato Russo em junho de 1984 na qual ele cortou o pulso esquerdo e ficou impossibilitado de tocar baixo por um tempo. O seu álbum de estreia, Legião Urbana, foi lançado em 2 de janeiro de 1985, possui um forte engajamento político-social, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. O segundo álbum do grupo, Dois, foi lançado em 1986. O álbum seguinte, Que País É Este 1978/1987 foi lançado em dezembro de 1987. Por conta da falta de organização nos shows, causada na maioria das vezes, pelos fãs, além das complicações internas com Renato Russo, as turnês do grupo nunca foram longas. No dia 18 de junho de 1988, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Durante o show que marcava a volta da banda à cidade, houve muita confusão e muitas pessoas foram presas e saíram feridas. A turnê foi suspensa e, a partir dali, a Legião se concentraria ainda mais nas gravações de estúdio. O álbum, As Quatro Estações, do ano de 1989, levou um ano para ser lançado. Por conta de toda a meticulosidade dos arranjos e das letras. O baixista Renato Rocha tocou com os demais integrantes nos três primeiros álbuns de estúdio do grupo. Porém, deixou o grupo devido a falta de compromisso com os demais integrantes.

 

Lançado em novembro de 1991, o álbum, V, é considerado o disco mais melancólico da banda. Renato estava em um momento complicado de sua vida, por conta da descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes; problemas no relacionamento com seu namorado e o seu problema com o alcoolismo. No ano de 1992, a banda participou da série Acústico MTV. Eles foram o segundo grupo a participar do então novo programa da MTV Brasil. O seu sexto álbum, O Descobrimento do Brasil, foi lançado em 1993 na época em que Renato Russo tinha iniciado o tratamento para livrar-se da dependência química e mostrava-se otimista quanto ao seu sucesso. O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações Reggae Night em Santos, litoral do estado de São Paulo. O álbum, A Tempestade ou O Livro dos Dias, foi lançado em 20 de setembro de 1996. Renato Russo morreu devido as complicações causadas pelo HIV em 11 de outubro de 1996, na época com 36 anos. O fim oficial da banda foi anunciado em 22 de outubro de 1996, onze dias após a sua morte. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá seguiram suas carreiras e lançaram discos solo nos anos seguintes. Uma Outra Estação, foi um álbum póstumo. A ideia original era de que A Tempestade fosse um álbum duplo. O álbum conta com participações especiais como Renato Rocha, baixista dos primeiros discos da Legião e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso.

 Rockdigital