Ira!

 

É uma banda brasileira de rock . No final dos anos 70, Edgard Scandurra e seu amigo Dino Nascimento resolveram montar uma banda que tocasse punk, e formaram a banda Subúrbio com Régis Tadeu na bateria. Nessa época, Edgard estudava no Colégio Brasílio Machado, onde conheceu Marcos Valadão Ridolfi, de apelido Nasi, e chamou para participar do Subúrbio. Em 1980, Edgard entrou na banda e compôs "N. B. - Núcleo Base". Em 1981, Nasi chamou o amigo Edgard para tocar num show na PUC-SP e ali surgiu o Ira, ainda sem o ponto de exclamação. Completou a formação o baterista Fabio Scattone e o baixista Adilson. Dois anos se passaram até que o produtor Pena Schmidt descobriu a banda, nessa época contando com Charles Gavin na bateria e Dino no baixo, e os levou até a gravadora Warner, onde o Ira! gravou seu primeiro compacto, IRA, que contava com as canções, "Gritos na Multidão" e "Pobre Paulista". Em março de 1985, Dino foi substituído por Ricardo Gaspa, e Charles Gavin por André Jung, o Ira!, com o ponto de exclamação, gravou seu primeiro álbum, Mudança de Comportamento. A banda lançou o seu segundo álbum, Vivendo e Não Aprendendo, lançado em setembro de 1986. Quatro meses depois, a banda ressurgiria com o lançamento do álbum Psicoacústica, lançado em 1988. Nesse período, Edgard Scandurra gravou o seu álbum solo, Amigos Invisíveis, onde tocava todos os instrumentos.

 

O quarto álbum da banda, Clandestino foi lançado em 1990. Meninos da Rua Paulo, foi lançado em 1991. O álbum continha uma versão de "Você Ainda Pode Sonhar", regravação em português de "Lucy in the Sky with Diamonds", dos The Beatles, originalmente gravada pela banda Raulzito e os Panteras em 1968. Em 1993, Nasi lança o primeiro álbum solo com o projeto paralelo Nasi & os Irmãos do Blues. No mesmo ano, o grupo lançou o seu sexto álbum, Música Calma para Pessoas Nervosas, O álbum foi produzido pelo grupo, sem gravadora. Em 1996, já na gravadora Paradoxx, o grupo lançou o álbum, 7, o primeiro em formato de CD. O álbum foi gravado logo após uma turnê de quatro shows no Japão que culminaram com uma apresentação no Club Cittá. No final do ano Edgard lançou seu segundo álbum solo, Benzina. Em maio de 1998, o Ira! lança Você Não Sabe Quem Eu Sou. Foi o último álbum do Ira! em seu contrato com a Paradoxx. Em novembro de 1999, o Ira! Lança o álbum, Isso é amor, lançado pela recém-criada Abril Music. Em 2000, a banda lança o MTV ao Vivo gravado no Memorial da América Latina em comemoração aos vinte anos de carreira. O Ira! se apresenta no Rock in Rio III, no ano de 2001. Em 2001, a banda lança o CD, Entre Seus Rins, apenas com músicas inéditas. Em 2004, lançam o Acústico MTV, com participações dos Paralamas do Sucesso, Samuel Rosa e Pitty. Em 2007, o grupo lançou o álbum, Invisível DJ. Nesse mesmo ano, após brigas com o irmão e empresário Airton Valadão, Nasi saiu da banda, dissolvendo o grupo.

 

No dia 27 de junho de 2012, Nasi e Airton Valadão Júnior, irmão do cantor e ex-empresário da banda, anunciaram à imprensa uma reconciliação após cinco anos de brigas públicas e judiciais. Os irmãos encerraram os processos que moviam um contra o outro e a marca Ira!, que pertencia a Júnior, voltou para Nasi. Na época, a volta da banda aos palcos não foi anunciada. Nasi disse que não queria voltar com o grupo, mas estava disposto a retomar a amizade com Edgard Scandurra. Em meados de 2013, a amizade entre Nasi e Edgard Scandurra foi retomada. A reconciliação foi celebrada em um show beneficente realizado em 30 de outubro do mesmo ano, no Espaço Traffô, localizado no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. Após um recesso de sete anos, a banda anuncia seu retorno oficial em janeiro de 2014, porém, sem a presença de André Jung e Ricardo Gaspa, membros da formação clássica. Para a nova turnê, foram recrutados, além de Johnny e Daniel nos teclados e no baixo, o baterista Evaristo Pádua, integrante da banda que acompanha Nasi em sua carreira solo. Desde então, o grupo vem excursionando por todo o Brasil com o show Núcleo Base. O grupo também passou pelo Palco Sunset do Rock in Rio em 18 de setembro de 2015. Em 2016, a banda iniciou a turnê Ira! Folk, em um formato intimista, apenas com violões e baixo acústico. O show foi lançado em DVD em novembro de 2017, em parceria com o Canal Brasil.

 Rockdigital