Detonautas

É uma banda brasileira de rock. Em 1997, Tico Santa Cruz que morava em Copacabana no Rio e o mineiro Tchello que administrava uma pousada em Ilhéus na Bahia, se encontraram numa sala de bate-papo na internet. A formação virtual da banda ficou conhecida como Detonautas Roque Clube. Após o encontro dos dois no Rio de Janeiro, a banda passou por várias formações. Neste mesmo ano, Renato Rocha entrou na formação com a intenção de tocar teclado, mas logo migrou para a guitarra. O início pela Internet virou notícia e no mesmo ano, o Detonautas começou a se apresentar. Em 1999 o guitarrista Rodrigo Netto entra para banda, em 2000 o baterista Fábio Brasil, e em 2001 o DJ Cléston. Depois de algum tempo na estrada, a banda foi contratada pela Warner Music Brasil. Em 2002, os Detonautas lançam o seu primeiro álbum, Detonautas Roque Clube. No mesmo ano a banda abriu dois shows do Red Hot Chili Peppers, o primeiro no Rio de Janeiro e o segundo em São Paulo. Em 2003 os Detonautas venceram o premio VMB de banda revelação, Naquele mesmo ano, abriram três shows da banda australiana Silverchair. Em 2004, foi lançado o seu segundo álbum, Roque Marciano, com influencias do Hardcore melódico .

 

Em 4 de junho de 2006, o guitarrista Rodrigo Netto foi assassinado ao passar com seu carro numa avenida da Zona Norte do Rio de Janeiro. Tchello tatuou em suas costas uma imagem do rosto de Rodrigo como uma forma de homenagear o amigo e Tico Santa Cruz tatuou na costela a assinatura do amigo. A morte abalou profundamente os integrantes da banda. Foi um momento difícil em que os Detonautas se afastaram do palco e da mídia. O guitarrista Philippe substituiu Rodrigo. Em 2006, a banda lança seu terceiro álbum, Psicodeliamorsexo&distorção. O álbum foi precedido pelas turnês nacionais com recorde de público e turnês internacionais. Em 2008, banda entrou em atrito com a Warner Music Brasil, e Tico Santa Cruz se recusou a lançar um álbum acústico, o que gerou em uma rescisão de contrato. Pouco tempo depois os Detonautas assinaram com a Sony Music. No mesmo ano, eles entraram novamente em estúdio para gravarem o seu quarto álbum, O Retorno de Saturno. O álbum recebeu uma indicação ao Grammy Latino.

 

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2010, os Detonautas embarcaram para o Japão, onde realizaram dois shows. Em 14 de maio de 2011, na cidade de Ribeirão Preto, o Detonautas registrou suas marcas na Calçada da Fama do Rock Brasileiro. No dia 19 de julho de 2011, os Detonautas lançaram em seu website oficial o primeiro single, "Combate", do novo álbum da banda. A música virou trilha sonora oficial do canal Combate. O primeiro EP da banda, Detonautas Roque Clube EP, foi lançado em novembro de 2011. Os Detonautas se apresentaram no Rock in Rio no dia 2 de outubro de 2011. No dia 2 de Dezembro de 2013, em sua página oficial do Facebook e no site da banda, foi anunciada a saída de Tchello. Logo depois, André Macarrão foi escalado como baixista. Ele já tocava com alguns integrantes da banda no projeto, O Rebú. Detonautas Roque Clube, A Saga Continua, é o quinto álbum, e o primeiro CD duplo da banda. No dia 27 de outubro de 2017, foi lançado o sexto álbum, VI. O álbum conta com uma versão da música "Na Sombra de Uma Árvore" de Hyldon, e comemora os 20 anos de carreira da banda, além de contar com a presença do baixista André Macca Agrizzi como integrante oficial.

 Rockdigital