Erasmo Carlos

 

Erasmo Esteves nasceu Rio de Janeiro no dia 5 de junho de 1941. É um cantor, compositor.  Em 1957 Tim Maia montou a banda The Sputniks, com, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos. Após uma briga entre Tim e Roberto, o grupo foi desfeito. No ano seguinte, Arlênio resolveu chamar Erasmo e outros amigos da Tijuca para formarem o grupo vocal The Boys of Rock. Por sugestão de Carlos Imperial o grupo passou a se chamar The Snakes, o grupo acompanhava tanto Roberto quanto Tim Maia nos shows. Erasmo foi apresentado a Roberto por Arlênio Lívio, quando Roberto precisava da letra da canção “Hound Dog”, sucesso na voz de Elvis Presley. Em 1964, Erasmo resolveu adotar o nome Carlos no seu nome artístico em homenagem ao Roberto e a Carlos Imperial, e com esse nome lançou o compacto com as músicas, “O Terror dos Namorados” / ”Jacaré”, com a novidade do Órgão Hammond de Lafayette. Antes de seguir carreira solo, Erasmo fez parte da banda Renato e Seus Blue Caps por pouco tempo.

 

O seu álbum de estreia, A Pescaria, foi  lançado em 1965. Já do início, Erasmo mostra que sua maior influência é o rock and roll. Participou efetivamente junto com Roberto Carlos e com Wanderléa do programa Jovem Guarda onde tinha o apelido de Tremendão. O seu segundo álbum, Você Me Acende, foi lançado em 1966. O álbum, Erasmo Carlos e os Tremendões, foi lançado em 1970. A música "Sentado à Beira do Caminho" que foi lançada num compacto no ano anterior, fez parte desse álbum. Influenciado pela cultura hippie e pelo soul, Erasmo lança o álbum, Carlos, Erasmo em 1971. O álbum, Pelas Esquinas de Ipanema, lançado em 1978, inclui uma canção "Panorama Ecológico", que denuncia o descaso do homem com a ecologia. Em 1975, Erasmo aparece no show ao vivo no documentário Ritmo Alucinante, registro do Festival Hollywood Rock realizado no mesmo ano, no Rio de Janeiro. O álbum, Erasmo Convida, lançado em 1980, é um pioneiro projeto no Brasil. Foram 12 canções interpretadas em dueto com diversos artistas. Em agosto de 1981, o álbum, Mulher, tem uma grande repercussão com as canções "Mulher (Sexo Frágil)", escrita com sua mulher, Narinha.

 

Erasmo participou da abertura primeira edição do Rock in Rio, no dia 11 de janeiro de 1985 na antiga Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Em 1995, ele voltou a ter destaque nas comemorações dos trinta anos da Jovem Guarda. No ano seguinte, Erasmo gravou o álbum É Preciso Saber Viver, com regravações de canções de seu repertório. O destaque foi para "Do Fundo do Meu Coração", dueto com Adriana Calcanhotto. Em 2007, Erasmo lançou o álbum, Erasmo Convida - Volume II, onde apresenta novos encontros musicais em que ele interpreta parcerias dele com Roberto Carlos. No dia 5 de junho de 2009, no dia em que completou 68 anos, Erasmo lançou o álbum, Rock 'n' Roll, fazendo uma homenagem ao gênero que mais o influenciou. Em 2014, é lançado o álbum, Gigante Gentil, seu terceiro trabalho consecutivo só com músicas inéditas. O álbum venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Em 26 de setembro de 2015, Erasmo participa da sexta edição do Rock in Rio, juntamente com o Ultraje a Rigor, no Palco Sunset, no Rio de Janeiro.

 Rockdigital