Dead Fish

É uma banda brasileira de punk rock e hardcore. No início de 1990, em Vitória, Espírito Santo, um grupo de amigos que curtia andar de skate, resolveu se reunir e formar a banda Stage Dive. Marcelo Suicidal no vocal, Marcel Dadalto na guitarra solo, Gustavo Arroz Buteri na guitarra base, Leonardo Formiguinha no baixo, Rato Maldonado na Bateria que logo foi substituído por Leandro Nô. Pouco tempo depois, Rodrigo Lima assumiu os vocais da banda. No inicio eles não tinham instrumentos e nem sabiam tocar. De covers do Ramones, Bad Brains e Bad Religion, logo passaram a compor suas próprias canções e a fazer os primeiros shows. Descobriram que já existia uma banda chamada Stage Dive, então escreveram alguns nomes em um papel. O sorteado foi Dead Fresh Fish, que acabou reduzido para Dead Fish. Em 1995 lançam a demo Re-Progresso. O seu primeiro álbum, Sirva-se, foi lançado em 1997 pelo selo capixaba Lona Records. Apesar da proposta para continuar na Lona, decidiram que queriam fazer eles mesmos a produção e distribuição de um novo álbum. Criaram um selo fictício, a princípio só para ter o que colocar na capa, e assim nasceu a Terceiromundo Produções Fonográficas.

 

O seu segundo álbum, Sonho Médio, foi lançado em 1999 pela Terceiromundo. Durante a finalização do álbum, começaram a surgir conflitos internos entre os integrantes. Em 2001, lançaram o terceiro álbum, Afasia, e no mesmo ano, o quarto álbum, Metrofire, sob o nome de Projeto Peixe Morto. A banda não considera esse álbum como parte da discografia oficial e sim como um projeto paralelo. As opiniões e atitudes de Giuliano passaram a divergir muito e a sua saída foi a melhor alternativa. Em dezembro de 2002 gravaram o álbum ao vivo no Hangar 110 em São Paulo. Em meados de 2003, o guitarrista Murilo deixa a banda. No fim do mesmo ano, eles recebem uma proposta da Deckdisc. A banda aceita a proposta, chama Philippe e Hóspede para assumir as guitarras e entram em estúdio para gravar o seu quinto álbum, Zero e Um, lançado em 2004 pela Deckdisc. No mesmo ano, o Dead Fish ganha projeção nacional ao receber o VMB de banda revelação, lançando o seu primeiro DVD, MTV Apresenta Dead Fish. Em 2006, lançam o álbum, Um Homem Só, e também lançam pelo selo Läjä Records o álbum, Demo-Tapes, onde são relançadas suas primeiras demos.

 

Em 2007, a banda fez 20 shows na Alemanha e República Tcheca. No fim de dezembro do mesmo ano, o guitarrista Hóspede saiu da banda por motivos não explicados. O seu sexto álbum, Contra Todos, foi lançado em 2009. O baterista deixou a banda em 2008, antes do lançamento do álbum, e foi substituído por Marcão. Nesse mesmo ano, foram os vencedores do VMB 2009 na categoria melhor videoclipe de hardcore. Em 2011 a banda comemorou 20 anos de atividades, lançando no ano seguinte o álbum, Dead Fish 20 Anos Ao Vivo no Circo Voador. Em 24 de setembro de 2013, Phillipe Fargnoli deixa o Dead Fish depois de 11 anos de estrada, para entrar para o CPM 22. Dias depois, o Dead Fish anunciou a entrada do novo guitarrista da banda, Ric Mastria, o guitarrista da banda de hardcore Sugar Kane. Apesar de entrar no Dead Fish, Ric deixou claro que não deixará o Sugar Kane por assumir a guitarra em outra banda. Em 2014, o Dead Fish criou um projeto na internet para levantar fundos para a gravação do álbum, Vitória, que foi lançado em 2015, pelo selo Red Star Recordings. Em 2018, foi comunicado a saída do baixista Alyand. Em 2019, foi lançado o álbum, Ponto Cego.

 Rockdigital