Foi uma banda de rock brasileira. Grupo formado na cidade de São Paulo, por Júlio Barroso, Lonita Renaux, Alice Pink Pank, May East e Luíza Maria no vocal, Herman Torres na guitarra e voz, Otávio Fialho no baixo, Luiz Simas nos teclados e Gigante Brasil na bateria. Sua primeira aparição foi na discoteca Paulicéia Desvairada em 1981, liderado pelo jornalista e cantor Júlio Barroso, que atuava como disc-jóquei. De início, Júlio apresentou a performance "Perdidos na selva", na boate. A banda chamava-se simplesmente Gang 90. Foi o primeiro sucesso do gênero New Wave no Brasil. Da performance, a idéia evoluiu para um show e inscreveram a canção "Perdidos na selva" no Festival MPB Shell, promovido pela Rede Globo.

 

Classificado para a final, o grupo tornou-se nacionalmente conhecido, lançando ainda nesse ano, pelo selo Hot, de Nelson Motta, um compacto com as músicas "Perdidos na selva" e "Lilik Lamê". Para divulgar o grupo, o programa Fantástico de 2 de agosto de 1981 apresentou o clipe de ”Perdidos na Selva”. No mesmo ano, participou do Festival Os Heróis do Rock, realizado em São Paulo, no ginásio do Palmeiras. Devido a uma viagem de Júlio Barroso a Nova York, o grupo esteve de recesso até 1983, quando lançou seu primeiro álbum, Essa tal de Gang 90 & As Absurdettes, pela RCA Victor. A música "Nosso louco amor" tornou-se o maior sucesso comercial do grupo.

 

No mesmo ano, também participaram do especial Plunct, Plact, Zuuum da Rede Globo com a música "Será que o King Kong é Macaca?". Júlio Barroso faleceu prematuramente em 1984, caindo da janela de seu apartamento em São Paulo em circunstâncias nunca esclarecidas. Em 1985, a tecladista Taciana Barros assumiu a liderança do grupo, lançando o álbum, Rosas e Tigres, que tinha em seu repertório uma série de canções inéditas de Julio Barroso. Uma última tentativa, em 1987, foi o álbum, Pedra 90, já sem praticamente nenhum integrante original do grupo. Contudo, em ambos os casos, sem obter o sucesso anterior. O grupo encerrou as atividades no final da década de 1980.

Gang 90 e as Absurdettes

 Rockdigital