Kiko Zambianchi

Francisco José Zambianchi nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo no dia 14 de outubro de 1960. É um cantor, guitarrista  e compositor. Kiko começou a tocar guitarra na adolescência, e formou a banda Vida de Rua aos 23 anos, mudou-se para São Paulo, onde foi contratado por um mês pela EMI- Odeon. No final de 1984, lançou o single "Rolam as Pedras", que estourou nas rádios paulistas e posteriormente em todo o Brasil. Depois disso, Kiko lança pela EMI, o seu primeiro álbum, Choque, gravado e lançado em 1985. O álbum contém as músicas "Primeiros Erros" e "Choque" que foi o tema de abertura do programa Shock, da Rede Manchete. O seu segundo álbum, Quadro Vivo, foi lançado em 1986, e em 1987, é lançado o seu terceiro álbum, Kiko Zambianchi. A capa do álbum foi censurada pela gravadora, apenas por Kiko aparecer ao lado de uma Limousine. Ainda em 1987, Kiko participa do álbum Sete do 14 Bis, o último da banda com Flávio Venturini nos vocais. Kiko canta "Templo (A nossa casa é azul)". O quarto álbum, Era das Flores, foi lançado em 1989 pela EMI.

 

No mesmo ano, gravou a versão de "Hey Jude", dos Beatles, especialmente para a novela Top Model, e alcançou o topo das paradas de sucesso de todo o país. Kiko pediu rescisão do seu contrato com a EMI. Em 1994, Kiko estava com um show acústico, tocando em vários bares em cidades do interior de São Paulo. Em 1997 lançou o álbum, KZ, pela Warner, com remixes de antigos sucessos e músicas inéditas. Kiko saiu em turnê de lançamento nacional do álbum, tocando em várias cidades do país. Do álbum, apenas o remix de "Primeiros Erros" teve execução nas rádio, sendo lançado como single. O restante do álbum foi completamente ignorado pela gravadora. Em 1998, Kiko assina com a gravadora virtual BMGV. Kiko foi convidado para tocar no projeto acústico do Capital Inicial. Em 2000, foi presença marcante no sucesso do álbum, Acústico MTV do Capital Inicial. Foi a maior vendagem conseguida pela banda em toda a sua carreira e Zambianchi fez mais de 250 shows com a banda por todo o país, e também participaram do Rock in Rio III em 2001. Com o sucesso, Kiko foi novamente convidado para trabalhar no álbum seguinte do Capital, Rosas e Vinho Tinto.

 

Depois do fim da turnê do acústico do Capital Inicial, Kiko começa a produzir seu novo álbum, e é contratado em 2002 pela Abril Music, e lança o seu álbum, Disco Novo, que foi seu sexto trabalho solo. Infelizmente depois de alguns meses a gravadora Abril Music fecha as portas devido a problemas financeiros, e o seu trabalhado deixa de ser divulgado. No mesmo ano, Kiko lança o álbum, Luau MTV, com destaque para as canções "Ando Jururu" de Rita Lee e "Feira Moderna" de Beto Guedes. O DVD foi gravado no final de 2001 e faz parte da série de programas da MTV. Em 2006, a música "Deu na Loka", de Kiko, é transformada em versão em inglês recebendo o nome de "Right Away" e gravada pelo rapper americano Lil Scrappy. Em outubro de 2010, Kiko finalmente grava o seu álbum Acústico no Teatro Pedro II, em Ribeirão Preto, sua terra natal. A partir de então, Kiko passou a excursionar pelo Brasil todo com esse show. Porém alguns problemas com a edição das imagens fizeram com que o lançamento do DVD fosse cancelado. No dia 31 de julho de 2018, Kiko se apresentou no Teatro Porto Seguro, em São Paulo com o show Bem Bacana Demais.

 Rockdigital