Secos & Molhados

É uma banda brasileira de rock. A formação inicial do grupo era composta por João Ricardo no violão de doze cordas e gaita, Fred no bongô e Antônio Carlos ou Pitoco. O som, completamente diferente à época, fez com que o Kurtisso Negro de propriedade de Peter Thomas, Oswaldo Spiritus e Luiz Antonio Machado no bairro do Bixiga, em São Paulo, local onde o grupo se apresentava, fosse visitado por muitas pessoas, interessadas em conhecer o grupo. Entre os curiosos estava a cantora e compositora Luhli, com quem João Ricardo compôs alguns dos maiores sucessos do grupo. Em julho de 1971, Fred e Pitoco resolvem seguir carreira solo e João Ricardo sai à procura de um vocalista. Por indicação de Luhli, conhece Ney Matogrosso, que se muda do Rio de Janeiro para São Paulo. Depois de alguns meses, Gerson Conrad, vizinho de João Ricardo, é incorporado ao grupo. O Secos & Molhados começa a ensaiar e depois de um ano se apresenta no teatro do Meio, do Ruth Escobar, que virou um misto de bar-restaurante chamado Casa de Badalação e Tédio.

 

No dia 23 de maio de 1973, o grupo entra no estúdio para gravar o seu primeiro álbum, Secos & Molhados. O baterista Marcelo Frias deixou o grupo logo depois da sessão de fotos para a capa do álbum. A banda se tornou um dos maiores fenômenos da música popular brasileira, batendo todos os recordes de vendagens de álbum e público. O sucesso do grupo atraiu a atenção da mídia, que convidou-os para várias participações na TV. Sempre apareciam com maquiagens inusitadas, roupas diferentes sendo uma das primeiras e poucas bandas brasileiras a aderirem ao glam rock. Em fevereiro de 1974, fizeram um concerto no Maracanãzinho que bateu todos os recordes de público jamais visto no Brasil. Também em 1974, o grupo saiu em turnê internacional. Em agosto do mesmo ano, sai o seu segundo álbum, Secos & Molhados II, que tinha em destaque "Flores Astrais", único sucesso do álbum. Após o segundo álbum, os membros do Secos & Molhados se separaram devido a brigas internas, ainda em 1974. 

Após o fim do grupo, os três membros seguiram em carreira solo. João Ricardo adquiriu os direitos autorais sob o nome Secos & Molhados, após algumas brigas na justiça, e reformou a banda com uma nova formação, e em maio de 1978, João Ricardo lançou o terceiro álbum, Secos & Molhados III, com Lili Rodrigues, Wander Taffo, Gel Fernandes e João Ascensão. A canção, "Que Fim Levaram Todas as Flores?", foi uma das canções mais executadas no Brasil naquele ano, o que trouxe o novo grupo de João Ricardo às apresentações de TV. No mês de Agosto de 1980, junto com os irmãos César e Roberto Lempé, o Secos & Molhados lançaram o seu quarto álbum, Secos & Molhados IV, que não teve sucesso comercial. A quinta formação do grupo surgiu no dia 30 de junho de 1987, com Totô Braxil, em um concerto no Palace, em São Paulo. Em maio de 1988 saiu o álbum, A Volta do Gato Preto, que foi o último da década. Sozinho, em 1999, João Ricardo lançou o álbum, Teatro?. Em junho de 2011 com a entrada de Daniel Iasbeck. João lançou o álbum, Chato-boy, em novembro.

 Rockdigital