Los Hermanos

É uma banda brasileira de rock alternativo. Até então estudantes da PUC-RJ, Marcelo Camelo e Rodrigo Barba formaram a banda e, posteriormente, o tecladista Bruno Medina da mesma faculdade, foi incorporado à formação. Com a entrada de Rodrigo Amarante na guitarra e na percussão e Patrick Laplan no baixo, e com a saída do trompetista Márcio e os saxofonistas Carlos e Victor, a banda gravou, em 1997 sua primeira demo com as canções "Chora" e "Amor e Folia". As demos repercutiram na cena underground do Rio de Janeiro e, posteriormente, os Los Hermanos foram chamados para tocar no Superdemos, o festival de música independente carioca e no Festival Abril Pro Rock, de Recife. Em 1999, a banda assinou um contrato com a Abril Music e lançou seu primeiro álbum, Los Hermanos. O álbum foi certificado com disco de ouro, sendo o trabalho mais bem sucedido comercialmente da banda até hoje. Grande parte do sucesso se deve aos singles "Anna Júlia" e "Primavera". O álbum foi sucesso nas rádios de todo o país, e a banda participou de diversos eventos, como feiras agropecuárias, estádios de futebol e micaretas, e a tocar em alguns festivais do país. O álbum foi indicado ao Grammy de 2000.

 

A banda ganhou o Prêmio Multishow, no ano de 2000, na categoria de melhor música, com "Anna Julia" de Grupo Revelação. Em 2001, a música "Anna Júlia" foi gravada por George Harrison. Antes de seu falecimento, Harrison se juntou ao vocalista Jim Capaldi, do Traffic, para gravar uma versão em inglês da música. Dois anos depois, em 2001, o grupo lança o seu segundo álbum, Bloco do Eu Sozinho, também pela Abril Music. O Los Hermanos se apresentou no Rock in Rio III. O baixista Patrick Laplan saiu da banda, e o Los Hermanos lançou o seu terceiro álbum, Ventura, pela BMG em 2003. Foi o primeiro álbum brasileiro a vazar em sua fase de pré-produção. O primeiro single, "Cara Estranho", marcou boa presença nas rádios e em premiações de videoclipes. Durante a turnê do álbum Ventura, foi gravado o primeiro DVD ao vivo, Los Hermanos no Cine Íris - 28 de Junho de 2004, gravado no Rio de Janeiro. Em julho de 2004, o vocalista Marcelo Camelo foi agredido pelo vocalista Chorão, da banda Charlie Brown Jr. A agressão ocorreu na sala de desembarque do aeroporto de Fortaleza e o agressor, chegou a ser detido pela Polícia Federal. O quarto álbum da banda, 4, foi lançado no dia 26 de julho de 2005.

 

Em abril de 2007, a banda anunciou um recesso por tempo indeterminado nos trabalhos, alegando o acúmulo de muitos projetos pessoais ao longo de seus dez anos de carreira. Nos dias 8 e 9 de junho de 2007 no Rio de Janeiro, a banda gravou um CD e DVD ao vivo, Los Hermanos na Fundição Progresso - 09 de Junho de 2007. O álbum foi lançado em agosto de 2008 em parceria com o canal Multishow. Mesmo em recesso, a banda realizou duas apresentações no Festival Just a Fest, em março de 2009, no Rio de Janeiro e São Paulo. Nos shows, abriu junto com o Kraftwerk para o Radiohead. Em 2010, a banda deu início a uma mini-turnê pelo Nordeste. No mês de outubro a banda tocou no Festival SWU, realizado no interior de São Paulo. Em 2012 se reuniram na turnê da banda por todo o país para comemorar os 15 anos de existência da banda. A banda se reuniu nas apresentações que ocorreram em 30 e 31 de outubro de 2015 no Jockey Club Brasileiro em comemoração ao aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. A pedido dos fãs, a banda fez uma pequena turnê pelo Brasil. 

 Rockdigital