Lulu Santos

Luiz Maurício Pragana dos Santos nasceu no Rio de Janeiro no dia 4 de maio de 1953. É um cantor, compositor e guitarrista brasileiro. Filho de pai militar, começou a tocar aos doze anos de idade, muito precoce, formando uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man. Contrariando o desejo de seu pai, de que também se tornasse militar, fugiu de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com hippies. Aos dezenove anos tocava no grupo Veludo Elétrico. Um ano depois, Lulu, Ritchie e Lobão formam a banda Vímana. Uma apresentação sua com a banda no Festival Hollywood Rock no verão de 1975, no Rio de Janeiro, foi registrado no documentário Ritmo Alucinante. Após trabalhar como músico freelancer, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo. Antes de se tornar músico, trabalhou como colunista em revistas como a Som Três. Em 1980, como Luis Mauricio, gravou o compacto “Melô De Amor” / ”Gosto De Baton” pela Polydor. Em 1981, assinou com a gravadora WEA e assumiu o nome de Lulu Santos, gravando o compacto, “Tesouros Da Juventude” / ”Fricção Cientifica”, em parceria com Nelson Motta.

 

O seu álbum de estréia, Tempos Modernos, foi lançado em 1982. O seu segundo álbum, O Ritmo do Momento, foi lançado em 1983 pela WEA Records. Tudo Azul, é o terceiro álbum do Lulu. Lançado e gravado em 1984 em CD, vinil e cassete. Em 1985, participou, com êxito, da primeira edição do Rock in Rio. O seu quarto álbum, Normal, foi lançado em julho de 1985 pela WEA. Também foi o primeiro produzido por ele mesmo. O seu quinto álbum de estúdio, Lulu, foi lançado em 1986 pela RCA. Também é seu álbum de estréia pela RCA Records. O seu sexto álbum, Toda Forma de Amor, teve a capa original, que continha o casal de bonecos Barbie e Ken pelados na cama, foi censurada e substituída por uma capa preta com o título do álbum. Lulu entrou em um período de crise a seguir, quando tentou aproximar o pop com os ritmos brasileiros, através dos álbuns, Popsambalanço e Outras Levadas, Honolulu e Mondo Cane. Mas, a parceria com o produtor Marcelo Mansur, o DJ Memê no álbum, Assim Caminha a Humanidade, lançado em 1994, recolocou o cantor de volta nas paradas musicais. A faixa-título tornou-se tema de abertura do seriado Malhação entre 1995 e 1999.

 

Na década de 1990, Lulu quis se distanciar do rótulo de roqueiro. Em 2000 lançou o seu primeiro DVD, o Acústico MTV, com o CD lançado em dois volumes. Em 2004, lançou o segundo DVD, o MTV ao Vivo. No fim de 2009. flertou com o samba novamente no álbum, Singular, o seu vigésimo segundo álbum, recheado de canções pop no melhor estilo que o consagrou. Em meados de 2010, em comemoração aos seus trinta anos de carreira solo, aos vinte anos da MTV Brasil e aos dez anos da gravação do seu primeiro Acústico MTV, Lulu lançou o seu terceiro DVD, Lulu Acústico MTV II. Em 2012, passou a ser jurado do The Voice Brasil. Em 2014, lançou o seu vigésimo segundo álbum de estúdio, Luiz Maurício, pela Sony Music Brasil, retomando seu flerte com a música eletrônica. Em 2015 lançou o seu quarto DVD ao vivo, Toca + Lulu. Em 20 de outubro de 2017, Lulu lança o álbum, Baby Baby!, em homenagem aos 70 anos de Rita Lee, inspirado em trecho da canção “Ovelha Negra”.

 Rockdigital