Matanza

Matanza é uma banda de rock brasileira. A banda foi idealizada no ano de 1996 no Rio de Janeiro, pelo vocalista Jimmy London e pelo guitarrista Donida, para explorar as melodias da fase inicial da carreira de Johnny Cash. Completavam essa formação o baterista Nervoso e o baixista Diba, que foi registrada na demo Terror em Dashville de 1998. Em 1999, o Matanza assinou um contrato com a Abril Music para o lançamento de seu primeiro álbum. Já contando com China no baixo. O álbum de estreia, Santa Madre Cassino, foi gravado em dezembro de 2000 e lançado em Março do ano seguinte, pouco antes da banda ser demitida da gravadora. O Matanza assina com a Deckdisc e grava o seu segundo álbum, Música para Beber e Brigar, com Fausto na bateria. O projeto, To Hell With Johnny Cash, começou como um compacto de quatro músicas que a banda costumava tocar em seus shows mas, em pouco tempo, já contava com três compactos.

 

No começo de 2005, com o surgimento de uma nova mídia, o projeto foi lançado em CD-DVD, reconhecido como o primeiro título em DualDisc de um artista brasileiro em território nacional. O álbum contém apenas covers de Johnny Cash. O seu quarto álbum, A Arte do Insulto, foi gravado em meados de 2006 e lançado em outubro do mesmo ano. O álbum, MTV Apresenta Matanza, é o primeiro álbum ao vivo da banda, gravado no Hangar 110 em São Paulo em Dezembro de 2008, conta com Jonas na bateria e marca a transição para uma nova fase. O guitarrista Donida deixa os palcos para dedicar-se exclusivamente à composição do material da banda. Seu lugar, nos palcos, é ocupado por Maurício Nogueira.

 

O Matanza lança o seu quinto álbum, Odiosa Natureza Humana, em Março, pela Deckdisc em 20 de março de 2011. Em 2012, o Matanza lança seu sexto álbum de estúdio, Thunder Dope. Em 2015, a banda anunciou a saída do baixista China, substituído por Dony Escobar. Antes de sair, ele participou da gravação do sétimo álbum da banda, Pior Cenário Possível, lançado em 14 de abril de do mesmo ano. Em maio de 2018, a banda anunciou que encerraria suas atividades em outubro do mesmo ano. No dia 11 de Janeiro de 2019 a banda retornou sem Jimmy London, substituído pelo vocalista Vital Cavalcante, e agora com o nome Matanza Inc. O álbum, Crônicas do Post Mortem: Um Guia Para Demônios e Espíritos Obsessores, foi lançado no mesmo ano.

 Rockdigital