Nando Reis

José Fernando Gomes dos Reis nasceu em São Paulono dia 12 de janeiro de 1963. É um baixista, cantor, violonista, produtor e compositor brasileiro. Nando iniciou a sua carreira musical em 1982 na banda Titãs como baixista e vocalista. O seu primeiro álbum solo, 12 de Janeiro, foi lançado em 1995. O título do álbum é a data de aniversário do compositor. O seu segundo álbum solo, Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro, gravado em Seattle, e lançado em 2000. Além de composições inéditas, há canções de Reis anteriormente gravadas por Cássia Eller. Nando saiu dos Titãs após a gravação do álbum, A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, em 2001. O seu terceiro álbum solo, Infernal, foi gravado e lançado em 2001. O quarto álbum, A Letra A, foi gravado e lançado em 2003. É o primeiro álbum de Nando lançado pela Universal Music. Este álbum tem a participação da banda Os Infernais composta por Alex Veley nos teclados, Barrett Martin na bateria, Felipe Cambraia no baixo e Carlos Pontual na guitarra.

 

O seu primeiro álbum ao vivo, MTV Ao Vivo - Nando Reis e os Infernais, foi gravado em   junho de 2004 no Opinião em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e foi lançado no mesmo ano. Também foi lançado em formato DVD. O álbum também marcou a despedida do baterista João Viana, filho do cantor Djavan, que voltaria a tocar com o pai. Seu lugar seria assumido por Diogo Gameiro. A partir desse álbum, todos álbuns são creditados a Nando Reis e os Infernais. O seu quinto álbum, Sim e Não, foi lançado em 2006. Nani, sua ex-mulher foi a inspiração na canção "N", e Zoe, sua quarta filha, na canção “Espatódea”. O álbum marca a primeira vez que Nando compôs sem influência do álcool e outras drogas. O álbum, Luau MTV - Nando Reis e os Infernais, foi gravado no programa Lual MTV, no dia 21 de Janeiro de 2007 na Praia Vermelha, em Ubatuba, São Paulo, e lançado em maio. Drês é o sexto álbum de estúdio foi gravado em 2009 e lançado em 22 de maio de 2009, e lançado pela Universal Music.

 

O seu sétimo álbum de estúdio, Sei, foi gravado em Seattle, Washington, EUA. O álbum foi lançado por uma gravadora independente, devido ao fim do seu contrato com a Universal Music. Nando participou do show de 30 anos de carreira dos Titãs que ocorreu no Espaço das Américas, em São Paulo, na noite de 6 de outubro de 2012. O seu oitavo álbum, Jardim-Pomar, foi gravado em São Paulo e Seattle, e lançado em 11 de novembro de 2016. O álbum foi lançado em formato de digital, CD, K7 e vinil. Em 2017, o álbum venceu o Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Rock ou Alternativo em Língua Portuguesa. Em 2017, formou o supergrupo Trinca de Ases com Gilberto Gil e Gal Costa. Em 2018, o projeto dos três artistas se tornou um CD e um DVD, lançados no mês de março. O seu nono álbum, Não Sou Nenhum Roberto, Mas As Vezes Chego Perto, foi lançado em 19 de abril de 2019, com regravações das canções de Roberto Carlos.

 Rockdigital