NX Zero

É uma banda brasileira de emocore e hardcore melódico. A banda começou oficialmente no dia 10 de abril de 2001. Formada pelo guitarrista e vocalista Yuri Nishida. Na época, a banda era um power trio com apenas uma guitarra, um baixo e a bateria, e o nome da banda era NX Zero Granada. Em 2004, ainda com Yuri Nishida dividindo os vocais com Diego Ferrero e Leandro Rocha, a banda muda o nome para NX Zero, uma abreviação para Nexo Zero. O seu primeiro álbum, Diálogo?, foi lançado em 2004 pela Urubuz Records. O álbum foi um sucesso de vendas. Em 2006, assumiu as primeiras posições nas rádios do país. O NX Zero foi a primeira banda independente a conseguir alcançar a primeira posição no programa Disk MTV. Após esse feito, a banda fechou contrato com a Universal Music. O primeiro single “Além de Mim” do segundo álbum, NX Zero, lançado em 2006 fez enorme sucesso e a banda conseguiu o prestígio nacional. O primeiro grande prêmio que receberam, foi o Prêmio Multishow de Música Brasileira 2007 na categoria Revelação.

 

O segundo single, “Razões e Emoções”, foi o single de maior sucesso da banda até então. Eles também venceram o VMB 2007 nas categorias Hit do Ano, Artista do Ano. O seu terceiro álbum, Agora, foi lançado em 7 de julho de 2008. A banda venceu as três categorias nas quais fora indicada no prêmio mais popular de música brasileira, o VMB. O álbum, Agora, é considerado o trabalho mais comercial do grupo até então. O álbum foi vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro de 2009, empatado com o álbum Sacos Plásticos, dos Titãs. Em 2009, a banda lançou o seu quarto álbum, Sete Chaves. O álbum obteve êxito e o seu primeiro single, "Espero a Minha Vez" foi a quinta canção da banda a alcançar a primeira posição nas paradas musicais. Em 2010, eles lançaram o álbum remix Projeto Paralelo. Em março de 2011, o Nx Zero lançou o DVD Projeto Paralelo, que contém as releituras dos sucessos da banda em parceria com rappers nacionais e internacionais.

 

No dia 24 de setembro de 2011 a banda abriu o Rock in Rio IV no palco Mundo, no dia do rock, marcando assim sua primeira aparição no festival. Também em 2011, a banda lançou o álbum e mais o DVD, Multishow Ao Vivo: Nx Zero 10 anos. O show aconteceu na Via Funchal, em São Paulo. Em 14 de Agosto de 2012, depois de 3 anos, é lançado o álbum, Em Comum, Em 18 de novembro de 2014, a banda lança de forma independente, seu primeiro EP, Estamos no Começo de Algo Muito Bom, Não Precisa Ter Nome Não. Em 7 de agosto de 2015, a banda lança seu sexto álbum, Norte, pela Deckdisc. O álbum marca o retorno da banda depois de um período de crise. No dia 10 de junho de 2017, no programa Altas Horas, Di Ferrero anunciou que a partir de dezembro os membros da banda iriam tirar um período sabático por tempo indeterminado, para se dedicarem a projetos pessoais. O seu segundo álbum ao vivo, Norte Ao Vivo, foi lançado em CD e DVD. O show foi gravado na Audio Club, em São Paulo, no dia 14 de junho de 2017.

 Rockdigital