Titãs

É uma banda de rock brasileira. Quase todos os integrantes da banda se conheceram no Colégio Equipe, em São Paulo, no final da década de 1970. A partir de uma apresentação na Biblioteca Mário de Andrade no ano de 1982, passaram a fazer shows em várias casas noturnas da cidade, com o nome Titãs do Iê-Iê. O seu primeiro show ocorreu no dia 28 de setembro de 1982, no SESC Pompeia. A primeira formação contava com os vocalistas Arnaldo Antunes, Branco Mello, Ciro Pessoa, os baixistas Paulo Miklos e Nando Reis, o tecladista Sérgio Britto, os guitarristas Tony Bellotto e Marcelo Fromer e o baterista André Jung. Em 1984, Ciro deixou a banda. Nesse período, retiram o iê-iê, ficando somente Titãs. Logo depois, a banda assinou com a gravadora WEA e gravou seu primeiro álbum, Titãs. O lançamento do álbum aconteceu na danceteria Tífon em São Paulo. Após um show no Rio de Janeiro, no final de 1984, os Titãs decidiram substituir o baterista André Jung por Charles Gavin. André voltou para São Paulo e dois dias depois entrou para o Ira!. Os Titãs gravaram o seu segundo álbum, Televisão, lançado em 1985. Em junho de 1986 é lançado o terceiro álbum da banda, Cabeça Dinossauro. O álbum ganhou o primeiro Disco de Ouro da banda. O seu quarto álbum, Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas, foi lançado em 1987.

 

A banda gravou uma seleção ao vivo de músicas antigas e lançou o álbum, Go Back, em 1988. Lançado em 1991, Tudo ao Mesmo Tempo Agora, foi o sexto álbum da banda e o último trabalho com o vocalista Arnaldo Antunes. O cantor passou a se dedicar a sua carreira solo. Em 1994, Paulo Miklos e Nando Reis lançam seus primeiros trabalhos solo. Em 1997, para comemorar os 15 anos de carreira, a banda participou do projeto Acústico MTV, gravado no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro. Em 1999, o álbum, As Dez Mais, foi o primeiro trabalho inteiramente não autoral, com regravações de vários cantores. Em 2001, os Titãs assinaram com a Abril Music. No dia 11 de Junho, aos 39 anos de idade, o guitarrista Marcelo Fromer foi atropelado por uma moto em São Paulo e morreu dois dias depois. A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, é o décimo primeiro álbum de estúdio dos Titãs, lançado no mesmo ano. Em 9 de setembro de 2002, o baixista e vocalista Nando Reis anunciou que estava deixando a banda. Em 18 de fevereiro de 2006, ao lado do Afroreggae, a banda abriu o show dos Rolling Stones, realizado na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Em 2007, os Titãs completam 25 anos de carreira, comemorados com uma série de shows junto com Os Paralamas do Sucesso, que também completam 25 anos de carreira.

 

Após seis anos sem lançamento, o álbum, Sacos Plásticos, foi lançado em junho de 2009, e ganhou o Grammy Award Latino de melhor álbum de rock brasileiro. No dia 12 de fevereiro de 2010, os Titãs anunciaram em seu site oficial que o baterista Charles Gavin estaria deixando a banda por motivos pessoais, e foi substituído por Mario Fabre. No dia 23 de Setembro de 2011, ao lado dos Paralamas do Sucesso, a banda participou do show de abertura da quarta edição do Rock in Rio, no palco principal. A banda fez dois shows comemorativos de 30 anos de carreira, com a presença dos ex-integrantes Arnaldo Antunes, Nando Reis e Charles Gavin. O show foi em São Paulo, cidade natal da banda, no Espaço das Américas, na Barra Funda, na noite de 6 de outubro de 2012. Em fevereiro de 2016, a banda novamente fez a abertura dos shows dos Rolling Stones no Brasil, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, em duas noites diferentes. Em 11 de julho de 2016 o vocalista e guitarrista Paulo Miklos anuncia seu desligamento da banda. Em 23 de setembro de 2017, a banda se apresentou no Rock in Rio. Ciro Pessoa, um dos fundadores dos Titãs, morreu aos 62 anos, no dia 5 de maio de 2020. De acordo com Isabela Johansen, ex-mulher de Pessoa, ele estava lutando contra o câncer e nas indas e vindas ao hospital, acabou contraindo covid-19. Foi internado, mas infelizmente não resistiu.

 

 Rockdigital