Tihuana

Foi uma banda brasileira de rock. Do Rio de Janeiro, os quatro amigos e músicos, o baterista Paulo Guilherme, o baixista Román, o percussionista Baía e o guitarrista Léo se mudaram para São Paulo para a divulgação da banda Ostheobaldo. Em 1999, já na capital paulista, e com o fim da banda, os músicos conheceram o vocalista Egypcio, em uma feira de surf em São Paulo. Eles entraram em contato com o vocalista e juntos, começaram a gravar uma demo. Com apenas seis canções prontas, a banda foi batizada de Tihuana e assinou o seu primeiro contrato de gravação com a Virgin Records. Seu álbum de estreia, Ilegal, foi lançado em 1999. O álbum mistura hip hop, reggae, rock e ritmos latinos, guitarras pesadas e letras adolescentes. O álbum alcançou o primeiro disco de ouro da banda. A banda participou do Rock in Rio III em 2001, e lançaram o seu segundo álbum, A Vida nos Ensina, que foi lançado em 18 de setembro de 2002 pela Virgin Records.

 

A banda emendou a turnê do primeiro álbum no segundo, se apresentaram no Japão e, quando voltaram ao Brasil, já se preparavam para a produção do seu terceiro álbum, Aqui ou em Qualquer Lugar, um disco muito mais rock, com o peso das guitarras e um som mais visceral, tendo sido produzido por Rick Bonadio e Rodrigo Castanho. O álbum foi lançado em 30 de abril de 2003 pela Sony Music. O seu quarto álbum de estúdio, Tihuana, foi lançado em 2005. O primeiro single do álbum, foi a canção "Mulheres São de Vênus Homens São de Marte". e o segundo single, "Renata", que tratava de um tema polêmico, a prostituição infantil. Em 2006, o Tihuana lançou o seu quinto álbum, Um Dia de Cada Vez. O primeiro single do álbum foi "Na Parede do Quintal".

 

Em 2007, o Tihuana apareceu muito na mídia depois que a música "Tropa de Elite" do seu primeiro álbum, foi utilizada na trilha sonora do filme Tropa de Elite. Em 2008, a canção foi certificada com Disco de Platina, com mais de 100 mil downloads pagos. No mesmo ano, o Tihuana lança o CD/DVD ao vivo, Tropa de Elite - Ao Vivo, que foi gravado no estacionamento do Kazebre Rock Bar, na Zona Leste de São Paulo, no dia 23 de março de 2007. No início de 2013, lançaram o single, "Minha Rainha", com a participação de Digão dos Raimundos. O seu sexto álbum, Agora é Pra Valer !, que foi lançado no dia 10 de maio de 2013 pela Building Records. Em 2017, com a saída de Egypcio, a banda decidiu encerrar suas atividades por tempo indeterminado.

 Rockdigital