Pato Fu

 

É uma banda brasileira de rock alternativo. Em setembro de 1992, Fernanda Takai, vocalista da banda Fernanda & 3 do Povo, decidiu formar uma banda com dois amigos de uma loja de guitarras. Os amigos eram John Ulhoa e Ricardo Koctus. Decidiram se chamar Pato Fu em alusão a uma tira em que o gato Garfield lutava gato-fu. Em outubro de 1992, gravaram sua primeira fita demo, e, no final do ano, começaram a se apresentar em Belo Horizonte. Já no começo de 1993, participaram do Festival Pop Rock Brasil, também em BH. Em maio de 1993, o Pato Fu terminou de gravar o seu primeiro álbum, Rotomusic de Liquidificapum. Embora o álbum não tenha obtido o sucesso esperado, acabou atraindo a BMG, em 1994, durante uma apresentação no Rio de Janeiro. Em meio a outras bandas sem sucesso, o Pato Fu foi escolhido pela BMG para assinar um contrato com a gravadora. Em 1995, gravaram o segundo álbum, Gol de Quem?. O álbum garantiu o prêmio de revelação no 1º Video Music Awards da MTV Brasil. Pela primeira vez, o Pato Fu tocou nos Estados Unidos e aproveitou para trocar a sua bateria eletrônica por um músico de verdade, o baterista Xande Tamietti. Lançaram o álbum, Tem Mas Acabou, em 1996.

 

O álbum, Televisão de Cachorro, foi lançado em 1998. A faixa "Canção para Você Viver Mais" foi um grande sucesso, e foi uma homenagem ao pai da vocalista Fernanda Takai, Vitório Takai, que faleceu de câncer aos 52 anos. Também está presente no álbum uma regravação da música "Eu Sei", em homenagem a Renato Russo. No ano seguinte, 1999 chegou as lojas o álbum, Isopor, que foi considerado um dos 10 melhores álbuns de rock nacional da história. O álbum também recebeu certificado de disco de ouro. O sexto álbum da banda, Ruído Rosa, foi lançado em 2001. No mesmo ano, a banda se apresentou no Rock in Rio 3. No ano seguinte, a banda lança o CD e DVD, MTV Ao Vivo, show realizado no Museu de Arte da Pampulha em comemoração aos dez anos da banda. Durante os três anos que se seguiram, os agora cinco integrantes dedicam-se a tarefas pessoais. 2005 é o ano de lançamento do álbum, Toda Cura para Todo Mal, que inaugura o Rotomusic, o selo independente da banda. Fernanda Takai e John Ulhoa foram convidados para tocar a música "Eu Sei", no álbum, Renato Russo - Uma Celebração, em 2005.

 

No ano de 2007, lançaram o álbum, Daqui pro Futuro, que, antes mesmo de ser lançado nas lojas, já era vendido via internet. O álbum rendeu à banda o título de Melhor de 2007 pela revista Quem. Em junho de 2008, o Pato Fu anunciou a saída do tecladista Lulu Camargo. Em seu lugar entrou Dudu Tsuda, que também se apresentava com a vocalista Fernanda Takai na turnê solo, Onde Brilhem os Olhos Seus, dedicada à Nara Leão. Em janeiro de 2009, Lulu Camargo retorna à banda após 6 meses afastado. No mesmo ano, Fernanda lança seu segundo álbum solo, Luz Negra. Em agosto de 2010, a banda lança seu álbum, Música de Brinquedo, vencedor do Grammy 2011, de melhor álbum de música latina para crianças. O álbum conquistou o Disco de Ouro, sendo a primeira banda independente a ganhar o prêmio. Em 21 de outubro de 2014, a banda lança o álbum, Não Pare de Pensar, pelo seu selo independente, o Rotomusic. A banda anunciou a saída do baterista Xande Tamietti que foi substituído por Glauco Nastacia

 Rockdigital