Pitty

Priscilla Novaes Leone nasceu em Salvador no dia 7 de outubro de 1977. É uma cantora, compositora, produtora, instrumentista brasileira. Em 1996, Pitty começou a se envolver com o rock que era presente na cena underground baiana. Seu nome artístico Pitty, é o diminutivo de Pitica, forma como passou a ser chamada ainda na infância por conta da baixa estatura. Em 1997, ela forma em Salvador sua primeira banda, Shes de punk rock formado apenas por mulheres, atuando como baterista. Apesar de fazerem algumas apresentações, a banda não chegou a gravar nenhum álbum em estúdio, e no ano seguinte o grupo veio a se separar. Em 1998, ela integra a banda de hardcore punk Inkoma como vocalista. Em 2000, a banda lança o seu primeiro e único EP, Influir. Um ano após o lançamento, o grupo chegou ao fim. Em 2002, o produtor musical e diretor artístico Rafael Ramos da gravadora Deckdisc, convidou Pitty para ir ao Rio de Janeiro gravar o seu primeiro álbum solo. Em 20 de abril de 2003, é lançado o seu primeiro single, "Máscara. Em 7 de maio, chega às lojas o seu primeiro álbum, Admirável Chip Novo. Em março, lança oficialmente sua primeira turnê, a Admirável Turnê Nova.

 

O álbum encerrou o ano como o álbum de rock mais vendido no Brasil. Em março de 2004, ela participa da gravação do álbum Acústico MTV da banda Ira!, interpretando a faixa "Eu Quero Sempre Mais". No dia 26 de agosto, participa da gravação do álbum MTV Ao Vivo de Rita Lee cantando "Esse Tal de Roque Enrow". No mesmo ano ela ganha o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Revelação Solo. Em 21 de agosto é lançado o seu segundo álbum, Anacrônico. Em 2 de setembro, estreia a Turnê Anacrônica em São Paulo. Em 28 de maio de 2006, apresenta-se com sua banda no Rock in Rio Lisboa II, em Portugal, sendo a primeira apresentação internacional de sua carreira. Em 6 de julho grava o seu primeiro DVD, durante uma das apresentações da Turnê Anacrônica, no Citibank Hall em São Paulo. Em 11 de agosto é lançado o seu terceiro álbum, Chiaroscuro. Em 15 de outubro estreia a Turnê Chiaroscuro, no Citibank Hall, em São Paulo. Pitty começa a desenvolver um projeto paralelo ao lado do guitarrista da sua banda Martin Mendonça batizado de Agridoce.

 

Em 24 de outubro, é lançado o primeiro single do projeto, "Dançando", a canção marca uma ruptura drástica, deixando de lado o hard rock e focando-se em um estilo mais suave como o folk music. Ainda em 2010, foi eleita a vocalista feminina de rock mais sexy da América Latina e a 35º do mundo. Pitty foi o grande destaque da revista Billboard. No dia 2 de outubro apresenta-se na quarta edição do Rock in Rio. Em 1 de junho, estreia a Turnê Agridoce, em São Paulo, no palco, Além dos vocais, a cantora assume o piano, e Martin, o violão. Em 7 de novembro é lançado o primeiro álbum da dupla, Agridoce. Em 14 de março de 2012, o Agridoce participou do Festival de folk South By Southwest (SXSW). Em 29 de março de 2013, o Agridoce se apresenta no Lollapalooza, no Jockey Club, em São Paulo. Em 7 de maio de 2014 anuncia oficialmente seu retorno com sua banda, após três anos dedicando-se ao Agridoce. Em 2013, Pitty foi internada em uma UTI e teve uma parada estomacal. O seu álbum Setevidas, foi lançado no dia 3 de junho de 2014. Em 10 de fevereiro de 2017, a cantora é anunciada como a nova co-apresentadora do programa Saia Justa no canal GNT.

 Rockdigital