pepeu.jpg
Pepeu Gomes

Pedro Anibal de Oliveira Gomes nasceu em Salvador no dia 7 de fevereiro de 1952. É um cantor, guitarrista e compositor brasileiro. Pepeu Gomes começou a ter contato com a música desde muito cedo, pois seu pai tocava em uma orquestra de bailes e sua mãe dava aulas de piano. Aos 11 anos de idade, interessado no estilo da Jovem Guarda, ele forma sua primeira banda, o Los Gatos na qual tocava contra-baixo. Com 17 anos, Pepeu fugiu de casa e formou sua primeira banda profissional, Os Minos, que chegou a lançar um compacto, mas não progrediu. Passando a tocar guitarra, Pepeu entra para a banda Leif's fundada por Leif Erickson Lico, chegando a se apresentar em programas na TV local. Gilberto Gil chamou Pepeu para participar do show de despedida do Brasil que faria com Caetano Veloso em Salvador, devido o seu exílio político em Londres. Antes de viajar Gilberto Gil presenteou Pepeu com o álbum, Smash Hits de Jimi Hendrix, que viria ser o artista que mais o influenciaria ao longo de sua carreira. Na década de 70, com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Baby Consuelo, formam Os Novos Baianos, no qual tocava guitarra, compunha músicas e fazia os arranjos juntamente com Moraes. Após a gravação do primeiro álbum dos Novos BaianosÉ Ferro na Boneca, que foi lançado em 1970. Pepeu substituiu Lanny Gordin na Turnê Fa-tal de Gal Costa.

 

Pepeu partiu para a carreira solo no final dos Novos Baianos, em 1978. O seu primeiro álbum solo, Geração de som, foi lançado em 1978 pela Epic/CBS, e foi considerado um dos primeiros álbuns instrumentais do rock brasileiro. Na mesma época, ele tocou com Gilberto Gil no Montreux Jazz Festival na Suíça, que foi registrado no álbum, Gil ao Vivo em Montreux. O seu segundo álbum, Na Terra a Mais de Mil, foi lançado em 1979, sendo sua estreia como cantor. Em 1980, é convidado novamente para o Festival de Montreux, desta vez individualmente. Esse show também foi registrado e lançado no álbum ao vivo, Pepeu Gomes Ao Vivo: 14th Montreux Jazz Festival, foi lançado em 1980 pela WEA nos formatos LP e CD. Foi o primeiro álbum ao vivo na sua carreira solo. No Brasil, por conta da música "O Mal É O Que Sai Da Boca Do Homem", o álbum foi censurado pela Ditadura Militar, que ordenou a retirada de todos os exemplares do mercado. O seu quarto álbum, Pepeu Gomes, foi lançado em 1981 pela WEA. onde ganhou o seu primeiro disco de Ouro pela faixa "Eu também quero beijar". O seu quinto álbum, Um Raio Laser, foi lançado no ano seguinte. O seu sexto álbum, Masculino e Feminino, foi lançado em 1983, gravado nos EUA com os arranjos do maestro Ronnie Foster. O seu sétimo álbum, Energia Positiva, foi lançado em 1985, e no mesmo ano, ele se apresenta na primeira edição do Rock In Rio.

 

Em 1988, após um hiato de 3 anos, Pepeu lançou o seu oitavo álbum, Pedra Não é Gente Ainda, e excursionou pelo Brasil. Nesse mesmo ano, Pepeu foi considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria world music. O seu nono álbum, Instrumental On The Road, foi lançado em 1989 pela Warner Music. O álbum, Moraes e Pepeu, foi lançado em 1990, e foi o primeiro álbum da sua parceria com Moraes Moreira, e o álbum ao vivo, Moraes e Pepeu no Japão, foi lançado em 1991, com gravações realizadas no Clube Shibuya Quattro, em Tokio, e no Clube Paranóia, em Osaka. Em 2004, para comemorar seus 25 anos de carreira solo, ele lançou o CD e DVD, De espírito em paz - Ao Vivo. O seu décimo-sexto álbum solo, e o seu quinto álbum ao vivo, Eu Não Procuro o Som, foi lançado em 2011 pela Warner Music, o álbum traz registros de dois shows realizados no Rio de Janeiro em 1979, um no Teatro Tereza Raquel e o outro na Praça General Osório. O seu álbum instrumental, Alto da Silveira, foi lançado em 2014. Em dezembro de 2015, Os Novos Baianos anunciou um retorno com a formação original, e o album ao vivo, Acabou Chorare - Novos Baianos Se Encontram, foi lançado em 2017 pela Som LivrePepeu lançou o álbum, Eterno Retorno, em 2018, e foi o seu primeiro álbum de músicas inéditas em 25 anos.