Capital Inicial

É uma banda de rock brasileira. Em 1978, Fê Lemos, voltou de uma estadia na Inglaterra para Brasília, onde seu pai dava aulas na Universidade de Brasília. Ele se juntou a um grupo de jovens fãs de punk rock do conjunto de quatro prédios, a Turma da Colina, que incluía Renato Russo. , Renato e André Pretorius fundaram a banda Aborto Elétrico, com Renato no baixo, André na guitarra e na bateria. A banda não possuía ninguém no vocal. Pretorius teve de voltar para a África do Sul para cumprir o serviço militar, então Renato se tornou guitarrista e cantor, enquanto que o irmão de , Flávio Lemos, assumiu o baixo. A banda logo se tornou uma das mais populares de Brasília, e um dos seus maiores fãs era Dinho Ouro Preto, um velho amigo de Renato que comparecia a todos os shows. Em 1983, e Renato se desentenderam, causando a saída de Renato e a extinção do Aborto Elétrico. Os irmãos Lemos chamaram o guitarrista Loro Jones, e a vocalista Heloísa para formar outra banda, o Capital Inicial. Depois de um mês tocando em um Teatro da Associação Brasiliense de Odontologia com a Plebe Rude e a nova banda de Renato, a Legião Urbana. Por pressão dos pais, Heloísa sai da banda. Os Lemos fazem uma audição para um novo vocalista, e Dinho Ouro Preto assumiu o cargo.

 

Dinho insistiu para que a banda incluísse canções do Aborto no repertório, e mais tarde chamou Renato para concluir a letra de "Música Urbana", que se tornaria um dos primeiros sucessos do Capital. Em julho de 1983, estreiam com um show na Unb, tocando em seguida no SESC Pompeia em São Paulo e no Circo Voador no Rio de Janeiro. A banda segue em constantes viagens e apresentações nos principais palcos underground do rock brasileiro. No final de 1984, assinam seu primeiro contrato com a CBS, e se mudam para São Paulo no início de 1985. Logo em seguida lançam o seu primeiro compacto duplo, "Descendo o Rio Nilo"/"Leve Desespero". O primeiro álbum, Capital Inicial, foi lançado em 1986 pela Polygram. Em 1987, contando com o tecladista Bozzo Barretti em sua formação, o Capital Inicial lança seu segundo álbum, Independência. Nesse ano, é convidado para abrir os shows da turnê do cantor inglês Sting no Brasil. Em 1990, participam do festival Hollywood Rock, realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 1991, participam da segunda edição do festival Rock in Rio. Em 1992, Bozzo Barretti deixa o grupo, e em 1993, divergências musicais e pessoais levam o vocalista Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. Enquanto isso, o Capital Inicial, agora com o santista Murilo Lima nos vocais, lança o álbum, Rua 47 em 1995.

 

Em março de 1998, após o lançamento do álbum, O Melhor do Capital Inicial, pela Polygram, Dinho, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show, uma comemoração aos 15 anos da banda. Em julho do mesmo ano a banda assina com a gravadora Abril Music, e em setembro viajam para Nashville no Tennessee, EUA, onde gravam o seu sétimo álbum de estúdio, Atrás dos Olhos. Surge a ideia de fazer um álbum ao vivo, juntando novos e antigos sucessos. Rapidamente esta ideia se transforma no álbum, Acústico MTV, que foi lançado no dia 26 de maio de 2000. A banda participa do Rock in Rio III, diante de uma plateia de 250 mil pessoas. Em fevereiro de 2002, Loro Jones sai da banda. O guitarrista reclamou do excesso de tempo trabalhando, sendo substituído por Yves Passarel da banda Viper. Em 2008, lançam o álbum ao vivo, Multishow ao Vivo: Capital Inicial em Brasília, para comemorar os 25 anos de carreira. A banda tocou no Rock in Rio 2011. O Capital participou do Rock in Rio 2013. O segundo álbum acústico foi gravado em Nova York, o Acústico NYC, foi lançado em 2015. Em plena turnê do acústico NYC, a banda se apresentou na 7ª edição do Rock in Rio 2017. O seu décimo quarto álbum, Sonora, foi lançado em 2018.

 Rockdigital