Supla


Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy nasceu em São Paulo no dia 2 de abril de 1966. É um cantor, compositor e ator brasileiro. Supla iniciou sua carreira tocando versões de punk e hardcore norte-americano e britânico das décadas de 1970. Supla foi vocalista de diversas bandas em sua carreira, o início se deu no Metropolis, depois Zig Zag que mais tarde se tornou a banda Tokyo que foi criada em 1984. Humanos é o nome do álbum de estreia da banda, lançado em 1985 pela Epic Records. O primeiro single da banda, "Humanos", foi o primeiro sucesso, e também o primeiro a ter um videoclipe. O segundo single, "Garota de Berlim", contem a participação da cantora Nina Hagen. Supla é o seu primeiro álbum solo, lançado em 1989 pela RGE, com a participação dos ex-integrantes da banda Tokyo. Supla participa do Rock in Rio II em 1991. O seu segundo álbum de estúdio, Supla, foi lançado no mesmo ano pela EMI. Ele se muda para Nova York e cria a banda Psycho 69.

 

Em 1995, com a banda, lança o álbum, Psycho 69, e abre a última turnê do Ramones em São Paulo no ano seguinte. Com a popularidade em alta, Supla tocou no Rock in Rio III e participou da primeira edição do Reality Show Casa dos Artistas do SBT. A sua popularidade no programa foi de tamanha repercussão que o seu terceiro álbum, O Charada Brasileiro, foi lançado em 2001 pela Abril Music. O single de maior sucesso do álbum foi "Green Hair (Japa Girl)", canção que foi lançada originalmente pela Psycho 69, em 1995 com a letra inteira em inglês. Nessa fase ele contava em seus shows com a banda Holly Tree. Político e Pirata é o seu quarto álbum de estúdio, lançado em 2002 pela Abril Music. O CD foi vendido nas bancas de jornais. O seu quinto álbum solo, Bossa Furiosa, foi lançado em 2003. Parte do álbum já havia sido gravado em 1999 em Nova York. João Suplicy participa em algumas faixas tocando violão.

 

Em 2005, ele lançou seu primeiro DVD, Só na Loucura, do show gravado em dezembro de 2004 no Hotel Unique, em São Paulo. O seu sétimo álbum, Vicious, foi lançado em 2006 pela Arsenal Music. Com o Brothers of Brazil, banda que tem com seu irmão João, eles se apresentam no Rock in Rio Lisboa em 2008, e lança o primeiro álbum da banda, Punkanova, em 2009, que foi lançado nos Estados Unidos pela gravadora SideOnneDummy onde se apresentaram na Warped Tour durante o verão de 2011 nos Estados Unidos. Além dessa turnê, os irmãos se apresentaram na Califórnia e em Nova York. Com o Brothers, ele se apresentou no Lollapalooza 2014, e no Palco Sunset do Rock in Rio VI em 2015. Supla faz diversas apresentações com Glen Matlock do Sex Pistols no Brasil. Durante a turnê do seu oitavo álbum, Illegal, que foi lançado em 2018, Supla fez três shows em Nova York, no mês de fevereiro e março, acompanhado da pianista Victoria Wells

 Rockdigital