Skank

É uma banda brasileira de pop rock. Em 1983, Samuel Rosa e Henrique Portugal começaram a tocar em uma banda de reggae chamada Pouso Alto do Reggae, junto com os irmãos Dinho na bateria e Alexandre Mourão no baixo. Em 1991, o Pouso Alto conseguiu um show na casa de concertos Aeroanta, em São Paulo. Os irmãos Mourão não puderam participar, e foram substituídos pelo baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti no show. Antes da apresentação, o grupo mudou seu nome para Skank, inspirado na música "Easy Skanking" do Bob Marley. A banda fez sua estreia em 5 de junho de 1991. O primeiro álbum, Skank, foi lançado de forma independente, em 1992 no formato CD. O destaque da banda na cena underground despertou o interesse da gravadora Sony Music que, junto ao Skank, inaugurou no Brasil o selo Chaos, e relançou o álbum em abril de 1993. O segundo álbum, Calango, foi lançado em 1994 com as músicas "Jackie Tequila" e "Te Ver" se tornaram hits. O álbum seguinte, O Samba Poconé, lançado em 1996, levou o grupo a se apresentar fora do Brasil.

 

O single "Garota Nacional" foi sucesso no Brasil e liderou a parada espanhola na versão original por três meses. A canção foi o único exemplar da música brasileira a integrar o box Soundtrack for a Century, lançada para comemorar os 100 anos da Sony Music. Em 1998, a banda lançou o álbum, Siderado. As músicas "Resposta" e "Saideira" se tornaram hits. O álbum foi lançado em julho, e mixado no estúdio londrino Abbey Road. Lançado em julho de 2000, o álbum, Maquinarama. Os principais singles do álbum foram "Três Lados" e "Balada do Amor Inabalável". Em 2001, a banda registrou seus sucessos no CD e DVD, MTV ao Vivo em Ouro Preto, e alcançou a primeira posição nas paradas de sucesso com a balada "Acima do Sol". Em 2003, o álbum, Cosmotron, foi lançado em agosto daquele ano. O primeiro single lançado foi "Dois Rios". A banda saiu em turnê fora do país, e fez uma apresentação no palco principal do Festival de Roskilde, na Dinamarca. Em novembro 2004, a banda lança a sua primeira coletânea de sucessos, Radiola. O seu nono álbum, Carrossel, foi gravado no estúdio da banda, em Belo Horizonte, e foi lançado em 2006.

 

Na época do lançamento do álbum, o Skank disponibilizou todo o conteúdo do álbum em um aparelho de celular W300 da Sony Ericsson. Com esta ação, o Skank se tornou a primeira banda brasileira a fazer esse tipo de ação móbile, rendendo para a banda o primeiro Celular de Ouro do Brasil, certificação reconhecida pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos. O Skank lançou o álbum, Estandarte, lançado em outubro de 2008. O primeiro single, "Ainda Gosto Dela" teve a participação de Negra Li. A revista Rolling Stone considerou-o um dos 25 melhores álbuns nacionais lançados em 2008. Ainda no mesmo ano, o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2009, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. No dia 19 de junho de 2010, o Skank gravou, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o CD e DVD, Multishow Ao Vivo - Skank no Mineirão. No mesmo ano foi lançado uma versão comemorativa dos 15 anos do álbum Calango. Em junho de 2011, o Skank se tornou a primeira banda brasileira a ganhar um Leão de Ouro no Cannes Lions, pelo projeto Skankplay, na categoria Melhor Uso de Mídia Social. Em 2014 a banda lançou o álbum, Velocia, com canções voltadas para o folk e o reggae, tendo como primeiro single "Ela me deixou".

 Rockdigital