Violeta de Outono

É uma banda brasileira de rock progressivo. Fabio Golfetti e Cláudio Souza fundaram o Violeta de Outono em 1985. Ambos haviam recentemente saído da banda New Romantic Zero. Angelo Pastorello mais tarde se juntaria a eles, e com esta formação lançaram a fita demo, Memories, no mesmo ano. A fita chamou a atenção da gravadora independente Wop-Bop Records, que lançou o seu primeiro EP, Reflexos da Noite, em 1986. Em 1987, o primeiro álbum, Violeta de Outono, foi lançado em 7 de julho de 1987 pela RCA Records. O álbum contém o cover da canção "Tomorrow Never Knows" dos Beatles. Em 1988 lançaram o EP, The Early Years, contendo covers de "Citadel", dos Rolling Stones, "Interstellar Overdrive", do Pink Floyd, "Within You Without You", dos Beatles, e "Blues for Findlay", do Gong. No ano seguinte, seu segundo álbum de estúdio, Em Toda Parte, foi lançado pela Ariola Records. A partir desse álbum, o Violeta de Outono abandonou sua sonoridade pós-punk anterior e rumou a uma direção mais experimental, influenciada pelo rock progressivo.

 

Em 1990, Cláudio Souza deixou a banda, e foi substituído por Cláudio Fontes. Em 1993, Souza retorna, e o Violeta entra em um hiato, retornando à ativa em 1995 com o álbum ao vivo, Eclipse, e com seu terceiro álbum de estúdio, Mulher na Montanha, que começou a ser gravado nesse ano, mas só foi concluído e lançado em 1999. Em 2000, a banda lançou o seu segundo álbum ao vivo, Live at Rio ArtRock Festival '97, uma gravação de sua performance no Rio ArtRock Festival no Rio de Janeiro em 1997. Em 2000, o Violeta de Outono mudou sua formação com Gregor Izidro substituindo Cláudio Souza e Sandro Garcia substituindo Pastorello. Porém, ambos retornaram para a gravação do quarto álbum de estúdio da banda em 2003, Ilhas, que foi lançado em 2005. O seu primeiro vídeo, Violeta de Outono & Orquestra, foi lançado em 2006, gravado durante uma performance em São Paulo dois anos antes, com a participação especial da Orquestra Sinfônica da USP.

 

No mesmo ano, Pastorello deixou novamente a banda e foi substituído por Gabriel Costa, e Fernando Cardoso assumiu a posição de tecladista. O seu quinto álbum de estúdio, Volume 7, foi lançado em 2007. Em 2009, Cláudio Souza deixou a banda pela terceira vez, mas antes gravaram o segundo vídeo da banda, Seventh Brings Return, no qual fizeram covers ao vivo de Pink Floyd e Syd Barrett, e também tocaram o seu primeiro álbum na íntegra em um show ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo. Fred Barley entrou no lugar de Souza, mas Barley deixou a banda em 2011 para se juntar ao Terço, e foi substituído por José Luiz Dinola. O sexto álbum da banda, Espectro, foi lançado em 2012. O seu sétimo álbum de estúdio, Spaces, foi lançado em 14 de outubro de 2016. No mesmo ano, a revista Rolling Stone Brasil o elegeu o 25º melhor álbum brasileiro de 2016.

 Rockdigital