Cradle of Filth

É uma banda inglesa de metal extremo. Daniel Davey ou Dani Filth, quando terminou seus estudos no colegial, no fim de 1991, formou a banda Cradle of Filth. A formação inicial era de Dani nos vocais, Jon Kennedy no baixo, Darren J. White na bateria, Robin Graves na guitarra, Paul Ryan na guitarra e Benjamin Ryan nos teclados. Devido aos fracos desempenhos de Robin como guitarrista ele deixa a banda e é substituído por Paul Allender. A banda assinou um contrato com a Cacophonous Records. O seu primeiro álbum, The Principle of Evil Made Flesh, foi lançado em 24 de fevereiro de 1994. A banda acusou a Cacophonous de má gestão contratual e financeira. A versão original do álbum, Dusk ... and Her Embrace, foi gravada pela Cacophonous, mas foi engavetado. Em 1995 os irmãos Ryan deixam a banda. Eles foram substituídos pelo tecladista Damien Gregory e pelo guitarrista Stuart Anstis. A banda finalmente assinou contrato com o Music for Nations. A última gravação pela Cacophonous para cumprir contrato foi o EP V Empire or Dark Faerytales in Phallustein, lançado em 1996. O EP marcou a estréia de Sarah Jezebel Deva na banda, substituindo Andrea MeyerPaul Allender também resolve sair, sendo substituído por Jared Dementer, que sai para a entrada de Gian Pyres

 

A banda regravou o álbum, Dusk ... and Her Embrace, e foi lançado em 18 de agosto de 1996. Em 1997 o tecladista Damien sai para seguir sua carreira de escritor para uma revista de heavy metal e no seu lugar entra Les 'Lector' Smith. Também no mesmo ano, o Cradle of Filth faz shows pelos EUA, no Dynamo Open Festival e no Milwaukee Music FestivalEm 1998, a banda apareceu na série de documentários da BBC Living with the EnemyO seu terceiro álbum, Cruelty and the Beast, foi lançado em 5 de maio de 1998. O baterista Nicholas deixa a banda e é substituído por Was Sarginson. O tecladista Lector e o guitarrista Stuart Anstis saem da banda, ambos alegando diferenças pessoais. Voltaram então os guitarristas Paul Allender e Gyan Pyres. Em 2000, Martin Powell se juntou ao Cradle of Filth, vindo para o lugar de Lector nos teclados. O seu quarto álbum, Midian, foi lançado em 30 de outubro de 2000. Em 2001, a banda cancela o contrato com a gravadora Music for Nations. No meio do ano, o baixista Robin Graves sai da banda  e foi substituído por Dave Pyrus ex-Anathema. Em abril de 2001, o guitarrista Gian Pyres sai da banda. O seu quinto álbum, Damnation and a Day, foi lançado em 10 de março de 2003 pela Sony Records. A banda assinou um contrato com a depois de apenas um ano. No mesmo ano abriram alguns shows do Iron Maiden na Europa.

 

O seu sexto álbum, Nymphetamine, foi lançado em 28 de setembro de 2004 pela Roadrunner Records. O seu sétimo álbum, A thornography, foi lançado em 17 de outubro de 2006. O baterista de longa data Adrian Erlandsson deixou a banda em novembro de 2006 e foi substituído por Martin Škaroupka. O seu oitavo álbum, Godspeed no Devil's Thunder, foi lançado em 28 de outubro de 2008. O seu nono álbum, Darkly, Darkly, Venus Aversa, foi lançado em 1 de novembro de 2010 pela gravadora independente britânica Peaceville Records. O seu décimo álbum, The Manticore and Other Horrors, foi lançado em 29 de outubro de 2012. Em abril de 2014, Paul Allender deixou o Cradle of Filth mais uma vez. James McIlroy também deixou a banda. Os dois guitarristas foram substituídos nas próximas turnês por Marek Ashok Šmerda e Richard Shaw. O seu décimo primeiro álbum, Hammer of the Witches, foi lançado em 10 de julho de 2015 pela Nuclear Blast Records. O seu décimo segundo álbum, Cryptoriana - The Seductiveness of Decay, foi lançado em 22 de setembro de 2017. Em 10 de fevereiro de 2020, foi anunciado que o tecladista e vocalista Lindsey Schoolcraft havia saído da banda.

 Rockdigital