Cradle of Filth
É uma banda inglesa de Metal Extremo. A banda foi formada em 1991 por Dani Filth com Paul Ryan, Jon Pritchard, Benjamin Ryan e Daz Gardner. Depois de gravar a demo, Invoking the Unclean, em 1992, a banda adicionou o segundo guitarrista Robin Graves, que estreou na segunda demo, Orgiastic Pleasures Foul. Pouco depois de seu lançamento, Kennedy saiu e Graves mudou para o baixo, e Paul Allender foi contratado para a segunda guitarra. O seu primeiro álbum, Total Fucking Darkness, foi lançado em 1992. Gardner saiu, e foi substituído por William "Was" Sarginson. Durante uma turnê ao lado da banda Emperor em 1993, Sarginson foi substituído por Nicholas Barker, e a banda adicionou Andrea Meyer como sua primeira vocalista de apoio. Ainda durante a turnê, a banda assinou um contrato com a Cacophonous Records. O seu primeiro álbum, The Principle of Evil Made Flesh, foi lançado em 24 de fevereiro de 1994. A banda gravou o seu segundo álbum planejado para Cacophonous em 1995, com Sarah Jezebel Deva assumindo o lugar de Meyer e o baixista Jon Kennedy se juntando no lugar de Graves. Devido a disputas legais, o álbum não foi lançado, e a banda eventualmente se separou da gravadora, e os irmãos Ryan, Allender e Kennedy deixaram a banda. No outono, o guitarrista Stuart Anstis, o baixista Graves e o tecladista Damien Gregori foram contratados. O seu primeiro EP, V Empire or Dark Faerytales in Phallustein, foi lançado em 22 de abril de 1996 pela Cacophonous Records.
A banda regravou o seu segundo álbum, Dusk... and Her Embrace, que foi lançado em 28 de agosto de 1996 pela Music for Nations. Em 1997, Gregori foi demitido da banda, e foi substituído por Les "Lecter" Smith. No mesmo ano, o Cradle of Filth faz shows pelos EUA, no Dynamo Open Festival e no Milwaukee Music Festival. O seu terceiro álbum, Cruelty and the Beast, foi lançado em 5 de maio de 1998. Barker saiu, e foi inicialmente substituído por Was Sarginson, que logo foi substituído por por Dave Kunt, e finalmente por Adrian Erlandsson. Em julho de 1999, Pyres deixou a banda. O seu segundo EP, From the Cradle to Enslave, foi lançado em 30 de outubro de 1999. No mesmo mês, Stuart Anstis e Les Smith também saem da banda, e voltaram os guitarristas Paul Allender e Gyan Pyres. Em 2000, Martin Powell se juntou ao Cradle of Filth, vindo para o lugar de Lector nos teclados. O seu quarto álbum, Midian, foi lançado em 30 de outubro de 2000. Em 2001, a banda cancela o contrato com a gravadora Music for Nations. No meio do ano, o baixista Robin Graves sai da banda e foi substituído por Dave Pyrus. Em abril de 2001, o guitarrista Gian Pyres sai da banda. O seu primeiro álbum ao vivo, Live Bait for the Dead, foi lançado em 19 de agosto de 2002 pelo selo Abracadaver da própria banda, e foi gravado em Nottingham Rock City em 14 de abril de 2001. O guitarrista Pyres saiu da banda pela segunda vez, depois da gravação do seu quinto álbum, Damnation and a Day, que foi lançado em 10 de março de 2003 pela Sony Records. A canção "Babalon A.D. (So Glad for the Madness)" alcançou a posição 35 no UK Singles Chart. James McIlroy assumiu a guitarra na vaga de Pyres.
O seu sexto álbum, Nymphetamine, foi lançado em 28 de setembro de 2004 pela Roadrunner Records. O seu sétimo álbum, A thornography, foi lançado em 17 de outubro de 2006. O baterista de longa data Adrian Erlandsson deixou a banda em novembro e foi substituído por Martin Škaroupka. O seu oitavo álbum, Godspeed no Devil's Thunder, foi lançado em 28 de outubro de 2008. O seu nono álbum, Darkly, Darkly, Venus Aversa, foi lançado em 1 de novembro de 2010 pela gravadora independente britânica Peaceville Records. O seu décimo álbum, The Manticore and Other Horrors, foi lançado em 29 de outubro de 2012. Em abril de 2014, Paul Allender deixou o Cradle of Filth mais uma vez. James McIlroy também deixou a banda. O seu décimo primeiro álbum, Hammer of the Witches, foi lançado em 10 de julho de 2015 pela Nuclear Blast Records. O seu décimo segundo álbum, Cryptoriana - The Seductiveness of Decay, foi lançado em 22 de setembro de 2017. Em 10 de fevereiro de 2020, foi anunciado que a tecladista e vocalista Lindsey Schoolcraft havia saído, e foi substituída por Anabelle Iratni, que participou do seu décimo terceiro álbum, Existence Is Futile, que foi lançado em 22 de outubro de 2021. Em 4 de maio de 2022, Dani anunciou a saída do guitarrista Richard Shaw e da tecladista Anabelle. Ao mesmo tempo, Donny Burbage se juntou como o novo guitarrista com Zoe Marie Federoff como a nova tecladista. Stuart Anstis faleceu em agosto de 2022, aos 48 anos