Crash Test Dummies
É uma banda canadense de Rock. Em 1986, o baterista Curtis Riddell se juntou ao guitarrista Brad Robert e o baixista George West para formar a Bad Brad Roberts and the St. James Rhythm Pigs, uma banda de bar de Winnipeg, Manitoba. Com o tempo, a banda evoluiu para Crash Test Dummies, um nome sugerido por um amigo da banda que estava na faculdade de medicina. O manequim de diagnóstico, conhecido como crash test dummy, já era conhecido do público nessa época. A banda adotou o nome como uma piada. O tecladista Ellen Reid e o gaitista Benjamin Darvill, se tornaram adições permanentes. West foi substituído por Dan Roberts, irmão de Brad. Riddell foi substituído por Vince Lambert, que foi substituído pelo baterista Mitch Dorge. Após assinar um contrato com a BMG Records em 1991, e assinou também com o empresário Jeff Rogers para gerenciar a banda. O seu primeiro álbum, The Ghosts That Haunt Me, foi lançado no Canadá em 1991. O single "Superman's Song", apareceu na parada RPM Top Singles daquele ano, e apareceu na trilha sonora de um episódio da série de TV Due South, e rendeu à banda o prêmio Juno Awards de 1992 de Grupo do Ano. O seu segundo álbum, God Shuffled His Feet, foi lançado em 1993. Um novo tipo de formato de rádio, o rock alternativo orientado a álbuns adultos, colocaram o primeiro single do álbum, "Mmm Mmm Mmm Mmm", em alta rotação e a música alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100, e alcançou a segunda posição na UK Singles Chart. Em janeiro de 1995, a banda lançou "The Ballad of Peter Pumpkinhead" como single e na trilha sonora da comédia Dumb and Dumber de Jim Carrey e Jeff Daniels. O single, creditado a The Crash Test Dummies and Ellen Reid, alcançou a posição 30 na UK Singles Chart e foi um hit de número 4 no Canadá. O seu terceiro álbum, A Worm's Life, foi lançado em 1996, com sucesso comercial moderado. O single principal "He Liked to Feel It" alcançou o segundo lugar no Canadá, se tornando o single mais bem colocado da banda em seu país.
O seu quarto álbum, Give Yourself A Hand, foi lançado em 23 de março de 1999. O álbum foi gravado em Nassau, nas Bahamas, depois que a BMG rejeitou 35 músicas durante a produção desse álbum. A banda e a gravadora se separaram, e Brad Roberts formou a sua própria gravadora independente, a Cha-Ching Records. Depois de sofrer um acidente de carro quase fatal no outono de 2000, Brad se recuperou na cidade de Argyle, Nova Escócia. Foi lá que ele conheceu alguns pescadores de lagosta locais e músicos, Kent Greene, Dave Morton e Danny MacKenzie. Juntos, eles gravaram a maior parte do álbum, que seria o primeiro álbum solo de Brad. Mais tarde, Ellen foi trazida para gravar backing vocals para algumas músicas, e Dan concordou em fazer uma turnê com Brad. Quando Ellen e Mitch concordaram em fazer uma turnê também, a gravação se tornou o quinto álbum da banda, I Don't Care That You Don't Mind, que foi lançado em 3 de abril de 2001. Brad, Dan e Ellen retornaram como Crash Test Dummies com o seu sexto álbum, Jingle All the Way, que foi lançado no final de 2002, como um álbum de Natal. O seu sétimo álbum, Puss 'n' Boots, foi lançado em 21 de outubro de 2003. Assim como o quinto álbum solo de Brad, e se tornou o oitavo álbum de estúdio da banda, Songs of the Unforgiven, que foi lançado em 12 de outubro de 2004 pela Deep Fried Records. Apesar do hiato, em 2006, Brad Roberts começou a gravar o próximo álbum da banda. O trabalho continuou em 2008 em canções para o próximo álbum que foi provisoriamente intitulado Toys. Em julho de 2009, o título do álbum foi renomeado, e o seu nono álbum, Oooh La La, foi lançado em 11 de maio de 2010. O lançamento do álbum foi acompanhado pela banda em turnê no formato Acoustic Trio composto por Roberts e Ellen Reid, acompanhados por Stuart Cameron ou Murray Pulver na guitarra.
Em 9 de outubro de 2010, na parte canadense da turnê, Dan Roberts e Mitch Dorge se juntaram a Brad Roberts e Ellen Reid na cidade natal da banda, Winnipeg, para a primeira apresentação da formação original em uma década. Benjamin Darvill não estava presente na reunião. Em 2014, Marc Mysterio ajudou a formar uma nova formação com Roberts e Mark Crozer do Jesus and Mary Chain, que lançou o single, "Promised Land". Os lucros foram para beneficiar a Cruz Vermelha Internacional para ajudar na crise de refugiados sem precedentes na Europa. Após a conclusão da turnê do álbum, a banda entrou em um hiato por tempo indeterminado. Ellen Reid decidiu se aposentar das apresentações e Brad Roberts começou a desenvolver problemas nas costas. No entanto, o hiato foi encerrado quando Brad decidiu fazer uma turnê solo em 2015. Na primavera de 2016, Brad anunciou sua primeira turnê pelo Canadá, como o ultimo membro ativo da banda, acompanhado do guitarrista Stuart Cameron. No verão de 2017, a banda completa, exceto Benjamin Darvill, se reuniu para um show em Winnipeg, e Brad Roberts fez uma turnê pela África do Sul no início de 2018. A banda continuou a se apresentar junta naquele verão, incluindo uma parada no Burl's Creek Event Grounds de Ontário em julho. No outono de 2018, foi anunciado que Brad, Ellen, Dan e Dorge fariam sua primeira turnê completa pelo Canadá e EUA em quase duas décadas para comemorar o 25º aniversário do álbum, God Shuffled His Feet. A banda continuou em turnê até 2022 em comemoração ao 30º aniversário de seu primeiro álbum, The Ghosts That Haunt Me. No início de 2023, a banda lançou a sua primeira música "Sacred Alphabet", com a banda completa em mais de uma década.