Dicionário do Rock

Acustico

Música acústica refere-se exclusivamente ou principalmente a música que utiliza instrumentos que produzem som totalmente acústicos, em oposição aos meios eletrônicos. O termo música acústica foi cunhado após o invento dos instrumentos elétricos, como a guitarra elétrica, baixo elétrico e os sintetizadores. Os instrumentos acústicos vibram e produzem som através de ondas mecânicas pelo ar. Todos esses instrumentos chamados de acústicos são utilizados em apresentações de música acústica. Após a popularidade do MTV Unplugged, com atuações de artistas em shows acústicos, que costumam contar com instrumentos não eletrônicos, eles se tornaram concertos desconectados. O primeiro registro em vídeo de um acústico foi o 68 Comeback Special da TV NBC, que foi ao ar no dia 3 de dezembro de 1968, em que Elvis Presley voltava a se apresentar na TV depois de oito anos.

Álbum

 

Álbum musical é uma coleção de músicas relacionadas, lançadas juntas comercialmente em um formato de áudio para o público. As faixas do álbum normalmente estão relacionadas quanto a tema e estilo musical, mas isso não é uma regra. Um álbum pode ser lançado em diversas mídias diferentes, desde mídias físicas, como CD, DVD áudio, fita cassete e disco de vinil, até em mídias digitais, como arquivos MP3 e AAC. O álbum de maior sucesso e popularidade de todos os tempos, além de ser o mais vendido é Thriller de Michael Jackson, lançado pela gravadora Epic Records, em novembro de 1982. LPs de vinil têm dois lados, cada um constituído por metade do álbum. O álbum,  em geral, possui de 10 a 12 faixas.

Álbum conceitual


É um álbum cujas faixas possuem um propósito ou significado maior coletivamente do que individualmente. Isso normalmente é alcançado por meio de uma única narrativa ou tema central, que pode ser instrumental, composicional ou lírico. Às vezes, o termo é aplicado a álbuns considerados de excelência uniforme, em vez de LP com um motivo musical ou lírico explícito. O formato se originou com o cantor folk Woody Guthrie no álbum, Dust Bowl Ballads, lançado em 1940 e foi posteriormente popularizado pelo cantor pop / jazz tradicional Frank Sinatra, com uma sequência de álbuns dos anos 1940-50, embora o termo seja mais frequentemente associado ao rock. Na década de 1960, vários álbuns conceituais bem conceituados foram lançados por várias bandas de rock, o que acabou levando à invenção do rock progressivo e da ópera rock. Desde então, muitos álbuns conceituais foram lançados em vários gêneros musicais.

Billboard

 

É uma revista semanal norte-americana especializada em informações sobre a indústria musical. Foi fundada em 1894, tendo como foco inicial o mercado publicitário, mas passou a tratar apenas de música a partir de dos anos de 1950. Mantém vários rankings reconhecidos internacionalmente que classificam canções e álbuns populares em várias categorias e estilos. A Billboard Hot 100 é a tabela musical padrão da indústria musical americano para singles, publicada semanalmente pela revista Billboard. As classificações nos gráficos são baseadas em vendas físicas e digitais, execuções de rádio (airplay) e streaming online nos EUA. A primeira canção número um da Billboard Hot 100 foi "Poor Little Fool" de Ricky Nelson, no dia 4 de agosto de 1958. A Billboard 200 é uma lista classificando os 200 álbuns e EP mais vendidos nos EUA, publicado semanalmente pela revista Billboard. É frequentemente usada para medir a popularidade de um artista ou conjunto. O primeiro álbum a ser lançado e ir direto a posição Top 1, foi o álbum, Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy, do Elton John de 1975. Em 4 de janeiro de 1936 a Billboard publicou o seu primeiro ranking musical, e em 20 de julho de 1940 publicou sua primeira lista de popularidade musical. Anualmente, a revista entrega o Billboard Music Awards, um prêmio que honra os artistas e as canções mais populares de um certo ano. 

 

Bonnaroo Music and Arts Festival

É um festival americano anual de música de quatro dias desenvolvido e produzido pela Superfly Presents e AC Entertainment. Desde seu primeiro ano em 2002, ele foi realizado no Great Stage Park em uma fazenda de 280 hectares em Manchester, no Tennessee. O primeiro Bonnaroo Music Festival aconteceu em 2002. Os fundadores escolheram bonnaroo (gíria crioula que significa diversão) por seu significado literal e para homenagear a rica tradição musical de Nova Orleans da qual desfrutaram na faculdade. Bonnaroo foi popularizado pelo cantor de R&B de Nova Orleans, Dr. John, com seu álbum de 1974, Desitively Bonnaroo. O festival normalmente começa na segunda quinta-feira de junho e dura quatro dias. As principais atrações do festival são os vários palcos com música ao vivo com uma grande variedade de estilos musicais, incluindo indie rock, rock clássico, world music, hip hop, jazz, americana, bluegrass, country music, folk, gospel, reggae, pop, eletrônico, e música alternativa. Os atos musicais começam na quarta-feira à noite, continuando durante todo o festival com apresentações começando todos os dias ao meio-dia, e alguns palcos entretendo os frequentadores do festival até o amanhecer. O festival foi classificada em 2003 pela Rolling Stone magazine como um dos 50 Momentos que mudaram Rock & Roll, Festival da Década pela Consequence of Sound, e entre os 10 melhores festivais pela revista GQ. Devido à pandemia COVID-19, o festival de 2020 foi inicialmente adiado para 24 a 27 de setembro, mas acabou sendo cancelado por completo. 

Coachella Fest

 

O Coachella Valley Music and Arts Festival é um festival anual de música e artes realizado no Empire Polo Club em Indio, Califórnia, no Coachella Valley, no deserto do Colorado. Depois de um concerto de 1993 que o Pearl Jam tocou no Empire Polo Club, enquanto boicotava locais controlados pela Ticketmaster. O show validou a viabilidade do site para hospedar grandes eventos, levando ao Festival Coachella inaugural sendo realizado ao longo de dois dias em outubro de 1999, três meses após o Woodstock '99. Foi co-fundada por Paul Tollett e Rick Van Santen em 1999 e é organizada pela Goldenvoice, uma subsidiária da AEG Presents. O evento apresenta artistas musicais de vários gêneros, incluindo rock, pop, indie, hip hop e música eletrônica, bem como instalações de arte e esculturas. Do outro lado do terreno, vários palcos recebem música ao vivo continuamente. Depois que nenhum evento foi realizado em 2000, o Coachella retornou anualmente, começando em abril de 2001 como um evento de um dia. Em 2002, o festival voltou ao formato de dois dias. O Coachella foi ampliado para um terceiro dia em 2007 e, eventualmente, um segundo fim de semana em 2012, e agora é realizado em finais de semana de três dias consecutivos em abril, com a mesma programação a cada fim de semana. É um dos maiores, mais famosos e lucrativos festivais de música dos EUA e do mundo. O sucesso do Coachella levou a Goldenvoice a estabelecer festivais de música adicionais no local, incluindo o festival anual de música country Stagecoach com início em 2007, o festival de thrash metal Big 4 em 2011 e o Desert Trip de rock clássico orientado em 2016.

CD

 

O compact disc ou CD, foi lançado em agosto de 1982 na Alemanha pela Polygram, prometendo maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos e desaparecerem quase por completo no fim do Século XX. Em 2002, CD já dominava 72% do mercado mundial. É um disco ótico digital de armazenamento de dados. O formato foi originalmente desenvolvido com o propósito de armazenar e tocar apenas músicas, mas posteriormente foi adaptado para o armazenamento de dados (CD-ROM). O primeiro reprodutor de CD de áudio comercialmente disponível, o Sony CDP-101, foi lançado em outubro de 1982 no Japão. O primeiro compact discs comercial foi produzido em 17 de agosto de 1982. Foi o álbum The Visitors do ABBA em 1981.

Cover

 

Versão cover, ou cover, é uma regravação de uma canção previamente gravada. Existem as chamadas bandas covers, que além de tocarem as músicas, usam roupas e se apresentam da mesma forma que o original. Um cover ao vivo, a lei de direitos autoriais aconselha a menção ao nome do compositor/artista original no momento da execução. Quando gravado em estúdio, é necessária a autorização do compositor e parte das vendas do título é destinado ao seu autor. Existem grupos que gravam álbuns inteiros de covers, só com interpretações de canções de outras pessoas, como o álbum, Acid eaters dos Ramones de 1993, que é composto por canções de bandas como Rolling Stones, The Who, The Byrds, entre outras.

Download Festival

 

É um festival de rock britânico, que acontece anualmente no Donington Park, em Leicestershire na Inglaterra desde 2003. Ele é um dos dois eventos principais e mais populares de rock e Heavy metal do verão britânico. O festival foi concebido como uma continuação dos festivais Monsters of Rock que aconteceram no circuito de Donington Park entre 1980 e 1996. O primeiro festival foi criado por Stuart Galbraith e co-agendado por Andy Copping em 2003 no mesmo localização. O Download era inicialmente um evento de dois dias, expandindo para três dias em 2005. O nome Download foi escolhido para o festival por dois motivos. Baixar era uma palavra suja na indústria da música na época, devido ao compartilhamento de arquivos, e o rock é visto como um gênero musical rebelde. Os ingressos do festival de 2003 traziam um código, que permitia aos frequentadores baixar faixas de bandas que haviam tocado. Embora essa ideia tenha sido abandonada nos anos subsequentes, os organizadores do festival criaram uma comunidade online por meio dos Fóruns do Download Festival. O festival começou no campo interno do circuito de Donington Park, assim como o Monsters of Rock. Em 2009, a arena se mudou para um local muito mais adequado ao sul do circuito e tem permanecido lá todos os anos desde então. De 2009 a 2019 e retornando em 2021, houve transmissão de rádio no local da Rock Radio 87.7FM

EP

 

Extended play (EP) é uma gravação em disco de vinil ou CD que é longa demais para ser considerada um single e muito curta para ser classificada como álbum musical. Normalmente, possui de 4 a 6 faixas, posicionando-se como um intermediário entre um single e um álbum. Alguns artistas preferem chamar o EP de miniálbum para dar um significado maior ao seu trabalho, em vez de ser classificado apenas como mais um aditivo em sua discografia. Alice in Chains foi a primeira banda a ter um EP número um na parada de Billboard, com o seu EP,  Jar of Flies , foi lançado em 25 de janeiro de 1994. 

Glastonbury Festival

 

O Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts é um festival de cinco dias de artes performáticas contemporâneas que acontece no sudoeste da Inglaterra em Worthy Farm entre os pequenos vilarejos de Pilton e Pylle em Somerset, seis milhas a leste de Glastonbury, com vista para o Glastonbury Tor no Vale de Avalon. Além da música contemporânea, o festival oferece dança, comédia, teatro, circo, cabaré e outras artes. A maioria dos funcionários são voluntários, ajudando o festival a arrecadar milhões de libras para organizações de caridade. Considerado um grande evento da cultura britânica, o festival é inspirado na contracultura hippie e nos movimentos de festivais livres. Michael Eavis foi o anfitrião do primeiro festival, então chamado de Pilton Festival, depois de assistir a um show do Led Zeppelin ao ar livre no Bath Festival of Blues and Progressive Music de 1970. O festival foi realizado intermitentemente de 1970 a 1981. Desde então, ele tem acontecido na maioria dos anos, exceto nos anos de pousio que é permitir que a terra se recupere e armazene matéria orgânica enquanto retém a umidade, em intervalos de cinco anos, com o objetivo de dar um descanso à terra, à população local e aos organizadores. 2018 foi um ano de pousio e o festival a seguir ocorreu de 26 a 30 de junho de 2019. Os festivais de 2020 e 2021 foram cancelados por causa da pandemia COVID-19.

 

Grammy​ Awards

Originalmente chamado de Gramophone Award, ou apenas Grammy, é um prêmio apresentado pela Recording Academy dos EUA para reconhecer as realizações na indústria da música. O nome da premiação veio dos troféus que cada premiado recebe, uma pequena estatueta de um gramofone. O Grammy é considerado um dos quatro maiores prêmios anuais do entretenimento americano. A National Academy of Recording Arts and Sciences, ou somente NARAS, é a única associação a homenagear tanto o âmbito de conquista artística, como também a proficiência técnica e a excelência na indústria musical, sem se importar com as vendas de álbuns ou os resultados nas paradas de sucesso. O Grammy teve sua origem no projeto Calçada da Fama de Hollywood. A primeira cerimônia do Grammy Awards foi realizada em 4 de maio de 1959, para homenagear as realizações musicais dos artistas no ano de 1958, com 28 Grammys premiados. Em 1971, Pierre Cossette comprou os direitos televisivos para transmitir a cerimônia e organizou a primeira emissão ao vivo. Com o objetivo de segregar a música latina, foi criado em 2000 o Latin Grammy Awards.

Guitarra rítmica

Ou guitarra base, é a forma usualmente utilizada para referir o acompanhamento rítmico e harmônico de um vocalista. Se a bateria fornece o esqueleto rítmico da música, a base oferece a estrutura harmônica da música. Tal elemento é extremamente essencial à composição. O termo esteve muito em voga até meados dos anos 1990 nas bandas de rock. Naquela época, ainda era comum que, numa banda tivesse um guitarrista encarregado da harmonia e outro dos solos. Na atualidade, a distinção entre guitarra base e guitarra solo perdeu grande parte de seu sentido original no rock, havendo somente guitarristas. Entretanto, no heavy metal, ainda é comum a presença de um guitarrista base e de um guitarrista solo.

Hollywood Rock

Foi um festival musical idealizado pela empresa de tabacos Souza Cruz. A primeira edição do Hollywood Rock, não oficial, ocorreu no Estádio de General Severiano, em 1975, e foi organizada por Nelson Motta. O festival contou apenas com artistas brasileiros. A primeira edição oficial do Hollywood Rock ocorreu em janeiro de 1988. Os locais escolhidos para as apresentações eram o Estádio do Morumbi em São Paulo e o da Praça da Apoteose no Rio de Janeiro. Logo depois, os anos que ocorreram o festival foram 1990, 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996. A edição de 1995 trouxe os Roling Stones para o Brasil pela primeira vez. O festival não aconteceu em 1989 e em 1991, devido ao Rock in Rio 2 que acontece ao mesmo tempo no Rio de Janeiro. A Lei Ordinária nº 9.294, aprovada em 1996, proíbe propaganda de produtos fumígeros em eventos culturais. Desde então o festival não pôde mais ser realizado. 

Indie

 

O termo inglês indie é a abreviação no diminutivo de independent e se aplica na Indústria cultural, de artes e nas apresentações ao vivo aos músicos, produtores e artistas que não possuem contratos de publicação e distribuição com grandes empresas e lançam os seus projetos independentemente. Indie também pode se referir a um estilo musical de popularidade restrita, mas que, com o advento da internet, tenha ganhado mais popularidade. O termo entrou em uso no início da década de 1980, quando muitos músicos e produtores atuaram independentemente para entrar na indústria comercial, designando um gênero musical geralmente associado ao punk rock, rock e pop, com origem no Reino Unido e crescimento nos Estados Unidos.

Isle of Wight Festival

 

O Festival da Ilha de Wight foi o primeiro grande festival musical no calendário de verão do Reino Unido a cada ano, situada na costa sul da Inglaterra. O evento começou com uma série de Festivais entre 1968 e 1970, amplamente reconhecido como o equivalente ao Festival de Woodstock da Europa. Foi realizado originalmente entre 1968 e 1970. A edição de 1970 foi a mais famosa dos primeiros festivais desse estilo, onde teve cinco dias de apresentações, com um público de 600.000 pessoas, O evento foi realizada entre os dias 26 e 31 de agosto. Os organizadores perceberam que o festival não iria dar lucro e declararam que ele fosse um festival gratuíto, embora a maioria do público tivesse pago com antecedência. Os fracassos comerciais do festival asseguraram que fosse o último evento desse tipo na Ilha de Wight por trinta e dois anos. Depois desse ano, o evento foi retomado somente em 2002 no Seaclose Park, um local de recreação nos arredores de Newport. Tem sido realizado anualmente desde então.

Live Aid

Foi um concerto de rock realizado em 13 de julho de 1985. O evento foi organizado por Bob Geldof Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia. Os concertos foram realizados no Wembley Stadium em Londres e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia. Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de TV de todos os tempos. O concerto foi concebido como a continuação de outro projeto de Geldof e Ure, o bem-sucedido single "Do They Know It's Christmas?", gravado por uma conjunção de músicos britânicos e irlandeses sob o nome Band Aid.

Lollapalooza

É um festival de música que acontece anualmente. Concebido e criado em 1991 pelo cantor do Jane's Addiction, Perry Farrell, como uma turnê de despedida para a sua banda, o Lollapalooza aconteceu anualmente até o ano de 1997 e foi revivido em 2003, percorrendo a América do Norte. Em 2004, os organizadores do festival decidiram ampliar a permanência do festival para dois dias por cidade, mas a fraca venda de ingressos forçou o cancelamento da turnê de 2004. Em 2005, uma parceria com uma empresa reformulou o festival para o seu formato atual, como um evento fixo em Grant Park, Chicago, Illinois. Em 2011, ocorreu a estreia do Lollapalooza no exterior, sediado em Santiago, no Chile. E em 2012, aconteceu a primeira versão brasileira do evento, que foi sediada no Jockey Club, em São Paulo. O primeiro Festival Lollapalooza na Europa foi sediado na capital alemã, em Berlim em setembro de 2015.

LP

 

Long Play, conhecido simplesmente como disco de vinil, surgiu no ano de 1948 para a reprodução musical, que usa um material plástico chamado vinil, normalmente feito de PVC, usualmente de cor preta, que registra informações de áudio, que podem ser reproduzidas através de um toca-discos. O disco de vinil possui microssulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico. Este sinal elétrico é posteriormente amplificado e transformado em música. A poeira é um dos piores inimigos do vinil, pois funciona como um abrasivo, a danificar tanto o disco como a agulha.

Monterey Pop Festival

 

Oficialmente, Monterey International Pop Music Festival, aconteceu de 16 a 18 de junho de 1967 na Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips do The Mamas & the Papas e o publicitário Derek Taylor. Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada à instituições de caridade. Monterey foi a primeira apresentação nos EUA de Jimi Hendrix que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney e do The Who, sendo também a estréia ao vivo de Janis Joplin e Otis Redding, que morreria tragicamente alguns meses depois. Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo.

Músicos de sessão

 

São intérpretes vocais e instrumentais disponíveis para trabalhar para outros músicos em concertos ou sessões de gravação. Normalmente não são integrantes permanentes de uma banda, e costumam não desfrutar da fama alcançada por estes. O termo aplica-se não só àqueles que trabalham com estilos contemporâneos como rock, jazz, country e pop, mas também com música clássica. A versatilidade é uma das características mais importantes de um músico de sessão, pois espera-se que ele seja capaz de se apresentar em diversos ambientes e estilos. Entre outras características necessárias estão a facilidade de aprendizado e leitura à primeira vista.

Newport Folk Festival

 

É um festival de música popular americana anual  realizado  em Newport, Rhode Island, que começou em julho de 1959. Fundado por George Wein, fundador do Festival de Jazz de Newport, e dono da Storyville, um clube de jazz localizada em Boston, MA. O festival voltou em 1960 e foi ampliado para incluir três noites. em 25 de julho de 1965, Bob Dylan foi vaiado por alguns fãs quando tocou no festival com a sua banda de apoio, a The Paul Butterfield Blues Band que usaram guitarras elétricas na apresentação. Foi a primeira vez que Dylan cantou "Like a Rolling Stone" em público.

N.W.O.B.H.M. 

 

Abreviação de New Wave of British Heavy Metal, foi um movimento musical da Inglaterra, que surgiu entre os anos 1970 e 1980. Apesar do nome, se espalhou pela Europa e pelo mundo. Começou no final da década de 70, quando bandas clássicas e já consagradas de metal como Deep PurpleLed Zeppelin e Black Sabbath começam a ser eclipsadas no cenário musical pelo movimento punk. Com o New Pop e a Disco Music surge um movimento único de bandas que buscam resgatar o heavy metal, incluindo as particularidades do estilo. A Nova Onda Do Heavy Metal Britânico reviveu o heavy metal ao final dos anos 70 e início dos 80. A Nova Onda Do Heavy Metal Britânico retirou o blues da primeira geração do metal, adicionando peso e velocidade.

Reading e Leeds

 

Os dois festivais anuais de música acontecem nas cidades Reading e Leeds, na Inglaterra. O Reading Festival, o mais antigo dos dois, é o festival de música popular mais antigo do mundo ainda em existência. Ele foi originalmente conhecido como National Jazz Festival, que foi idealizado por Harold Pendleton, fundador do Marquee Club em Londres em 1958, e realizado pela primeira vez no Richmond Athletic Ground em 1961. Em 1969, o jazz havia desaparecido totalmente da formação. O festival se moveu entre várias cidades de Londres e Locais de Home Counties, sendo realizados no Windsor Racecourse, Kempton Park, Sunbury e Plumpton, antes de chegar a sua residência permanente em Reading em 1971, onde a formação do festival se tornou principalmente composta de rock progressivo, blues e hard rock, e incorporou o punk rock e new wave no final da década de 1970, embora o festival gradualmente se tornasse conhecido por focar em bandas de heavy metal e rock. Mais recentemente, o hip hop tem constituído uma proporção crescente da programação. O Reading Festival é realizado na Little John's Farm, na Richfield Avenue, no centro de Reading, perto de Caversham Bridge. O evento em Leeds é realizado em Bramham Park, perto de Wetherby, no terreno de uma casa histórica. Os festivais são administrados pelo Festival Republic, que foi alienado do Mean Fiddler Music Group. De 1998 a 2007, os festivais eram conhecidos como Carling Weekend: Reading e Carling Weekend: Leeds para fins promocionais. Em novembro de 2007, o título patrocinado foi abolido após nove anos e o Reading Festival recuperou seu nome original.

Roadie

 

Do inglês, road, estrada, mais a terminação diminutiva ie, seria o estradinha num neologismo popular. São os técnicos ou pessoal de apoio que viajam com uma banda em turnê, geralmente em ônibus leito, e lidar com cada parte das produções de shows, exceto realmente executar a música com os músicos. Seu apelido originou-se da sua função principal que era estar sempre nas estradas, durante as grandes turnês de músicos, que viajam grandes distâncias em caravanas de ônibus leito. Atualmente, os roadies são indispensáveis em concertos e turnês e são quem executam toda parte de pré-produção de um show, preparando inclusive o palco para o concerto. O termo roadie não é usado somente na indústria musical, mas também com as trupes teatrais, ou qualquer outro evento que envolva uma produção artística e com equipamentos.

 

Rock and Roll Hall of Fame

 

Rock and Roll Hall of Fame and Museum é um museu e uma instituição em Cleveland, Ohio, Estados Unidos, dedicado, como o nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas, produtores e outras pessoas que tiveram grande impacto na indústria do rock e do pop. A fundação foi criada no dia 20 de abril de 1983 por Ahmet Ertegun, fundador e presidente da Atlantic Records. Depois de uma longa busca pela cidade certa, Cleveland foi escolhido em 1986 como o lar permanente do Hall of Fame. Desde 1986, vários artistas, não apenas do rock, mas de toda a música jovem em geral, são incluídos no Salão da Fama em uma cerimônia anual na cidade de Nova York. O primeiro grupo de indicados, agraciados em 23 de janeiro de 1986. Atualmente, o principal critério para a inclusão de uma banda ou artista é que seu primeiro álbum tenha sido lançado pelo menos há 25 anos. O arquiteto IM Pei projetou o novo museu, e ele foi inaugurado em 1 de setembro de 1995.

Rock in Rio

 

O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, realizado pela primeira vez em 1985. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome. Tornou-se um evento de repercussão em nível mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do Brasil, realizado em Lisboa, Portugal. Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 20 edições, oito no Brasil, 8 em Portugal, 3 na Espanha e 1 nos EUA. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid. A história do festival está contada no livro Rock in Rio - A História do Maior Festival de Música do Mundo - Globo Livros, lançado pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro em 2011. Em maio de 2015, ocorreu a primeira edição do Rock in Rio nos EUA, em Las Vegas. A última edição do festival aconteceu em 2019 no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A nona edição do festival será realizada no Rio de Janeiro nos dias 02, 03, 04, e 08, 09, 10, 11 de setembro de 2022.

Rock Werchter

 

Rock Werchter é um festival anual de música realizado na vila de Werchter, perto de Leuven, na Bélgica, desde 1976 e é um festival de rock de grande porte. Os festivais de 2003, 2005, 2006, 2007, 2012 e 2014 receberam o prêmio Arthur de melhor festival do mundo na International Live Music Conference (ILMC). O festival começou em 1974 como um evento de um dia com apresentações de Banzai e Kandahar, mas ao longo dos anos evoluiu para se tornar um dos maiores festivais de música da Bélgica. Originalmente era um festival duplo, com duas áreas de festival em locais diferentes na Bélgica, uma na cidade de Werchter e outra em Torhout. Em 1999, o festival abandonou o site Torhout e desde então tem acontecido apenas em Werchter. Desde 2003, o Werchter é um festival de 4 dias, já que foi vendido pelo proprietário Herman Schueremans aos organizadores americanos Live Nation. Schueremans, entretanto, continua sendo o principal organizador do evento. O festival é organizado no primeiro fim de semana das férias de verão na Bélgica (último fim de semana de junho ou primeiro de julho).

Rolling Stone

 

É uma revista mensal baseada nos Estados Unidos dedicada à música, política, e cultura popular. Fundada em 1967, na cidade de São Francisco, Califórnia, pelo editor e publicador Jann Wenner e pelo crítico musical Ralph J. Gleason. Na edição da revista com o título, 50º aniversário do Rock, em 2004, a Rolling Stone começou a publicar uma série de listas de "melhores de todos os tempos" para reconhecer realizações históricas no campo de Música. Os 100 melhores guitarristas de todos os tempos e os 500 melhores álbuns de todos os tempos apareceram em 2003, seguidos pelos 50 momentos que mudaram a história do Rock & Roll e 500 melhores canções de todos os tempos em 2004. A revista também publicou: "Os imortais da Rolling Stone" e a lista de "100 melhores artistas do nosso tempo".

Royalty

 

É um termo da língua inglesa derivado da palavra "royal" originária de uma convenção que trata daquilo que pertence ao Rei, embora entenda-se relativo às coisas do rei, monarca ou nobre inventor. A tradução literal de royalty para a língua portuguesa é regalia. O plural do termo é royalties, sendo ligado, como do original inglês ao Direito autoral, de conformidade com a legislação vigente no país, sendo o royalty, protegido dessa forma pelo Estado, para não ser Pirateada. Na antiguidade, royalties eram os valores pagos por terceiros ao rei ou nobre, como compensação pela extração de recursos naturais existentes em suas terras. Na atualidade, royalty é o termo utilizado para designar a importância paga ao detentor ou proprietário ou um território, recurso natural, produto, marca, patente de produto, processo de produção, ou obra original, pelos direitos de exploração, uso, distribuição ou comercialização do referido produto ou tecnologia. 

SWU Music & Arts Festival

 

Acrônimo de Starts With You, foi um festival de música e sustentabilidade realizado no interior de São Paulo e idealizado pelo publicitário Eduardo Fischer. Reuniu artistas de diversos gêneros e estilos nas suas duas edições, realizadas em 2010 e 2011. O evento visava abordar vários assuntos. Além da música e da arte, a sustentabilidade foi um dos assuntos principais a ser tratado no SWU. Toneladas de lixo produzidos no festival foram coletados e reciclados, em vários latões, além das campanhas de preservação do meio ambiente e o Fórum da Sustentabilidade, com artistas apoiadores da causa, e pessoas de importância do meio. A edição de 2011 teve uma uma amostra de curtas e animações ao ar livre, patrocinada pela EcoVision. Entre os dias 9, 10 e 11 de outubro, em Itu, São Paulo, ocorreu a primeira edição do festival, com mais de 70 atrações passaram pelos 2 palcos principais, Água/Ar e palco OI Novo Som, que contou com bandas do cenário independente e nomes da música brasileira e internacional, além dos astros da música eletrônica que se apresentaram no Heineken Greenspace. A segunda edição do festival aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de novembro em Paulínia, São Paulo, e contou, ainda, com mais de 70 atrações de diversos gêneros do Rock, Pop, Hip Hop e muito mais.

Single

Música de trabalho e música de divulgação. São termos para se referir a uma canção considerada viável comercialmente o suficiente pelo artista e pela companhia gravadora para ser lançada individualmente, mas é comum que também apareça num álbum. A expressão é originada dos Estados Unidos. Atualmente, com a era digital, é comum o single ser lançado não mais somente como um álbum físico, mas também em diversos outros formatos, ou apenas no formato digital em lojas virtuais de música, como a iTunes Store.

Sziget Festival

Após o fim da era comunista em 1989, o cenário dos festivais de verão antes animados em Budapeste enfrentou uma crise devido a uma perda repentina de financiamento governamental. Um grupo de artistas e entusiastas do rock propôs o evento Sziget como uma forma de preencher essa lacuna. O festival teve início em 1993, originalmente chamado de Diáksziget (Ilha dos Estudantes). Este primeiro evento foi organizado por fãs de música nas horas vagas e ultrapassou o orçamento, demorando até 1997 para pagar as perdas. O segundo evento, ocorrido em 1994, denominado Eurowoodstock, foi encabeçado por vários artistas do festival original de Woodstock Festival. De 1996 a 2001, foi patrocinado pela Pepsi e renomeado Pepsi Sziget. Chama-se Sziget Fesztivál (Festival da Ilha) desde 2002. O Festival Sziget é um dos maiores festivais de música e cultura da Europa. É realizada todo mês de agosto no norte de Budapeste, na Hungria, em Óbudai-sziget (Antiga Ilha de Buda), uma ilha frondosa no Danúbio. Em 2011, o Sziget foi classificado como um dos 5 melhores festivais da Europa pelo The Independent, e foi vencedor duas vezes do European Festivals Awards na categoria Best Major European Festival, em 2011 e 2014.

Turnê 

 

Ou digressão é uma série de apresentações ao vivo de um artista ou banda ou de um grupo de artistas e companhias teatrais em diferentes lugares e locais de apresentação, no exterior ou no interior de um país, divulgando o seu trabalho. O termo também é usado em eventos esportivos disputados regularmente, como, entre outros, na competição ciclística Tour de France. A Use Your Illusion Tour foi uma turnê da banda Guns N' Roses, que ocorreu de 20 de janeiro de 1991 a 17 de julho de 1993. Foi a mais longa turnê da banda e uma das turnês mais longas da história do rock, composta de 192 shows em 27 países.

UK Official Chart Company

The Official Albums Chart é uma lista de álbuns classificados por vendas físicas e digitais e a partir de março de 2015, streaming de áudio no Reino Unido. Foi publicado pela primeira vez em 22 de julho de 1956 e é compilado todas as semanas pela Official Charts Company (OCC). É transmitido na BBC Radio 1 (Top 5) e encontrado no site OCC como um Top 100 ou no UKChartsPlus como um Top 200. A partir de 2021, o OCC ainda rastreia apenas quantos álbuns no Top 75 do Reino Unido e quantas semanas no Top 75 de álbuns cada artista alcançou. Para se qualificar para a Tabela de Álbuns Oficiais, o álbum deve ter a duração e o preço corretos. Deve ter mais de três faixas ou 20 minutos de duração e não ser classificado como um álbum econômico.

A UK Singles Chart, atualmente denominada Official Singles Chart, com a seção superior mais comumente conhecida como Official UK Top 40 é compilada pela Official Charts Company (OCC), em nome da indústria fonográfica britânica, listando as principais venda de singles no Reino Unido, com base em vendas físicas, downloads pagos e streaming. The Official Chart, transmitido pela BBC Radio 1 e MTV (Official UK Top 40), é a medida oficial da indústria musical do Reino Unido para a popularidade de singles e álbuns porque é o painel de pesquisa mais abrangente de seu tipo, hoje pesquisando mais de 15.000 varejistas e serviços digital diários, capturando 99,9% de todos os singles consumidos na Grã-Bretanha durante a semana e mais de 98% dos álbuns.

 

Vans Warped Tour

A Warped Tour foi criada em 1995 por Kevin Lyman e Ray Woodbury, presidente da RK Diversified Entertainment, em produção com a curta Warp Magazine and Creative Artists Agency.  A turnê começou em 21 de junho no Idaho Center em Boise, Idaho, e terminou no dia 18 de agosto em Detroit. Foi uma turnê itinerante de rock que percorreu os EUA, incluindo três ou quatro paradas no Canadá. Foi o maior festival de música itinerante dos EUA e é a turnê mais antiga de festival de música na América do Norte. Na primeira Warped Tour, o fabricante de sapatos de skate Vans se tornou o principal patrocinador da turnê começando com a segunda turnê em 1996, quando ficou conhecido como The Vans Warped Tour. Embora a Vans continuasse a ser o patrocinador principal e emprestasse seu nome ao festival, outros patrocinadores também participaram com palcos ou outros aspectos do festival às vezes recebendo seus nomes. O festival começou como um eclético festival de rock alternativo, mas em 1996 começou a se concentrar na música punk rock, e incluiu atos de diversos gêneros ao longo dos anos. A Vans Warped Tour fez uma turnê pela Austrália em 1998-2002 e novamente em 2013. Em novembro de 2019, espalharam-se rumores de que Chris Fronzak planejava trazer de volta a Warped Tour após a aposentadoria de Lyman. Em 4 de outubro de 2020, Fronzak confirmou que ainda pretende se envolver no retorno da Warped Tour, mas por razões legais ela não pode voltar por três anos ou mais.

Wacken Open Air 

 

É um festival de heavy metal que acontece no verão ao ar livre. Ele ocorre anualmente na pequena vila de Wacken, em Schleswig-Holstein, norte da Alemanha. A edição de 2011 atraiu cerca de 86 mil pessoas, além de fãs de Black Metal, Death Metal, Power metal, Thrash Metal, Symph Metal, Folk metal e até mesmo Metalcore, New Metal e Hard Rock. A primeira edição do festival aconteceu em 1990 e envolveu apenas bandas relativamente desconhecidas alemãs. Atualmente a lista das bandas costuma ser formado principalmente por conjuntos da Escandinávia e da Europa em geral, mas bandas brasileiras, australianas e americanas, dentre outras, também já estiveram presentes. Pela primeira vez desde o seu surgimento, o festival Wacken Open Air sofreu um cancelamento, no ano de 2020, de modo que foi adiado para o ano seguinte, 2021, num primeiro momento, devido à pandemia de COVID-19.

Woodstock Music & Art Fair

Foi um festival de música realizado de 15 a 18 de agosto de 1969, na fazenda leiteira de Max Yasgur em Bethel, Nova York, a 65 km a sudoeste da cidade de Woodstock. O festival foi iniciado pelos esforços de Michael Lang, Artie Kornfeld, Joel Rosenman e John P. Roberts. Roberts e Rosenman financiaram o projeto. Lang tinha alguma experiência como promotor, tendo co-organizado o Miami Pop Festival na Costa Leste no ano anterior. Anunciado como uma Exposição Aquariana: 3 dias de Paz e Música e, alternativamente, conhecido como Festival de Rock de Woodstock, com um público de mais de 450.000, e com 32 atos realizados ao ar livre, apesar da chuva esporádica. O festival tornou-se amplamente considerado um momento crucial na história da música popular, bem como um evento decisivo para a geração da contracultura. O significado do evento foi reforçado por um documentário de 1970, com um álbum de trilha sonora de acompanhamento; e uma canção escrita por Joni Mitchell que se tornou um grande sucesso para Crosby, Stills, Nash & Young e Matthews Southern Comfort. O festival foi extremamente pacífico devido ao número de pessoas e às condições envolvidas, embora houvesse duas mortes registradas, uma por uso de insulina e outra causada quando um trator atropelou alguém dormindo em um campo de feno próximo. Também foram registrados dois nascimentos no evento, um em um carro preso no trânsito e outro em um hospital após um transporte aéreo de helicóptero. Jimi Hendrix foi o último a se apresentar no festival e subiu ao palco às 8h30 da manhã de segunda-feira devido a atrasos causados ​​pela chuva.