Dusty Springfield Son of a Preacher Man.
Dusty Springfield


Mary Isobel Catherine Bernadette O'Brien nasceu em Londres no dia 16 de abril de 1939. Springfield frequentou a St Anne's Convent School, em Northfields, uma escola tradicional só para meninas. Ela recebeu o apelido de Dusty por jogar futebol com meninos na rua, e foi descrita como uma moleca. Aos 12 anos, ela gravou a si mesma interpretando a canção "When the Midnight Choo-Choo Leaves for Alabam" em uma loja de discos em Ealing. Depois de deixar a escola, ela cantou com seu irmão mais velho Tom Springfield em clubes folclóricos locais. Em 1957, a dupla trabalhou em campos de férias. No ano seguinte, ela respondeu a um anúncio no The Stage para se juntar às The Lana Sisters. Ela mudou seu nome para Shan para se tornar uma das Sisters. Em 1960, Springfield deixou as Lana Sisters e formou um trio folk-pop, The Springfields, com TomReshad Feild. Com a intenção de fazer um álbum americano, o grupo viajou para Nashville, Tennessee. Nova York influenciou sua mudança de folk e country para pop enraizada no rhythm and blues. Ela deixou a banda após seu último show em outubro de 1963. Ela lançou seu primeiro single solo, "I Only Want to Be with You", em novembro de 1963. Em janeiro de 1964, o single alcançou o quarto lugar na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum solo, A Girl Called Dusty, foi lançado em 17 de abril de 1964, com covers de suas canções favoritas. O álbum alcançou o sexto lugar na UK Albums Chart. Em 1965, Springfield alcançou o Top 40 do Reino Unido com três singles de sucesso.

 

O seu segundo álbum, Ev'rything's Coming Up Dusty, lançado em 8 de outubro de 1965. De 28 a 30 de janeiro de 1965, Springfield participou do Festival da Canção Italiana em San Remo. A  canção "Tu che ne sai?" foi lançada em março de 1966 e alcançou o número 1 na UK Singles Chart. De meados da década de 1960 em diante, Springfield usou o pseudônimo Gladys Thong ao gravar backing vocals para outros artistas. Sua carreira artística foi limitada ao circuito de turismo do Reino Unido em clubes, hotéis e cabarés masculinos. O seu quinto álbum, Dusty in Memphis, falhou nas paradas no Reino Unido e, alcançou a posição 99 na Billboard 200. O primeiro single do álbum, "Son of a Preacher Man", se tornou um sucesso internacional, alcançando o nono lugar na UK Singles Chart e a posição 10 no Billboard Hot 100. No início da década de 1970, Dusty Springfield era uma grande estrela, embora suas vendas de discos estivessem em declínio. O seu oitavo álbum, Cameo, foi lançado em fevereiro de 1973, com vendas fracas. Em 1973, Springfield gravou a música tema da série de TV The Six Million Dollar Man, que foi usada em dois de seus episódios. O seu segundo álbum pela ABC Dunhill recebeu o título provisório de Elements e foi agendado para lançamento no final de 1974 como Longing. No entanto, as sessões de gravação foram abandonadas. Em 1974, Springfield suspendeu sua carreira musical solo para viver reclusa nos EUA e evitar o escrutínio dos tablóides britânicos pela sua vida bissexuais.

 

No início de 1979, Springfield tocou em clubes na cidade de Nova York. Em 3 de dezembro de 1979, ela realizou um concerto beneficente para uma casa cheia no Royal Albert Hall, na presença da Princesa MargaretSpringfield cantou com Pet Shop Boys em 1987, "What Have I Done to Deserve This?". O single alcançou o segundo lugar na na UK Singles Chart e na Billboard Hot 100. O seu álbum, Reputation, foi lançado em 1990, e foi o seu terceiro álbum de estúdio no Top 20 na UK Albums Chart. Sua última apresentação ao vivo foi no especial de Natal com Michael Ball em dezembro de 1995. Em janeiro de 1994, durante a gravação de seu penúltimo álbum, A Very Fine Love, em Nashville, Tennessee, Springfield começou a se sentir mal. Quando ela voltou para a Inglaterra alguns meses depois, seus médicos a diagnosticaram com câncer de mama. Ela recebeu meses de quimioterapia e radioterapia, e o câncer estava em remissão. Em 1995, aparentemente com boa saúde, ela começou a promover o álbum, que foi lançado naquele ano. Em meados de 1996, o câncer havia retornado e, apesar dos tratamentos vigorosos, Dusty Springfield morreu em Henley-on-Thames, Oxfordshire, em 2 de março de 1999, aos 59 anos. Sua inclusão no Rock and Roll Hall of Fame ocorreu duas semanas após sua morte. Em 2001, Dusty recebeu o Grammy Hall of Fame