elton.jpg
Elton John

Reginald Kenneth Dwight nasceu em Londres, 25 de março de 1947, é um pianista, cantor, compositor e produtor. Em 1967 estabeleceu parceria com o letrista Bernie Taupin, com o qual lançou grande parte de sua obra musical, mantendo-se a parceria até os dias de hoje. Seu nome artístico advém de dois integrantes da Bluesology, sua antiga banda, , do saxofonista Elton Dean e Long John Baldry, o líder da banda. O seu primeiro álbum, Empty Sky, foi lançado em 1969 na Inglaterra. Na época do lançamento ele tinha apenas 22 anos. O álbum contém o single "Skyline Pigeon". O seu segundo álbum, Elton John, foi lançado em 10 de abril de 1970 pela DJM Records. Muitos americanos presumiram que era o seu primeiro álbum, já que Empty Sky, só foi lançado naquele país em 1975. No mesmo ano, o álbum foi indicado ao Grammy Awards na categoria de Álbum do Ano. O single "Your Song", alcançou o Top 10 no Reino Unido e nos EUA, sendo o seu primeiro single de sucesso. O seu terceiro álbum, Tumbleweed Connection, foi lançado em 30 de outubro de 1970 no Reino Unido e em janeiro de 1971 nos EUA. O álbum alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. O seu sexto álbum, Don't Shoot Me I'm Only the Piano Player, foi lançado em janeiro de 1973. A canção "Crocodile Rock" rendeu a John seu primeiro single número 1 na Billboard Hot 100.

 

O álbum alcançou o topo no Reino Unido e nos EUA. O seu sétimo álbum, Goodbye Yellow Brick Road, foi lançado pela primeira vez em 5 de outubro de 1973 como um LP duplo. O álbum também alcançou o topo no Reino Unido e nos EUA. O seu décimo oitavo álbum, Breaking Hearts, foi lançado em 18 de junho de 1984, e alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart. O seu vigésimo segundo álbum, Sleeping with the Past, foi lançado em 29 de agosto de 1989. Em 1994, Elton ganhou o Oscar de melhor canção original por "Can You Feel the Love Tonight" da trilha sonora do filme O Rei Leão. No mesmo ano, ele foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. A sua primeira apresentação no Brasil, foi durante a turnê do álbum Made in England, em 1995, quando se apresentou tanto em São Paulo 23 de novembro, no Estádio do Ibirapuera, quanto no Rio de Janeiro 25 de novembro, no Estádio do Flamengo. Em 1997, a Rainha Elizabeth II o nomeou Cavaleiro do Império Britânico, recebendo o título de Sir. A rainha concedeu o título, em agradecimento ao apoio emocional que Elton prestou à família real. Em 2004, a revista Rolling Stone o classificou em quadragésimo nono lugar em sua lista dos cem músicos mais influentes da era do rock and roll. Em 2007, Elton John comemorou o seu aniversário de 60 anos realizando o seu sexagésimo show no Madison Square Garden, em Nova York.

 

O discurso de abertura do espetáculo foi feito pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. Em 2008, ele foi escolhido pela Billboard como o cantor solo de maior sucesso da história. No dia 23 de setembro de 2011, Elton John se apresentou na abertura do Rock in Rio IV. O seu vigésimo nono álbum, The Diving Board, foi lançado em 16 de setembro de 2013. O álbum ficou em terceiro lugar na UK Albums Chart, e alcançou o quarto lugar na Billboard 200. O seu trigésimo segundo álbum de estúdio, Wonderful Crazy Night, foi lançado em 5 de fevereiro de 2016. Em 24 de janeiro de 2018, foi anunciado que John estava se aposentando das turnês com uma turnê de despedida de três anos. O primeiro show aconteceu em Allentown, Pensilvânia, no dia 8 de setembro de 2018. Consistindo em mais de 300 shows em todo o mundo, a turnê deve terminar na Nova Zelândia em janeiro de 2023. Um filme biográfico sobre a vida de Elton John desde sua infância até os anos 1980, Rocketman, dirigido por Dexter Fletcher e foi lançado em maio de 2019. A canção escrita para o filme, "(I'm Gonna) Love Me Again" ganhou o Oscar de Melhor Canção Original pela segunda vez. Em junho de 2019, John foi agraciado com o maior prêmio civil da França, a Legion d'honneur, pelo Presidente Emmanuel Macron durante uma cerimônia no Palácio do Eliseu em Paris.