elvis.jpg
Elvis Presley

Elvis Aaron Presley, nasceu em Tupelo, no estado do Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935. Foi um músico e ator norte-americano. A sua família frequentou a igreja Assembléia de Deus, onde ele encontrou sua inspiração musical inicial. Com dez anos, ele participou do concurso, realizado no Mississippi, o Alabama Fair and Dairy Show no dia 3 de outubro de 1945, foi sua primeira apresentação pública. Ele se lembra de ter ficado em quinto lugar. Alguns meses depois, Presley recebeu sua primeira guitarra em seu aniversário. Em 18 de julho de 1953, Presley foi pela primeira vez ao Memphis Recording Service da Sun Record Company, e pagou US $ 3,98 para gravar o primeiro de dois acetatos demo de dupla face, "My Happiness" e "That's When Your Heartaches Begin". Presley supostamente deu o acetato para sua mãe como um presente de aniversário. Em 20 de abril de 1954, Elvis começou a trabalhar na Crown Electric por US $ 1,00 a hora. Ele entregava suprimentos, e permaneceu na Crown até meados de outubro de 1954, após ter gravado seu primeiro disco no Sun Studio, e se tornar oficialmente um artista autônomo. Ele foi ao estúdio Sun, e Phillips pediu a Presley para cantar tantas canções quanto ele soubesse. Em 5 de julho de 1954, o trio se reuniu nos estúdios da Sun para ensaiar e gravar um punhado de canções. Estava prestes a terminar o ensaio, quando Presley pegou seu violão e cantou "That's All Right" de Arthur Crudup's de 1946. O disc jockey Dewey Phillips tocou a versão "That's All Right" de Presley em seu programa Red, Hot e Blue. Os ouvintes começaram a telefonar, ansiosos para descobrir quem era o cantor. Presley formou um trio e se apresentou publicamente pela primeira vez em 17 de julho no Bon Air club. Bob Neal se tornou o empresário do trio.

 

Presley fez a sua primeira aparição na TV na KSLA-TV de Louisiana Hayride, que contratou Presley por um ano de aparições nas noites de sábado. Em janeiro de 1955, Neal assinou um contrato formal de gestão e apresentou o Coronel Tom Parker. Parker e Phillips fecharam um acordo com a RCA Victor em 21 de novembro. Presley, aos 20 anos, ainda era menor de idade, então seu pai assinou o contrato. O contrato de Neal foi rescindido e, em 2 de março, Parker se tornou o empresário de Presley. O seu primeiro álbum, Elvis Presley, foi lançado em 23 de março de 1956, e se tornou o primeiro álbum de rock and roll a chegar ao topo da parada da Billboard 200, posição que ocupou por 10 semanas. O single "Heartbreak Hotel" se tornou o seu primeiro hit pop número 1 na Billboard Hot 100. Presley assinou um contrato de sete anos com a Paramount Pictures para atuar em filmes. O seu primeiro filme, Love Me Tender, foi lançado em 21 de novembro. Ocorrem várias censuras em torno de suas apresentações na TV, onde ele foi filmado da cintura para cima, uma em 1956 no programa The Steve Allen Show e outra no programa The Ed Sullivan Show na sua terceira e última aparição no dia 6 de janeiro de 1957. No mesmo ano, Elvis se apresentou no Canadá, os seus únicos shows fora dos EUA. Presley, com 22 anos, comprou uma mansão de 18 quartos em Graceland. Em 24 de março de 1958, Presley foi convocado para o Exército. No início de agosto, sua mãe foi diagnosticada com hepatite, e morreu de insuficiência cardíaca aos 46 anos. Presley retornou aos EUA no dia 2 de março de 1960 e foi dispensado do Exército. O seu quarto álbum, Elvis Is Back!, Foi lançado em 8 de abril de 1960, alcançando o segundo lugar na Billboard 200. O seu nono álbum, How Great Thou Art, no estilo gospel, foi lançado em 1967, e ganhou o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Sagrada.

 

No mesmo ano, Presley se tornou o primeiro cantor de rock and roll a receber o Grammy Lifetime Achievement. O seu décimo sétimo álbum, He Touched Me, no estilo gospel, lançado em 1 de abril de 1972, renderia a ele o seu segundo Grammy Awards de Melhor Performance Sagrada. O seu álbum ao vivo, Elvis: As Recorded at Madison Square Garden, foi lançado em 18 de junho de 1972, e se tornou um dos seus álbuns mais vendidos. Em outubro de 1973, sua saúde estava em declínio grave. Duas vezes durante o ano, ele teve uma overdose de barbitúricos, passando três dias em coma em sua suíte de hotel após o primeiro incidente. No final de 1973, ele foi hospitalizado. O seu álbum ao vivo, Elvis Recorded Live on Stage em Memphis, foi lançado em 7 de julho de 1974, que deu a Presley o seu terceiro e último Grammy Awards. Extremamente acima do peso, sua mente entorpecida pela farmacopia que ingeria diariamente, ele mal conseguia se controlar. Em 31 de março, Presley não conseguiu se apresentar no Baton Rouge, incapaz de se levantar da cama do hotel, um total de quatro shows teve que ser cancelado e remarcado. O último single da sua carreira, "Way Down", foi lançado em 6 de junho. Seu último show foi realizado em Indianápolis, no Market Square Arena, no dia 26 de junho. Na noite de terça-feira, 16 de agosto de 1977, Presley estava programado para voar para fora de Memphis para começar outra turnê. Naquela tarde, Ginger Alden o encontrou no chão de um banheiro. As tentativas de reanimá-lo falharam, e sua morte foi oficialmente pronunciada no dia seguinte às 15h30 no Baptist Memorial HospitalElvis Presley foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 1986. Em 1987, o Prêmio de Mérito do American Music Awards foi dado em sua memória.