Elvis Presley

Elvis Aaron Presley, nasceu em Tupelo, no estado do Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935, foi um famoso músico e ator norte-americano. No ano de 1953 e posteriormente em 1954, Elvis grava algumas canções de forma experimental, na Sun Records. Mas foi efetivamente em julho de 1954 que Elvis iniciou sua carreira profissional. No dia 5 de julho de 1954, considerado o "marco zero" do rock, Elvis ensaiava algumas canções, até que, em um momento de descontração, de forma improvisada, começou a cantar "That's All Right" de Arthur Crudup, provocando em Sam Phillips, o seu produtor, um grande entusiasmo. Surgia, então, o rockabilly, uma das primeiras formas do rock'n and roll. depois cantou "Blue Moon of Kentucky", um tema bluegrass. Ambas comporiam seu primeiro disco, um "compacto simples". 


Ocorrem várias censuras em torno de suas apresentações na TV, fato comprovado pelas apresentações onde ele foi filmado da cintura para cima, uma em 1956 no programa The Steve Allen Show e outra em 1957 no programa The Ed Sullivan Show. Os filmes Love Me Tender, Loving You, Jailhouse Rock e King Creole foram um grande sucesso de público. Em 1957, Elvis se apresentou no Canadá, os seus únicos shows fora dos Estados Unidos. Em 1971, Elvis recebe o Grammy Lifetime Achievement Award, pelo conjunto da obra. Em fevereiro de 1972, o fim de seu casamento. Em janeiro de 1973, ele pede o divórcio definitivo. 

 

Apesar de estar mergulhado em problemas pessoais e de saúde, mas no auge como artista, em 14 de janeiro de 1973, Elvis Presley realizou o primeiro show via satélite do mundo, transmitido, ao vivo, para muitos países. Apesar do aumento dos problemas pessoais e uma crescente piora em sua saúde com o visível aumento de peso. O ano de 1974, especialmente em alguns espetáculos em Las Vegas, onde Elvis inovou em seu repertório, bem como em seus trajes. No dia 26 de junho de 1977 Elvis fez seu último show, em Indianapolis. A morte de Elvis Aaron Presley no dia de 16 de agosto de 1977, causada por colapso fulminante associado a disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo. Elvis foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame.

 Rockdigital