Finis Africae
Foi uma banda de Punk Rock brasileira. A banda foi formada em Brasília, em 1984 por Rodrigo Leitão nos vocais, Alexandre Saffi na guitarra, Neto Pavanelli no baixo e Ronaldo Pereira na bateria. O nome da banda foi inspirado pela leitura do livro O Nome da Rosa, do escritor italiano Umberto Eco, que dava ao principal mistério de sua saga o nome de Finis Africae. Depois de alguns ensaios e três apresentações, o guitarrista José Flores, o Virgem, se juntou ao quarteto. No ano seguinte, com shows no Rio de Janeiro e em São Paulo e com as músicas, “Ética”, “Van Gogh” e “Pânico” bem executadas nas rádios Estácio e Fluminense FM, no Rio de Janeiro, e 89 FM, em São Paulo, a banda participou do álbum de coletânea, Rumores, lançada em 1984 pelo selo Sebo do Disco. O vocalista Eduardo de Moraes entrou no Finis Africae para substituir Rodrigo Leitão em 1985. O seu primeiro EP, Finis Africae, foi lançado em 1986.
A canção "Armadilha", fez parte da trilha sonora do filme Anjos da Noite, do diretor Wilson Barros. A pedido de Renato Russo, da Legião Urbana, a EMI Records contratou o Finis Africae. O seu primeiro álbum, Finis Africae, foi lançado em 1987. Nesse mesmo ano, a banda excursionou pelo Brasil, e participou dos programas de TV, do Bolinha, Chacrinha, Raul Gil, Fantástico, e outros. A canção “Armadilha” foi uma das 40 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras. Em 1988, Neto e José Flores saíram da banda, e foram substituídos pelo baixista Roberto Medeiros, pelo tecladista Mac Gregor e pelo guitarrista César Nine. Com essa formação, a banda se apresentou até 1990. A banda se dissolveu em 1989 e voltou à cena uma década depois, em 1999. De 1999 a 2002, a banda realizou mais de 70 shows com o projeto Anos 80 Rock Brasil. O CD Maxi-single, Finis Africae, foi lançado em 2000 pela Groove Records, com remixagens de sucessos da banda.
O seu primeiro álbum ao vivo, Finis Africae ao Vivo em Brasília, foi lançado em abril de 2002, e foi gravado durante uma apresentação no Lago Sul. Logo depois, a banda encerrou suas atividades. Em abril de 2005, a convite da produtora GRV, organizadora da Feira de Música Independente, os integrantes das duas primeiras formações se reuniram para um show histórico, em comemoração aos 20 anos de lançamento da coletânea Rumores, na Sala Martins Penna do Teatro Nacional, em Brasília, e foi transmitida ao vivo pelas rádios Cultura FM e Nacional FM, dentro da programação da FMI. No dia 3 de janeiro de 2020, foi lançado o single "Santa Júlia”, o primeiro trabalho inédito da banda desde o álbum de 1987. Nesse período, a formação do Finis Africae conta com o vocalista Eduardo de Moraes, os guitarristas Cesar Nine e Nelson Milese, o baterista Robson Riva, e o baixista Tony Miranda.