top of page
focus.jpg
Focus - Hocus Pocus
00:00 / 00:25
Focus

É uma banda holandesa de Rock Progressivo. A banda foi formada em meados de 1969, em Amsterdã, pelo tecladista, vocalista e flautista Thijs Van Leer, que recrutou o baixista Martijn Dresden e o baterista Hans Cleuver. Os três formaram a banda Thijs Van Leer and the Rebaptised. Em novembro de 1969, durante os ensaios no teatro, eles foram acompanhados pelo guitarrista Jan Akkerman da banda Brainbox. Na primeira sessão de teste da nova banda foi decidido pelo nome Focus, que é uma palavra latina, que significa concentração. O seu primeiro show ao vivo como Focus ocorreu no Bird's Club, em Rembrandtplein. O Focus foi escolhido para tocar como banda de apoio para a produção holandesa do musical Hair. Depois que a produção holandesa do musical Hair encerrou sua temporada em junho de 1970, o Focus recusou uma oferta para fazer uma turnê do musical pela Holanda por 1 ano e meio e se tornar uma banda em tempo integral. Eles haviam conseguido mais shows e datas locais em todo o país nessa época, e fizeram seus primeiros shows internacionais na Bélgica e na Espanha. Em 1970, a banda entrou em contato com Hubert Terheggen, diretor da Radio-Tele-Music Belgium-Holland, que gostou da música deles e os contratou. O seu primeiro álbum de estúdio, Focus Plays Focus, foi lançado em setembro de 1970 pela Imperial Records. Foi o único álbum gravado pela formação original, composta pelo organista e vocalista Thijs van Leer, o baixista Martijn Dresden, o baterista Hans Cleuver e o guitarrista Jan Akkerman. O álbum foi renomeado como, In and Out of Focus, para o relançamento internacional em 1971, que incluiu o seu primeiro single  "House of the King". O álbum teve um lançamento americano em outubro pela Sire RecordsNo final de 1970, Akkerman ficou descontente com Cleuver e Dresden, e apresentou um ultimato a Van Leer ameaçando sair a menos que ele demita os dois.

 

Van Leer se recusou e disse a Akkerman para sair, o que aumentou a tensão entre eles. A situação chegou a Terheggen, que pediu a Yde de Jong para se tornar o empresário do Focus, e após 6 semanas, Van Leer concordou em demitir Cleuver e Dresden. A nova formação com Akkerman, Pierre Van der Linden e o baixista Cyril Havermans, tocou no segundo álbum solo de Akkerman. O seu segundo álbum, Moving Waves, foi lançado em outubro de 1971, e alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. Seu sucesso foi ajudado pelo lançamento de "Hocus Pocus" como single, que alcançou a posição 20 na UK Singles Chart. Havermans saiu da banda em setembro de 1971, e foi substituído pelo baixista em Bert RuiterNo final de 1970, conheceram o produtor Mike Vernon, que ajudou a promover a banda pelo mundo. A expansão começou na Inglaterra em 1972, mesmo ano do lançamento do álbum, Focus 3, foi lançado em novembro de 1972, como um álbum duplo, que continha o hit "Sylvia". O single se tornou o maior sucesso internacional da banda, alcançando a quarta posição na UK Singles ChartEm maio de 1973 a banda fez uma grande apresentação no Rainbow Theatre em Londres, o que resultou no seu primeiro álbum ao vivo, Live at the Rainbow, que foi lançado em outubro de 1973. Logo após, Pierre van der Linden deixou a banda e foi substituído por Collin Allen. O seu quarto álbum, Hamburger Concerto, foi lançado em 1974. O seu quinto álbum, Mother Focus, foi lançado em 1975, e é o álbum mais comercial da banda. Durante as gravações do álbum, Allen deixou a banda, sendo substituído por Devid KemperEm 1976, após a finalização do álbum, Jan Akkerman também deixou a banda e o guitarrista Phillip Catherine foi contratado no seu lugar. 

 

Depois que Van Leer assinou um contrato com a EMI Records em abril de 1976 para gravar um novo álbum do Focus, e não começou até o final de 1977, quando a banda enfrentou uma possível ação legal se não lançasse algo. Na busca por um vocalista adequado, de Jong, contratou PJ Proby. Após o lançamento do seu sexto álbum, Focus con Proby, que foi lançado em fevereiro de 1978. Após alguns shows na Holanda, que terminaram com um show em Terneuzen em agosto de 1978 com o baterista Richard James, Van Leer anúncio o fim do Focus em 1978. Em 1985, houve uma reunião temporária da banda, consistindo em Jan Akkerman e Thijs Van Leer, com as participações de Tato Gomez, Ruud Jacobs, Ustad Zamir Ahmad Khan e Sergio Castillo. A reunião também resultou no lançamento do seu sétimo álbum, Focus, no mesmo ano, que não alcançou sucesso comercial. Em 2001, Thys van Leer reformulou a banda com músicos de uma banda de tributo ao Focus, incluindo o guitarrista Jan Dumée, o baixista Bobby Jacobs e o baterista Bert Smaak. Realizaram uma turnê pelo mundo, se apresentando para grandes públicos, e logo em seguida gravaram o seu oitavo álbum Focus 8, que foi lançado em 2005, e que marca o retorno da banda ao estilo progressivo. Em outubro de 2004, Bert Smaak deixou a banda, e Pierre van der Linden reassumiu sua posição na bateria da banda. Em maio de 2006, Jan Dumée deixou a banda, entrando em seu lugar o guitarrista Niels van der Steenhoven. O seu nono álbum, Focus 9/New Skin, foi lançado em 2006. No início de 2011, Steenhoven comunicou seu desligamento, sendo substituído pelo guitarrista Menno Gootjes. A banda saiu em turnê comemorativa de 40 anos de lançamento do álbum Moving Waves. A turnê passou pelo Brasil em março de 2012.

bottom of page