Focus

É uma banda holandesa de rock progressivo. A banda surgiu em 1969 pelo organista e flautista Thijs van Leer, pelo baixista Martin Dresden e pelo baterista Hans Cleuver. A ideia inicial era seguir o estilo da banda Traffic, o que não aconteceu devido a versão holandesa da peça musical Hair. O guitarrista Jan Akkerman foi contratado. Após a temporada do musical, a banda lançou o seu primeiro álbum de estúdio, In and Out of Focus, que foi lançado em janeiro de 1971 pela Imperial Records. Foi seu único álbum gravado com a primeira formação. Descontente com a falta de sucesso do primeiro álbum, Jan Akkerman deixou a banda para formar outra banda com o baterista Pierre van der Linden e o baixista Cyril Havermans. Eles convidaram  Thijs para participar da banda, que recebeu o nome Focus. O quarteto gravou o álbum, Moving Waves, lançado no mesmo ano. O álbum se tornou popular nos Estados Unidos, com a canção "Hocus Pocus" alcançando a posição número 9 na Billboard Hot 100, e alcançou a segunda posição na UK Albums Chart.


No final de 1970, conheceram o produtor Mike Vernon, que ajudou a promover a banda pelo mundo. A expansão começou na Inglaterra em 1972, mesmo ano do lançamento do álbum, Focus 3, um álbum duplo que continha o hit "Sylvia". Nesse álbum Bert Ruiter tomou o lugar de Cyril Havermans. Em maio de 1973 a banda fez uma grande apresentação no Rainbow Theatre em Londres, o que resultou no álbum ao vivo, Live at the Rainbow. Logo após, Pierre van der Linden deixou a banda após desentendimento com Ruiter sobre a direção da banda, sendo substituído por Collin Allen. A banda gravou o seu quarto álbum, Hamburger Concerto, que foi lançado em 1974. Um retorno ao estilo erudito., ele alcançou a posição 20 nas paradas britânicas. O seu quinto álbum, Mother Focus, foi lançado em 1975, e é o álbum mais comercial da banda. Durante as gravações do álbum, Allen deixou a banda, sendo substituído pelo estadunidense Devid Kemper. Em 1976, após a finalização do álbum, Jan Akkerman também deixou a banda, iniciando o fim gradual da banda até o anúncio do fim em 1978.


Em 1985, houve uma reunião temporária da banda, consistindo em Jan Akkerman e Thijs Van Leer, com as participações de Tato Gomez, Ruud Jacobs, Ustad Zamir Ahmad Khan e Sergio Castillo. A reunião também resultou no lançamento do álbum, Focus, que não alcançou sucesso comercial. Em 2001, Thys van Leer reformulou a banda com músicos de uma banda de tributo ao Focus, incluindo o guitarrista Jan Dumée, o baixista Bobby Jacobs e o baterista Bert Smaak. Realizaram uma turnê pelo mundo, se apresentando para grandes públicos, e logo em seguida gravaram o álbum Focus 8, lançado em 2005, que marca o retorno da banda ao estilo progressivo. Em outubro de 2004, Bert Smaak deixou a banda, e Pierre van der Linden reassumiu sua posição na bateria da banda. Em maio de 2006, Jan Dumée deixou a banda, entrando em seu lugar o guitarrista Niels van der Steenhoven. Com ele, gravaram o álbum, Focus 9/New Skin, lançado em 2006. No início de 2011, Niels van der Steenhoven comunicou seu desligamento da banda, sendo substituído pelo guitarrista Menno Gootjes. A banda saiu em turnê comemorativa de 40 anos de lançamento do álbum Moving Waves. Esta turnê passou pelo Brasil em Março de 2012, em cidades como Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras.

 Rockdigital