

Focus
É uma banda holandesa de Rock Progressivo. A banda foi formada em meados de 1969, em Amsterdã, pelo tecladista, vocalista e flautista Thijs Van Leer, que recrutou o baixista Martijn Dresden e o baterista Hans Cleuver. O trio formou a banda Thijs Van Leer and the Rebaptised, e foram acompanhados pelo guitarrista Jan Akkerman da banda Brainbox. Na primeira sessão, a banda foi nomeada de Focus, que é uma palavra latina, que significa concentração. O seu primeiro show ao vivo como Focus ocorreu no Bird's Club, em Rembrandtplein. O Focus foi escolhido para tocar como banda de apoio para a produção holandesa do musical Hair. No final da temporada em junho de 1970, o Focus optou por se tornar uma banda em tempo integral. Eles haviam conseguido mais shows e datas locais em todo o país nessa época, e fizeram seus primeiros shows internacionais na Bélgica e na Espanha. Em 1970, a banda entrou em contato com Hubert Terheggen, diretor da Radio-Tele-Music Belgium-Holland, que gostou da música deles e os contratou. O seu primeiro álbum de estúdio, Focus Plays Focus, foi lançado em setembro de 1970 pela Imperial Records. Foi o único álbum gravado pela formação original, composta por Thijs van Leer, Martijn Dresden, Hans Cleuver e Jan Akkerman. O álbum foi renomeado como, In and Out of Focus, para o relançamento internacional em 1971, que incluiu o seu primeiro single "House of the King". Terheggen pediu a Yde de Jong para se tornar o empresário do Focus, e após 6 semanas, Van Leer concordou em demitir Cleuver e Dresden, e contratou Pierre Van der Linden e Cyril Havermans.
O seu segundo álbum, Moving Waves, foi lançado em outubro de 1971, e alcançou a segunda posição na UK Albums Chart. Seu sucesso foi ajudado pelo lançamento da canção "Hocus Pocus" como single, que alcançou a posição 20 na UK Singles Chart. Havermans saiu da banda em setembro de 1971, e foi substituído pelo baixista Bert Ruiter. No final de 1970, conheceram o produtor Mike Vernon, que ajudou a promover a banda pelo mundo, começando pela Inglaterra. O seu terceiro álbum, Focus 3, foi lançado em novembro de 1972, como um álbum duplo, com o seu hit "Sylvia", que se tornou o maior sucesso internacional da banda, alcançando a quarta posição na UK Singles Chart. Em maio de 1973 a banda fez uma grande apresentação no Rainbow Theatre em Londres, o que resultou no seu primeiro álbum ao vivo, Live at the Rainbow, que foi lançado em outubro de 1973. Logo após, Pierre van der Linden deixou a banda e foi substituído por Collin Allen. O seu quarto álbum, Hamburger Concerto, foi lançado em 1974. O seu quinto álbum, Mother Focus, foi lançado em 1975, e foi o álbum mais comercial da banda. Allen deixou a banda, e foi substituído por Devid Kemper. Em 1976, Jan Akkerman deixou a banda e o guitarrista Phillip Catherine foi o seu substituto. Depois que Van Leer assinou um contrato com a EMI Records em abril de 1976, e contratou PJ Proby como o seu novo vocalista. O seu sexto álbum, Focus con Proby, foi lançado em fevereiro de 1978.
Durante um show em Terneuzen, na Holanda, em agosto de 1978, o baterista Richard James, Van Leer anunciou o fim do Focus em 1978. Em 1985, houve uma reunião temporária da banda, consistindo em Jan Akkerman e Thijs Van Leer, com as participações de Tato Gomez, Ruud Jacobs, Ustad Zamir Ahmad Khan e Sergio Castillo. O seu sétimo álbum, Focus, foi lançado em 1985, que não alcançou sucesso comercial. Em 2001, Thys van Leer reformulou a banda com músicos de uma banda de tributo ao Focus, incluindo o guitarrista Jan Dumée, o baixista Bobby Jacobs e o baterista Bert Smaak. Realizaram uma turnê pelo mundo, se apresentando para grandes públicos. O seu oitavo álbum Focus 8, foi lançado em 2005, e que marca o retorno da banda ao estilo progressivo. Em outubro de 2004, Bert Smaak deixou a banda, e Pierre van der Linden reassumiu sua posição na bateria da banda. Em maio de 2006, Jan Dumée deixou a banda, entrando em seu lugar o guitarrista Niels van der Steenhoven. O seu nono álbum, Focus 9/New Skin, foi lançado em 2006. No início de 2011, Steenhoven comunicou seu desligamento, sendo substituído pelo guitarrista Menno Gootjes. A banda saiu em turnê comemorativa de 40 anos de lançamento do álbum Moving Waves. A turnê passou pelo Brasil em março de 2012. O seu décimo quarto álbum, Focus 11, foi lançado em novembro de 2018 pela In and Out of Focus Records. Foi o primeiro álbum com o baixista Udo Pannekeet, que substituiu Bobby Jacobs em 2016. O ex-baixista Bert Ruiter faleceu no dia 22 de março de 2022, aos 75 anos. O seu décimo quinto álbum, Focus 12, foi lançado em 5 de julho de 2024.