Foreigner
É uma banda anglo-americana de Rock. Após o fim da banda Leslie West Band em 1976, o inglês Mick Jones ficou na cidade de Nova York, e o empresário da West, Bud Prager, encorajou Jones a continuar compondo e ensaiar uma banda própria. Jones se juntou ao tecladista Al Greenwood, o baixista Ed Gagliardi, o guitarrista Ian McDonald e o baterista Dennis Elliott. Após a separação da banda Black Sheep, o seu vocalista Lou Gramm completou o novo sexteto. O nome Trigger foi provisoriamente acordado e foi o nome que apareceu na fita demo da banda. Como o nome Trigger já estava em uso, Jones mudou para Foreigner pelo fato de que, não importava em que país estivessem, 3 seriam estrangeiros, porque ele, McDonald e Elliott eram ingleses, enquanto Gramm, Greenwood e Gagliardi eram americanos. A banda assinou um contrato de gravação com a Atlantic Records. Em novembro de 1976, Bud Prager assinou como empresário da banda. O seu primeiro álbum, Foreigner, foi lançada em março de 1977, permanecendo no Top 20 por 1 ano, alcançando a quarta posição na Billboard 200. A canção "Feels Like the First Time" alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100. O seu segundo álbum, Double Vision, foi lançado em junho de 1978, alcançando a terceira posição na Billboard 200. Foi o primeiro álbum da banda a entrar nas paradas do Reino Unido, alcançando a posição 32 na UK Albums Chart. A faixa-título "Double Vision" alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100. O baixista Ed Gagliardi foi substituído pelo inglês Rick Wills. Em setembro de 1980, Jones demitiu os cofundadores Al Greenwood e Ian McDonald. A banda agora estava reduzida a um quarteto, com músicos de sessão trazidos conforme necessário para gravar ou fazer turnês. O seu quarto álbum, 4, foi lançado em julho de 1981. O álbum se tornou o primeiro e único no topo na Billboard 200. O primeiro single, "Urgent" liderou a Billboard Album Rock Tracks.
O terceiro single "Waiting for a Girl Like You", alcançou a segunda posição na Billboard Hot 100, por um recorde de 10 semanas consecutivas. O seu primeiro álbum de compilação, Records, foi lançado em novembro de 1982, se tornou o álbum mais vendido da banda. O seu quinto álbum, Agent Provocateur, foi lançado em dezembro de 1984 e em 1985 deu a eles seu primeiro e único hit número 1 nos EUA e em vários outros países, "I Want to Know What Love Is", uma balada acompanhada por Jennifer Holliday e o New Jersey Mass Choir, que liderou as paradas nos EUA, e em diversos países. O seu sexto álbum, Inside Information, foi lançado em dezembro de 1987. Em 14 de maio de 1988, a banda foi a atração principal do show do 40º aniversário da Atlantic Records no Madison Square Garden. Lou Gramm decidiu deixar a banda em maio de 1990. Jones trouxe um novo vocalista, Johnny Edwards, que fez sua primeira aparição ao vivo no clube Stephen Talkhouse, em Long Island, no dia 15 de agosto. O seu sétimo álbum, Unusual Heat, foi lançado em junho de 1991. Em 14 de novembro de 1991, Elliott decidiu sair após um show no The Ritz em Nova York. Larry Aberman foi então recrutado como um substituto temporário até Mark Schulman chegar em 1992. Gramm retornou novamente ao Foreigner, trazendo consigo o baixista Bruce Turgon, para substituir o baixista Wills que havia saído após a turnê da banda em 1991. Em janeiro de 1995, Schulman saiu e Ron Wikso assumiu a função de baterista. Em 2001, o Warner Music Group selecionou os álbuns, Foreigner, e, 4, da banda, para estarem entre o primeiro grupo de álbuns de seu catálogo a serem remasterizados, aprimorados e lançados no novo formato de áudio DVD. Na turnê de 25º aniversário da banda em 2002, eles foram acompanhados pelo baterista Denny Carmassi. Gramm deixou a banda no início de 2003. Jones decidiu tirar um tempo antes de montar uma nova formação em 2004. Em 2005, Jason Bonham assumiu a bateria da banda.
No dia 10 de dezembro de 2007, em Londres, na Inglaterra, o Foreigner foi uma das bandas de abertura para o show de reunião do Led Zeppelin de uma noite em memória de Ahmet Ertegun, da Atlantic Records. No final de 2007, o tecladista Jeff Jacobs deixou o Foreigner após 16 anos e foi substituído, primeiro por Paul Mirkovich e depois por Michael Bluestein em 2008. Bonham também se separou do Foreigner. Bryan Head ocupou a bateria até o retorno de Brian Tichy. O seu nono álbum, Can't Slow Down, foi lançado em 29 de setembro de 2009. Foi o primeiro lançamento de estúdio da banda com a vocalista Kelly Hansen e o baixista Jeff Pilson. Em 4 de maio de 2010, foi anunciado que o substituto de Brian Tichy seria Jason Sutter. O tempo de Jason Sutter com a banda foi curto, pois ele saiu em 2011. Mark Schulman então retornou ao Foreigner como baterista. Em 2012, Chris Frazier se tornou o novo baterista do Foreigner. O baixista original Ed Gagliardi faleceu no dia 11 de maio de 2014, aos 62 anos, após uma batalha de 8 anos contra o câncer. Em 25 de novembro de 2016, em comemoração ao seu 40º aniversário, o Foreigner lançou o EP, The Flame Still Burns, pela Rhino Records. Em 9 de novembro de 2018, todos os membros originais sobreviventes do Foreigner subiram ao palco para tocar junto com a formação atual para um show no Microsoft Theater em Los Angeles. O membro fundador Ian McDonald faleceu de câncer de cólon em sua casa na cidade de Nova York no dia 9 de fevereiro de 2022, aos 75 anos. Em 14 de novembro de 2022, a banda anunciou que embarcaria em sua turnê de despedida que começou em 2023 e terminará em 2024. Semelhante a seus problemas de saúde anteriores em 2011 e 2012, Jones esteve ausente até agora durante a turnê de despedida do Foreigner, e anunciou em 2024, que a doença de Parkinson foi o motivo das suas ausências. Em 2024, o Foreigner foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame.