Foreigner

É uma banda de rock anglo-americana. Após o fim da Banda Leslie West, em 1976, o inglês Mick Jones estava em Nova York, onde o gerente, Bud Prager, encorajou Jones a continuar compondo e ensaiando com uma banda própria. Jones se reuniu com o tecladista Al Greenwood, Carter e Mike Hough, o baterista Stan Williams e o baixista de Louisiana, Jay Davis e começaram a tocar. Com a entrada do vocalista Lou Gramm e do baixista Ed Gagliardi, completou o novo sexteto. O nome Trigger, foi o nome provisório da banda e foi o nome da sua fita demo enviada as gravadoras. O engenheiro de som John Kalodner ouviu a fita e convenceu o presidente Jerry L. Greenberg da Atlantic Records que pelo menos uma das músicas da fita poderia ser um grande sucesso. Como o nome Trigger já tinha um registro, Jones veio com o nome Foreigner pelo fato de que não importa o país em que eles estivessem, três seriam estrangeiros. Em novembro de 1976, Bud Prager assinou como gerente do grupo. O seu primeiro álbum, Foreigner, foi lançado em março de 1977. O seu terceiro álbum, Head Games, foi lançado em setembro de 1979, com a canção "Dirty White Boy".

 

Nesse álbum, o baixista Ed Gagliardi foi substituído pelo inglês Rick Wills. Em setembro de 1980, os co-fundadores da banda Al Greenwood e Ian McDonald foram demitidos para que Jones tivesse mais controle sobre a banda. O seu quinto álbum, Agent Provocateur, foi lançado em Dezembro de 1984, a canção "I Want to Know What Love Is" ficou no topo das paradas em 1985 nos EUA, Reino Unido, Austrália e outros países. Gramm decidiu deixar o grupo em maio de 1990. Em Junho desse ano, Jones trouxe um novo vocalista, Johnny Edwards da banda Buster Brown. Em julho de 1991, o Foreigner tocou algumas datas pela Europa, em seguida, fez a sua estreia oficial nos EUA em 9 de Agosto tocando na segunda noite com Billy Joel no concerto beneficente em em Montauk, New York. Durante a turnê, Dennis Elliott decidiu deixar o grupo após o concerto no The Ritz em Nova York em 14 de novembro de 1991. Mark Schulman chegou em 1992 para os próximos três anos. Em 25 de Julho de 2004, em Santa Barbara, Califórnia, Jones apareceu num show beneficente para a distrofia muscular com uma nova versão do ForeignerA banda se juntou com o Def Leppard e com o Styx em uma turnê em 2007. Eles também excursionaram comemorando o trigésimo aniversário do lançamento do seu primeiro álbum.

 

O seu álbum de compilaçãoes, No End in Sight: The Very Best of Foreigner, em 15 de julho de 2008, com uma nova faixa de estúdio, "Too Late", que foi a sua primeira música nova desde o álbum de 1994. O seu nono álbum, Can't Slow Down, foi lançado em 29 de setembro de 2009. No início de 2010, o Foreigner se uniu com a banda Styx e o Kansas para o United in Rock Tour. Em 13 de Junho, 2013, Jones e Gramm foram oficialmente induzidos no Songwriters Hall of Fame. O baixista da formação original Ed Gagliardi morreu em 11 de maio de 2014, aos 62 anos, depois de uma batalha de oito anos com câncer. Jones perdeu inúmeras apresentações nos últimos anos, devido à saúde. Em Hartford, Connecticut em 24 de junho de 2015, o Foreigner começou uma turnê de verão abrindo os shows do Kid Rock. Em 25 de novembro de 2016, em comemoração ao seu 40º aniversário, o Foreigner lançou uma edição limitada do EP em vinil, The Flame Still Burns, pela Rhino Records. Em 20 de julho de 2017, no Jones Beach Theatre em Nova York, a atual formação do Foreigner se juntou a Lou Gramm, Ian McDonald e Al Greenwood para ajudar a comemorar o 40º aniversário da banda. Em 18 de março de 2021, Pilson anunciou que Thom Gimbel saiu da banda.