The Four Seasons

É uma banda americana de rock e pop. O primeiro lançamento comercial de Frankie Valli foi "My Mother's Eyes" ainda como Frankie Valley em 1953. No ano seguinte, ele e o guitarrista Tommy DeVito formaram o The Variatones, que entre 1954 e 1956 tocou e gravou sob uma variedade de nomes antes de escolher o nome de The Four Lovers. No mesmo ano, o grupo lançou seu primeiro single, "You're the Apple of My Eye", que alcançou a posição 62 na Billboard Hot 100 de singles, . Em 1958, Charles Calello substituiu Nick Massi no baixo. No final de 1959, Bob Gaudio foi adicionado ao Four Lovers nos teclados e guitarra, como substituto para o guitarrista Hank Majewski. No início do ano seguinte, Nick Massi voltou para substituir Calello. Em 1960, apesar das mudanças de pessoal, eles falharam num teste de audição no Condado de Union, New Jersey num boliche. O nome da pista de boliche era Four Seasons. Mais tarde, em um acordo de aperto de mão entre o tecladista Bob Gaudio e o vocalista Frankie Valli, a Four Seasons Association foi formada. O grupo assinaram como artistas para a produtora de Bob Crewe e lançaram seu primeiro single sob seu novo nome em 1961 "Bermuda" / "Spanish Lace" pela Gone Records. O single não apareceu nas paradas. Bob Gaudio escreveu a canção "Sherry". Crewe assinou um acordo entre sua empresa e a Vee-Jay Records para o seu lançamento. Eles foram os primeiros artistas brancos a assinarem com o selo. Em 1962, o grupo lançou seu álbum de estreia, Sherry & 11 Others, com o single "Sherry", que foi não só o seu primeiro hit, mas também a sua primeira canção número um.

 

O Four Seasons seguiu com vários sucessos nesse período, incluindo "Big Girls Do not Cry", seu segundo hit número um, "Walk Like a Man" seu terceiro número um, "Candy Girl", "Ain't That a Shame" e vários outros. Foi a primeira vez que uma banda de rock apareceu na Billboard singles charts com três entradas consecutivas de hits número um. Apesar do sucesso do grupo, a Vee-Jay Records estava em dificuldades financeiras. Uma disputa de royalties entre a Vee-Jay e o Four Seasons foi para o tribunal. Em janeiro de 1964, após vários álbuns bem-sucedidos, a banda deixou a Vee-Jay e se mudou para a Philips Records. Quando a Vee-Jay finalmente foi declarada falida em 1966, o catálogo do Four Seasons voltou para a banda para liquidar royalties não pagos, e as faixas foram reeditadas pela Philips. O single "Dawn (Go Away)" gravado pela Atlantic Records, foi rejeitado e o grupo assinou com a Philips Records, e pouco tempo depois, o single foi lançado naquele mês. Levou apenas quatro semanas para "Dawn (Go Away)" alcançar a posição 3 na Billboard Hot 100 em 29 de fevereiro de 1964. A popularidade do grupo se deteriorou à medida que o interesse público se movia para o rock mais pesado e música com letras mais socialmente conscientes. O grupo cancelou o contrato com a Philips Records pouco depois. O último single do The Four Seasons na Philips, “Patch of Blue”, em 1970, apresentava o nome do grupo como Frankie Valli & the Four Seasons. Depois de deixar a Philips, o grupo gravou um único single pela Warner Brothers na Inglaterra. O single "Sleeping Man" / "Whatever You Say" nunca foi lançado nos EUA. Após esse single, o grupo assinou contrato com a Motown.

 

O primeiro álbum, Chameleon, não conseguiu boas vendas depois que foi lançado pela subsidiária da Motown, MoWest Records, em 1972. No final de 1973 e início de 1974, o Four Seasons gravou oito canções para um segundo álbum e a Motown se recusou a liberar ao público. Mais tarde em 1974, a gravadora e a banda se separaram. O single "My Eyes Adored You" subiu para o Hot 100 no início de 1975, Valli e Gaudio conseguiram que o grupo assinasse com a Warner Bros. Records. Em fevereiro daquele ano, Valli teve seu primeiro hit solo  no verão de 1975, "Swearin 'to God" seguido de "My Eyes Adored You" no Hot 100. O álbum Who Loves You alcançou aposição 38 na Billboard 200 em 1976. O sucesso do álbum aumentou a popularidade do Four Seasons como um grupo de turnês, mas quando o álbum Helicon foi lançado pela Warner Bros. em 1977, o clima estava mudando novamente para o grupo e para Valli. O álbum rendeu apenas um single nos Estados Unidos, "Down the Hall", que coxeava para o Hot 100. Ao mesmo tempo, a série de sucessos solo de Valli tinha chegado ao fim quando se separou da Private Stock Records. Com exceção do single "Grease" de Valli em 1978, que atingiu o primeiro lugar, enquanto o filme de mesmo nome se tornou o musical de maior bilheteria na história cinematográfica. Em janeiro de 1981, a Warners lançou Frankie Valli & the Four Seasons Reunited Live. Produzido por Bob Gaudio, um álbum duplo de gravações ao vivo e duas gravações em estúdio. A última edição do Four Seasons, incluindo Valli, foi uma turnê norte-americana em 2007. 

 Rockdigital