gueto.JPG
GUETO

é uma banda brasileira de rock e hip hop. A banda surgiu em 1986 na zona norte da cidade de São Paulo, formada por Julio Cesar no vocal, Marcola no baixo e Márcio Hermes na guitarra e Edson X na bateria, sendo uma das primeiras bandas a misturar rock e hip hop no Brasil. A banda teve o seu primeiro registro fonográfico ao lado das bandas NAU, Vultos e 365 na coletânea, Não São Paulo II, lançada em 1987 pelo selo Baratos Afins. O seu primeiro álbum, Estação Primeira, foi lançado em 1987 pela Warner Music Brasil, sendo que as músicas “G.U.E.T.O”, “Borboleta Psicodélica” e “A Mesma Dor” foram destaque na programação das rádios e chamaram a atenção pela mistura de rock, samba, soul e rap.

 

Devido ao sucesso do álbum, a banda saiu em turnê. O seu segundo álbum, E Agora pra Dançar?, foi lançado em 1989 pela Warner Music Brasil e tendo como principal sucesso a faixa “Você sabe bem”. O tecladista Waldyr se Juntou a banda. Em 1993, o vocalista Julio Cesar saiu e foi substituído por Tom Neto. Outra mudança foi a grafia do nome da banda, que passou a ser Guetho. O seu terceiro álbum, Tremeterra, foi lançado em 1997. Em 1999 a banda se separou, e em 2004, eles fizeram um show no Sesc Ipiranga e uma apresentação numa festa particular no Centro Cultural Rio Verde.

 

Em 11 de abril de 2014, com a formação original, a banda fez seu primeiro show de retorno no Sesc Belenzinho. Também tocaram no Palco São João na Virada Cultural na cidade de Sâo Paulo no dia 18 de maio de 2014, e no dia 3 de dezembro de 2017 fizeram o show de 30 anos de lançamento do primeiro álbum no Estrella Galícia Estação Rio Verde, em Pinheiros, São Paulo, com a participações de André Abujramra, Thadeu Meneghini, Théo Werneck, Daniel Werneck e Hanz Zeh, dividindo o palco com a banda. O Gueto também se apresentou no Estúdio Showlivre, no Alto de Pinheiros, em São Paulo no dia 12 de setembro de 2017.