garotos.jpg
Garotos Podres

É uma banda brasileira de punk rock. A banda foi formada no final de 1982, na cidade de Mauá, em São Paulo com Mao no vocal, Mauro na guitarra e vocal, Sukata no baixo e vocal e Português na bateria. A primeira apresentação da banda foi em 1983 na cidade de Santo André num evento que reuniu vários grupos de vários estilos musicais em prol do Fundo de Greve dos Metalúrgicos do ABC. O seu primeiro álbum, Mais Podres do que Nunca, foi lançado em 1985 pela Rocker e no ano seguinte pelo selo Lup-Som. Estando em plena ditadura militar, era necessário enviar cópias das letras das músicas para o Departamento de Censura Federal. Do álbum, a música "Johnny" e “Vou Fazer Cocô” foram censuradas, sendo proibida a sua execução bem como as músicas, "Papai-Noel Filho da Puta" (Papai-Noel Velho Batuta) e "Maldita Polícia" (Maldita Preguiça) tiveram suas letras mudadas propositalmente pelos Garotos para burlar a censura. A partir daí a banda se popularizou, abrangendo não apenas a cena punk mas também o mais variado tipo de público, tornando-se a primeira banda punk do Brasil a ter suas músicas veiculadas na programação normal de algumas rádios. O seu segundo álbum, Pior que Antes, foi lançado em 1988 pela Continental, que teve a música "Batman" censurada, sendo proibida sua execução pelos meios de comunicação.

 

A música "Subúrbio Operário" foi incluída no curta metragem, Rota ABC do cineasta Francisco César Filho em 1990, onde a banda faz uma participação. O curta foi premiado no Festival de Cinema de Nova York e no Festival de Cinema de Brasília. O seu terceiro álbum, Canções para Ninar, foi lançado em 1993 pela Radical Records. Os Garotos passam a manter contatos com selos da Europa, principalmente Portugal e Alemanha, o que resultou no lançamento de vários trabalhos na Alemanha, França, Portugal e EUA. Em 1995, a banda realiza uma tour pela Europa junto com a banda portuguesa Mata-Ratos. O seu quarto álbum, Com a Corda Toda, foi lançado em 1997 pela Paradoxx Music, tendo a música "O Mundo não pára de Girar" uma das mais executadas na rádio rock 89 FM. O seu primeiro álbum ao vivo, Rock de Subúrbio – Live!, foi lançado em 1999. Editado e lançado inicialmente em Portugal em 1995, foi gravado num pequeno show em um bar, na cidade de Mauá em 1995. O seu segundo álbum ao vivo, Live in Rio, foi lançado em 2001, gravado no Ballroom em outubro de 2000 e editado pela própria banda. Novamente, em 2003, suas músicas servem de inspiração para o curta metragem Os Últimos Dias De Papai-Noel produzido pelo cineasta Eduardo Aguilar, que tem como tema a música “Papai-Noel Filho da Puta”, que foi exibido na Mostra do Audiovisual Paulista no mesmo ano. As música “Miseráveis Ovelhas” e “Liberdade (Onde esta“?)” também foram incluídas no curta.

 

O CD Tributo Garotos Podres – 20 anos de Podridão, é uma coletânea lançada em 2002 pelo selo independente Rotten Records em comemoração aos 20 anos da banda, onde 23 bandas de diferentes estilos e nacionalidades interpretam suas músicas. O seu quinto álbum, Garotozil de Podrezepam – 100mg, foi lançado em 2003. Um ano depois, fazem shows em Portugal e Espanha. Em julho de 2012, a banda se separa, por questões politicas e ideológicas. Mao e o guitarrista Cacá Saffiotti rompem com o baixista Sukata  e o baterista Leandro Ferreira. Mao registrou o nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), mas, como o processo de análise e aprovação da marca é lento, Sukata e Leandro rapidamente remontaram o Garotos Podres com outra formação, tendo o veterano Gildo Constantino como vocalista. Em 5 de julho de 2013, eles fazem sua primeira apresentação, no Hangar 110, em São Paulo, como show de abertura para CJ Ramone. Em 2014, essa formação encerra as suas atividades, apesar da briga judicial ainda seguir. A partir de 2016, Mao começa a retomar suas atividades nos Garotos Podres com Deedy na guitarrista, Uel no baixo e Tony Karpa na bateria. Em abril de 2018, eles lançaram o compacto no formato digital, Canções de Resistência (One RPM), com as canções "Grândola, Vila Morena" e "Aos Fuzilados da CSN", com os vídeos disponíveis na internet.