Gary Numan


Gary Anthony James Webb nasceu em Hammersmith, Reino Unido no dia 8 de março de 1958, é um cantor, compositor e músico britânico. Numan tocou em várias bandas. Seu pseudônimo inicial era Valerian. Mais tarde ele escolheu o nome "Numan" de um anúncio nas páginas amarelas de um encanador chamado A. Neumann. Numan ganhou destaque no final da década de 1970 na banda Tubeway Army que assinou contrato com a Beggars Banquet Records em 1978 e rapidamente lançou dois singles, "That's Too Bad" e "Bombers". A banda lançou o single "Are Electric Friends?" em maio de 1979. O single levou sete semanas antes de finalmente chegar ao topo das paradas no final de junho. O álbum Replicas com a banda atingiu o topo nas paradas. O seu primeiro álbum solo, The Pleasure Principle, foi lançado em 7 de setembro de 1979. O single "Cars" alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, o primeiro lugar no Canadá e a posição 9 nos EUA em 1980. Em 1980, ele chegou ao topo das paradas de álbuns pela terceira vez com o seu segundo álbum, Telekon, lançado em 5 de setembro de 1980, foi o último álbum de estúdio que Numan usou sintetizadores no lugar das guitarras. No entanto, a sua carreira tinha começado a experimentar um declínio gradual

 

O seu décimo álbum, Outland, foi lançado em 18 de março de 1991, outra decepção crítica e comercial e o seu segundo e último álbum de estúdio com a IRS Records, e reativou a Numa Records, sob o qual lançaria seus próximos dois álbuns. Em 1994, ele decidiu parar de tentar entrar no mercado pop e se concentrar em explorar temas mais pessoais, incluindo seu ateísmo vocal. O seu décimo segundo álbum, Sacrifice, foi lançado em 24 de outubro de 1994. Pela primeira vez ele tocou quase todos os instrumentos. Foi o último álbum que Numan fez antes de fechar a Numa Records permanentemente. Em 2002, Numan alcançou o sucesso nas paradas mais uma vez com o single "Rip", alcançando a posição 29 na UK Singles Chart e em 2003 com o single "Crazier", que alcançou a posição 13. Em 2004, Numan assumiu o controle de seus próprios negócios novamente, lançando o selo Mortal Records. O seu décimo quinto álbum, Jagged, foi lançado em 13 de março de 2006. Um show de lançamento do álbum ocorreu no The Forum, em Londres, no dia 18 de março, seguido pela turnê no Reino Unido, Europa e EUA em apoio ao lançamento.

 

A sua Pleasure Principle 30th Anniversary Tour começou no dia 17 de outubro de 2010, no Firestone Live em Orlando, Flórida. O seu décimo sexto álbum, Dead Son Rising, foi lançado em 16 de setembro de 2011 pela Mortal Records. O seu décimo sétimo álbum, Splinter (Songs from a Broken Mind), foi lançado em 14 de outubro de 2013. Alcançou o Top 20 do Reino Unido, seu primeiro álbum nessa posição depois de 30 anos. Numan realizou um show ao vivo com ingressos esgotados em Londres em novembro de 2014 no Hammersmith Apollo. O seu décimo oitavo álbum, Savage (Songs from a Broken World), foi lançado em 15 de setembro de 2017 e ficou em segundo lugar na UK Albums Chart. Em 24 de setembro de 2018, o ônibus de turismo de Numan atropelou e matou um homem idoso em Cleveland, Ohio, EUA. Numan estava programado para aparecer no Cleveland House of Blues naquela noite, mas cancelou o show. 

 

 Rockdigital