top of page
harppia.jpeg
Harppia - Salém (A Cidade Das Bruxas)
00:00 / 00:25
Harppia

É uma banda brasileira de Heavy Metal. A banda surgiu em 1982 em São Paulo com o nome de Via Láctea, e era formada por Jack Santiago, Hélcio Aguirra, Marcos Patriota, Ricardo Ravache e Zé Henrique. Em 1985, Tiberio Correa Neto, à convite de Ricardo, substitui Zé Henrique na bateria, trazendo experiência como produtor musical, artístico e empresário. O seu primeiro EP, A Ferro e Fogo, foi lançado em 1985, e a canção "Salém (A Cidade das Bruxas)" se tornou a mais conhecida da banda.  Fizeram várias apresentações na Praça do Rock na Aclimação. Nos anos seguintes, cada um dos integrantes resolvem tomar rumos diferentes, pois cada um queria mudar o estilo musical da banda. Apenas Tiberio permaneceu e continuou com o Harppia. Entre muitos testes e contatos, a banda foi reformulada com Percy Weiss, ex-Made in Brazil nos vocais, Flávio Gutok, ex-Aeroplano na guitarra, Cláudio Cruz no baixo e Xando Zuppo na guitarra. Devido a problemas particulares, meses antes da gravação, Xando se afasta da banda antes da gravação do seu primeiro álbum, e em seu lugar entra o guitarrista Filippo Lippo, ex-Made in Brazil

O seu primeiro álbum, 7, foi lançado em 1987, no formato LP, de forma independente, totalmente financiado pela banda. O Harppia foi a primeira banda a se apresentar em frente à loja Woodstock Music, de Walcir Chalas, no centro de São Paulo, em 1988, com participação especial de Daril Parisi na guitarra. No final de 1989, Percy e Lippo deixam a banda. Joari entra em seu lugar e a banda permanece apenas com um guitarrista, o Flávio. Neste período a banda manteve seu ritmo de shows e continuou compondo novas canções. As músicas estão registradas como demo e foi lançada junto com o CD oficial de mp3 da banda. Em 1990, o Harppia recebe da Rede Globo uma proposta de apresentarem um programa de Rock e também de tocarem na segunda edição do Rock in Rio. Depois de meses de ensaios exaustivos, por fim, acabou não acontecendo nem uma coisa nem outra, devido a problemas internos da produção do programa. Depois, cada integrante seguiu rumos diferente. Apenas Tiberio e Claudio permaneceram na banda. Em 1996, o guitarrista, Marcos Rizzato entra na banda, e retomam a produção de novas músicas, inicialmente como uma banda instrumental.

 

O dono da gravadora Megahard sugeriu que a banda colocasse letras em inglês para poder explorar o mercado internacional. Bonzo Ledesma responde ao anúncio de uma revista e entra para o Harppia como vocalista. Em apenas 15 dias, Bonzo teve que compor as letras e gravar as vozes para o seu terceiro álbum, Harppia's Flight, que foi lançado em 1996, com as faixas cantadas em inglês e também instrumentais. Em 2002, surge uma outra formação da banda Harppia com ex-membros da banda, passando a existir duas versões. Essa formação não chega a durar muito tempo e o Harppia oficial, liderada por Tiberio continua na estrada. Em 2008, o Harppia se apresentou na Virada Cultural de São Paulo. Foi um evento que reuniu quase todos os integrantes que gravaram os três álbuns da banda. O seu quarto álbum, 3.6.9. H.A.A.R.P., foi lançado em 2017, de forma independente, em CD e streaming. Atualmente, a banda apresenta sua formação com Tiberio na bateria, Aya Maki na guitarra, Wagner Montagner no baixo e Regis no vocal.

bottom of page