Hateen

É uma banda brasileira de hardcore melódico. A banda foi formada por Rodrigo Koala no vocal e guitarra, Cesinha Santisteban no baixo e Ricardo Japinha na bateria. A banda gravou a sua primeira fita demo Blind Youth, e seu álbum de estreia, Hydrophobia, em 1994. Em 1998 com a entrada do guitarrista Boris Fratogianni, lançaram o EP, Feeling Like Nick, e no final de 1999 gravam o segundo álbum, Dear Life, que foi lançado no início de 2000. Alguns meses após o lançamento do álbum, Fernando Sanches assume o baixo no lugar de Cezinha Santisteban. No natal de 2001, gravam a música "Teenage X-Mas Song" que foi incluída no CD de natal do Hangar 110, tradicional casa de shows de rock de São Paulo. Em 2002 lançaram o álbum ao vivo, More Live Than Dead, gravado no Hangar 110. O seu quarto álbum, Loved, foi lançado em janeiro de 2004. Em 2006, o Hateen parte para uma nova fase com composições em português e o lançamento do quinto álbum, Procedimentos de Emergência, que foi lançado em abril pela Arsenal Music.

 

O primeiro single, "1997", dominou as rádios de pop rock em todo o país e o videoclipe alcançou o topo do Top 20 Brasil da MTV Brasil, principal parada de videoclipes do país. O segundo single do álbum, "Quem Já Perdeu Um Sonho Aqui", música que fez a banda ganhar diversos prêmios como "Banda/Artista Revelação" do VMB 2006. Em 2007, sem Japinha e Fernando Sanches, a banda aceita o convite da MTV Brasil e participam do projeto MTV ao Vivo - 5 Bandas de Rock, ao lado das bandas Fresno, Moptop, Forfun e NX Zero. Deste projeto, a banda lançou a single, "Minha Melhor Invenção", música foi bem executada nas rádios e em emissoras musicais de todo o Brasil. Depois do sucesso "Não Existe Adeus", o guitarrista Fabrizio Martinelli anuncia deixar a banda, justo quando o Hateen estava prestes a entrar em estúdio. Com a saída de Fabrizio, Sonrisal assume como guitarrista e entra Karacol como novo baixista. A banda voltou a chamar a atenção na mídia com a participação de um chat no Portal R7, esclarecendo dúvidas sobre boatos da saída da banda da gravadora Arsenal Music.

 

Após o lançamento da versão demo de "Um Pouco Mais de Tempo", Karacol saiu da banda no final de 2010, e o baixista Leon Sérvulo entrou em seu lugar e em novembro de 2010 é oficializada a saída da banda da Arsenal Music, e a banda volta a trabalhar de maneira Independente. Após cinco anos sem lançar um álbum e depois da constante troca de integrantes, em agosto de 2011 se iniciaram as gravações do álbum, Obrigado Tempestade. Logo após o fim das gravações do álbum, o baterista Xim deixa a banda e é substituido por Japinha, também baterista do CPM 22, que volta a tocar no Hateen depois de cinco anos de ausência. No dia 8 de novembro de 2011 foi lançado o primeiro single "Obrigado Tempestade". O álbum foi lançado dia 11 de novembro de 2011. Em 2014, Japinha sai novamente da banda e entra o baterista Thiago Carvalho. Em junho de 2016 lançam o álbum, Não Vai Mais Ter Tristeza Aqui, em parceria com a Hearts Bleed Blue e distribuição da Deckdisc nas plataformas digitais. 

 Rockdigital